Almeida, Mariana Rodrigues deGalvão, Franklin Medeiros2025-05-152025-05-152024-12-27GALVÃO, Franklin Medeiros. Fatores que influenciam na eficiência acadêmica: modelo relacional e estudo de caso no IFPB, Campus Itaporanga. Orientadora: Dra. Mariana Rodrigues de Almeida. 2024. 112f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/63580A evasão escolar é um fenômeno complexo e multifacetado que representa um dos desafios mais significativos enfrentados pelos sistemas educacionais e um tema bastante discutido por pesquisadores no âmbito mundial. A eficiência, por sua vez, é uma medida importante da capacidade de um sistema educacional em atingir seus objetivos de forma eficaz, otimizando recursos e maximizando o impacto do investimento em educação. No entanto, a relação entre evasão escolar e eficiência não é apenas causal, uma vez que a evasão compromete diretamente a eficiência do sistema educacional. O objetivo da pesquisa é propor um modelo relacional dos fatores que permita examinar a interconexão entre a evasão e a eficiência acadêmica, baseado num estudo de caso de uma unidade do Instituto Federal da Paraíba, situado na cidade de Itaporanga/PB. A pesquisa será desenvolvida no ensino médio integrado do Campus Itaporanga, sendo conduzida, inicialmente, por meio de uma survey com o propósito de coletar dados necessários para construir o modelo relacional. Da mesma forma selecionar variáveis para calcular a eficiência acadêmica usando a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA), no intuito de comparar o resultado com outras unidades do IFPB. Inicialmente, foi levantado o Estado da Arte a respeito da temática, contemplando os enfoques: Aspectos sociais e institucionais, Racismo, Fatores psicossociais e Desigualdade LGBTQ. Estas variáveis foram resultantes da sintetização de 97 artigos encontrados na base de dados Scopus, utilizando as palavras-chave Truancy e Absenteeism. O estudo será conduzido em seis etapas sequenciais: 1) revisão exploratória da literatura; 2) revisão bibliográfica sistemática (RBS); 3) descrição das variáveis; 4) cálculo da eficiência usando a técnica DEA; 5) realização do estudo de caso e survey; e 6) elaboração do modelo relacional. Como resultados esperados da pesquisa, construir e validar o framework do modelo relacional, calcular a eficiências acadêmica do curso e comparar com outras unidades do mesmo segmento, no intuito de verificar as variáveis de maior impacto. Comparar os resultados obtidos com os resultados encontrados pelos autores da área contribuir com a literatura na área de evasão escolar/eficiência. Essa temática possui muitas oportunidades para futuras investigações e desenvolvimentos metodológicos.pt-BRAcesso AbertoModelo relacionalEvasão escolarAbsenteísmoDEAEficiência acadêmicaFatores que influenciam na eficiência acadêmica: modelo relacional e estudo de caso no IFPB, Campus ItaporangaFactors that influence academic efficiency: relational model and case study at IFPB, Campus ItaporangamasterThesisENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO