Steppan, Adriana Isabel BackesLima, Clauderson Fransuylly de2012-12-272021-10-012012-12-272021-10-012011-12-12LIMA, Clauderson Fransuylly de. Os cursos de ciências contábeis e a educação financeira: uma investigação dos componentes curriculares das universidades federais no Brasil. 2011. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40928A Contabilidade tem como objeto de estudo o patrimônio das pessoas jurídicas e das pessoas físicas. O patrimônio das pessoas físicas pode ser compreendido dentro do campo das finanças pessoais, também chamado de educação financeira. A partir desse fato, a questão de pesquisa propõe identificar quais os componentes curriculares do curso de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras associam-se com a educação financeira. O tema justifica-se pelo fato da educação financeira ser essencial na vida das pessoas, à medida que exerce influência direta na qualidade de vida, e, sob o enfoque macroeconômico, no crescimento de um país. Quanto à tipologia, a pesquisa é descritiva, e tem como técnica de coleta de dados a análise dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Ciências Contábeis, com enfoque quantitativo da problemática. A população compreende os cursos de graduação em Ciências Contábeis sendo 38 Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil, tendo como amostra 23 Universidades Federais, correspondendo a 60,52% da população. A análise dos dados dos Projetos Pedagógicos constatou que os cursos de Ciências Contábeis das IFES de todo o Brasil possuem disciplinas com foco nas empresas, todavia com conteúdo útil também para auxiliar a pessoa física nas tomadas decisões de caráter financeiro, basta o estudante adaptar o conhecimento e aplicar na vida pessoal. Segundo a pesquisa, nenhum currículo do curso de graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior oferece disciplina obrigatória com foco na pessoa física. Somente duas Universidades Federais, representando 8,70% da amostra e 5,26% da população, ofertam a disciplina optativa Finanças Pessoais. Conclui-se que os cursos de Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior não participam, significativamente, do processo de divulgação da educação financeira.poropen accessCiências ContábeisEducação FinanceiraUniversidades FederaisCiências ContábeisOs cursos de ciências contábeis e a educação financeira: uma investigação dos componentes curriculares das universidades federais no BrasilbachelorThesis