Santa-Rosa, José Guilherme da SilvaStruchiner, Miriam2015-03-032015-03-032010SANTA ROSA, J.G. ; STRUCHINER, M. . Design participativo de um ambiente virtual de aprendizagem de histologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, p. 21-37, 2010. ISSN: 1806-5104. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/viewArticle/5> Acesso em: 03 fev. 2015https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18548A progressiva diminuição de carga horária destinada às disciplinas baseadas em microscopia, os altos custos dos laboratórios e a necessidade de materiais multimídia que integrem a teoria com a prática e incentivem os alunos a estudar têm propiciado o desenvolvimento de atlas interativos e ambientes virtuais de aprendizagem, que são, em geral, pouco adotados por professores e alunos. O presente trabalho descreve o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem de Histologia, baseado na metodologia de design participativo e em princípios da ergopedagogia, no qual alunos e professores conduziram sua construção. Com base na avaliação do protótipo, concluiu-se que, embora os ambientes virtuais devam adequar-se às necessidades de aprendizagem, características dos alunos e ao contexto de uso, é preciso que os professores integrem estes recursos em suas práticas de ensino, para seu uso efetivopt-BRAttribution 3.0https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/ErgopedagogiaDesign ParticipativoHistologiaAmbiente Virtual de AprendizagemEnsino de CiênciasCiências BiomédicasDesign participativo de um ambiente virtual de aprendizagem de histologiaParticipatory design of a histology virtual learning environmentarticle