Carvalho, Andréa VasconcelosMaia, Flávio Henrique Ribeiro2015-04-082021-09-292015-04-082021-09-292014MAIA, Flávio Henrique Ribeiro. Análise de Comunidades Virtuais voltadas para concursos na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39646Na Web 2.0 os usuários se comunicam e interagem de forma direta, produzindo e compartilhando informações das mais diversas. Dentre os recursos da Web 2.0, destacam-se as comunidades virtuais e seu uso por pessoas que se preparam para concursos públicos Biblioteconomia e Ciência da Informação. Após abordar uma breve caracterização da Web 2.0 e das comunidades virtuais, discute-se o comportamento informacional do usuário na Web 2.0. Objetiva-se, de modo geral, analisar a importância das redes sociais no processo de preparação para concursos públicos na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação. De modo específico, objetiva-se: a) conhecer qual perfil dos usuários destas comunidades; b) identificar a contribuição das comunidades virtuais do Facebook, Questões de Biblioteconomia para Concursos e Biblioteconomia para Concurso, para quem se prepara para os certames na área de Biblioteconomia; c) verificar como se comportam os usuários dentro desse espaço virtual em busca da informação. Nos procedimentos metodológicos apresenta descrição das comunidades Questões de Biblioteconomia para Concursos e Biblioteconomia disponíveis na rede social Facebook,. Apresenta os principais resultados obtidos com coleta de dados. Conclui que as comunidades virtuais estudadas contribuem para a preparação para concursos públicos na área de Biblioteconomia, sendo necessário ampliar a participação ativa dos membros para um melhor aproveitamento desse espaço.pt-BRWeb 2.0Comunidades virtuaisFacebookConcurso públicoBiblioteconomiaAnálise de Comunidades Virtuais voltadas para concursos na área de Biblioteconomia e Ciência da InformaçãobachelorThesis