Silva, Miss Lene Pereira daFonseca, Cláudia Salviano da2015-01-282021-09-202015-01-282021-09-202014-11-27FONSECA, Cláudia Salviano da. Espaço cicloviário ramal Ponta Negra - Campus: uma alternativa rumo a mobilidade urbana sustentável. 2014. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.2009027957https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36935Participaram da banca examinadora os professores: Profª. Esp. Miss Lene Pereira da Silva, Prof. Esp. Francisco da Rocha Bezerra Júnior e o Arq. MSc. Fabrício Lira Barbosa.Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma proposta de espaço cicloviário em trecho da Av. Engenheiro Roberto Freire e Av. Dr. Sólon Miranda Galvão, Natal/RN, considerando aspectos urbanísticos e paisagísticos, a fim de criar uma alternativa de deslocamento sustentável que contribua com os preceitos da mobilidade urbana, conectando o bairro de Ponta Negra ao Campus Universitário da UFRN através de um ramal cicloviário. A fim de subsidiar o desenvolvimento do projeto cicloviário, buscou-se primeiramente entender conceitos e atributos ligados a mobilidade urbana e espaços cicloviários, relacionando aspectos urbanísticos sustentáveis à qualidade de vida e deslocamento. Após os devidos esclarecimentos teóricos metodológicos acerca do tema projeto cicloviário, foram feitos estudos de caso de ciclovias inseridas no contexto urbano pelo Brasil e por outras cidades do mundo. Em seguida, feitos os estudos teóricos preliminares, partiu-se para o estudo da dinâmica urbana da área de intervenção de forma a identificar as fragilidades, potencialidades e demandas do local, no âmbito da mobilidade, para, então desenvolver e justificar devidamente a proposta de espaço cicloviário, considerando diretrizes que privilegiem ciclistas e pedestres nos deslocamentos diários. O resultado do espaço cicloviário projetado consiste, por fim, em uma sugestão para se discutir a necessidade de implantação de infraestruturas urbanas que favoreçam novas alternativas para a mobilidade urbana da cidade de Natal, com especial atenção a ciclistas e pedestres e procurando lidar de forma responsável com o meio ambiente consolidado do espaço urbano.This work aims to develop a proposal for a cycling space in a part of the Av. Eng. Roberto Freire and Av. Dr. Solon Miranda Galvão, Natal/RN, considering urban and landscape aspects in order to create a sustainable alternative to shifting, giving contributions to the precepts of urban mobility, connecting the neighborhood of Ponta Negra to the University Campus, through a cycling infrastructure. In order to develop the cycling infrastructure project, it was necessary to first understand the concepts and attributes linked to urban mobility and cycling spaces, linking sustainable quality of life and urban displacement issues. After the appropriate theoretical and methodological clarification on the subject of cycling spaces, case studies were made of bicycle paths inserted in the urban context around Brazil and other cities worldwide. After this preliminary theoretical studies, it was done studies about the urban dynamics of the intervention area in order to identify weaknesses, strengths and needs of the site, within the mobility topic, to then develop and properly explain the proposed cycling space, considering guidelines that favor cyclists and pedestrians in commuting. The result of the designed cycling space is finally on a suggestion to discuss the need for implementation of urban infrastructure that can create new alternatives for urban mobility in the city of Natal, with special attention to cyclists and pedestrians and trying to deal responsibly with consolidated environment of the urban space.pt-BRopen accessEspaço cicloviárioMobilidade urbana - Natal RNProjeto urbanoPlanejamento e Projeto do Espaço UrbanoEspaço cicloviário ramal Ponta Negra - Campus: uma alternativa rumo à mobilidade urbana sustentávelPonta Negra - Campus Cycling Space: a possibility towards a sustainable urban mobilitybachelorThesis