Aires, Renan Felinto de FariasSalgado, Camila Cristina RodriguesAyres, Kátia VirgíniaAraújo, Afrânio Galdino de2015-08-212015-08-212014AIRES, Renan Felinto de Farias et al. Escolas de governo: o panorama brasileiro. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 48, p. 1007-1027, 2014. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/30908/pdf_73>. Acesso em: 26 maio 2015.0034-7612https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19178Escolas de governo têm papel significativo na vida do servidor público, valorizando-o e qualificando-o para a construção de uma nova imagem do serviço público. Apesar disso, esse é um universo de instituições ainda não totalmente conhecido e com poucos estudos. Partindo desse princípio, o objetivo deste artigo é traçar o panorama das escolas de governo do Brasil, descrevendo-as e analisando-as criticamente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratório-descritiva, por meio de um levantamento bibliográfico em estudos já publicados e nos websites relacionados às escolas, seguida de uma análise de conteúdo baseada nos critérios utilizados por Aires e colaboradores (2012). Os resultados apontaram que os estados pertencentes às regiões Norte e alguns estados da região Nordeste apresentaram um baixo desempenho nos critérios analisados, se comparados às escolas das outras regiões brasileiraspt-BRGestão públicaQualidade no serviço públicoEscolas de governoEscolas de governo: o panorama brasileiroEscuelas de gobierno: el panorama brasileñoSchools of government: the Brazilian scenarioarticle