Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira deMedeiros, Rildeci2010-09-232010-09-232007-10MELO, F. Ricardo Lins V. de; MEDEIROS, Rildeci (2007).978-85-99643-11-2https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/2965Aborda a educação inclusiva no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com vistas às ações estruturantes para alunos com deficiência, no período de 2001 a 2007. O seu objetivo principal é situar as ações que foram desenvolvidas por essa universidade e, ainda, as que estão em andamento e que privilegiam o acesso e a qualidade do ensino, particularmente, a esses alunos. Este estudo caracteriza-se também por uma abordagem qualitativa e exploratória, por meio do qual empregou-se a análise documental. Os primeiros resultados apontam para ações de diversas naturezas, tais como: criação de uma comissão para elaborar diretrizes gerais e propor ações acadêmicas para a educação especial; realização de Seminários de Educação Inclusiva; criação do ‘espaço inclusivo” na biblioteca central; adequação e construção de ambientes acessíveis; aprovação de projeto no Programa Incluir, dentre outras. Portanto, a partir dessas ações a UFRN demonstra ser fiel aos princípios que norteiam a construção de um sistema educacional democrático e inclusivo, ao buscar garantir a qualidade da oferta e do acesso aos seus cursos, respeitando a diversidade de todos os que nela ingressamporAcesso AbertoEducação especialEnsino SuperiorEducação inclusivaUniversidade Federal do Rio Grande do NorteInclusão de alunos com deficiência no ensino superior: ações no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Nortearticle