Araújo, Richard MedeirosOliveira, Alba BarbosaAlexandre, Maulo LemuelCosta Junior, Antonio Gil2015-08-182015-08-182010ARAÚJO, Richard Medeiros et al. Quem orienta, constrói?: O papel do orientador na formação do espírito científico do graduando em administração. Qualit@s, v. 9, p. 1-14, 2010. Disponível em: <http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/780/481>. Acesso em: 22 maio 2015.1677 4280https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19162O presente artigo investiga como os professores, na utilização da metodologia da pesquisa quando da orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em um curso de administração de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), contribuem para desenvolver nos orientandos um espírito científico. Para tal foram trabalhados teoricamente Demo (1995), Severino (2002) e Ruiz (1996) que tratam da construção do conhecimento científico e o papel do pesquisador neste processo. A metodologia foi suportada por uma pesquisa descritiva, através da aplicação de um questionário com escala do tipo likert, composto de afirmativas oriundas do modelo de espírito científico de Ruiz (1996). O universo foi composto de docentes que orientaram TCC’s nos últimos cinco anos, totalizando 40 sujeitos, que após o envio obteve-se um retorno de 40%. A análise dos dados foi conduzida através da técnica análise discriminante que possibilitou identificar quais as variáveis do modelo possuem maior grau de significância. Os dados permitem concluir que, na percepção dos orientadores, as variáveis espírito positivo de apego à objetividade, espírito criativo e espírito de confiança na ciência apresentam o maior grau de significância no desenvolvimento do espírito científico no aluno, ficando as variáveis espírito crítico e espírito indagador com os menores graus de relevânciapt-BRMetodologia da pesquisaDocente de administraçãoEspírito científicoQuem orienta, constrói?: O papel do orientador na formação do espírito científico do graduando em administraçãoarticle