Cavalcanti, Adriana de VasconcelosLobato, Maria Louize de Almeida2025-07-282025-07-282025-07-09LOBATO, Maria Louize de Almeida. Metodologias ativas no ensino de língua portuguesa: uma experiência formativa no estágio curricular obrigatório no 6º ano do ensino fundamental. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Língua Portuguesa e Literaturas), Departamento de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/64971Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso das Metodologias Ativas no ensino de Língua Portuguesa na turma do 6º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma experiência no Estágio Supervisionado Obrigatório, durante o curso de graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Durante o processo de formação docente, foram observados diversos desafios enfrentados pelas turmas que se encontram em fase de transição entre etapas de ensino, como é o caso do 6º ano, que migra dos anos iniciais para os finais do Ensino Fundamental. Em decorrência das mudanças percebidas neste processo, observou-se a necessidade de um ensino que rompa com os padrões tradicionais e seja mais dinâmico, privilegiando o protagonismo estudantil durante todo o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa, através de uma abordagem qualitativa e natureza exploratória, teve como procedimento metodológico uma experiência de estágio e análise bibliográficas nas discussões feitas Andrade (2011), Antunes (2003), Cunha (2024), Moran (2015) e Reis e Nogueira (2021). Portanto, conclui-se que o uso das Metodologias Ativas pode contribuir significativamente para o engajamento e interesse dos alunos do 6º ano nas aulas de Língua Portuguesa, ressaltando a importância do professor buscar estratégias inovadoras.pt-BRAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/Metodologias AtivasEnsino FundamentalEnsino de Língua PortuguesaEstágio Supervisionado Obrigatório.Metodologias ativas no ensino de língua portuguesa: uma experiência formativa no estágio curricular obrigatório no 6º ano do ensino fundamentalbachelorThesisLINGUISTICA, LETRAS E ARTES