Boente, Diego RodriguesMelo, Clayton Levy Lima deBraga, Paulo de Tarso2015-09-102015-09-102010BOENTE, Diego Rodrigues; MELO, Clayton Levy Lima de; BRAGA, Paulo de Tarso. Ciclo de vida do Gol Vw: uma análise das unidades vendidas no mercado brasileiro entre os anos 1987 e 2010. Revista Ambiente Contábil, Natal, v. 2. n. 1, p. 27-36, jan./jun. 2010. ISSN 2176-9036. Disponível em: <http://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1331/1039>. Acesso em: 25 maio 2015.2176-9036https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19194Nos últimos anos, o segmento de veículos automotores no Brasil vem sofrendo significativas mudanças em função das transformações do cenário econômico, tanto nacional como internacional. A abertura comercial e financeira do país provocou uma reestruturação do setor, no sentido de globalização da cadeia produtiva e de relações comerciais. A análise do ciclo de vida pode auxiliar a identificar a maturidade do produto, concedendo assim um diferencial em relação às empresas concorrentes. O trabalho tem por objetivo identificar, por meio da observação do comportamento das unidades vendidas do veículo Gol VW (fabricado pela Volkswagen do Brasil) no mercado brasileiro no período de 1987 até 2010, a aderência entre o ciclo de vida e as estratégias de renovação do produto por parte da fabricante. O comportamento dos dados sugere fases de ciclo de vida definidas para cada geração e que a empresa utiliza estratégias de prolongamento da permanência do veículo no mercadopt-BRCiclo de vida - Veículo Gol VWGestão estratégicaSetor automotivoCiclo de vida do Gol Vw: uma análise das unidades vendidas no mercado brasileiro entre os anos 1987 e 2010article