Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Autor "Aguiar, Ana Maria Cunha"
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Tese A docência na educação infantil: representações sociais dos professores cursistas do proinfantil do Estado do Rio Grande do Norte sobre o trabalho docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-13) Aguiar, Ana Maria Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/1919917745460678; ; http://lattes.cnpq.br/5074578824504931; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; Barbosa, Ivone Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/8032275045906128; Sales, Luís Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/3467660796249780; Domingos Sobrinho, Moisés; ; http://lattes.cnpq.br/4006015131926244O objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar representações sociais dos (as) professores(as) cursistas do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil - PROINFANTIL - UFRN/MEC sobre o trabalho docente, buscando identificar seus elementos constituintes e compreender a dinâmica da sua organização. Partimos do pressuposto que esses (as) professores (as) trabalham fundamentalmente, nas Instituições de Educação Infantil, com conhecimentos do senso comum e referentes culturais inerentes ao ser / fazer docente na concepção de educação guardiã / assistencialista para garantir a integridade física das crianças, provocando uma cisão entre o cuidar e o educar. A partir desse objetivo geral, elegemos como objetivos específicos: identificar as condições sociais, econômicas e culturais desses (as) professores (as); identificar o que é trabalho docente para eles (as) bem como identificar quais as implicações psicossociais acionadas pelas RS sobre trabalho docente que apontam para tensões entre a formação e o exercício docente como atividade profissional. Como fundamentação teórica optamos pela Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003), Jodelet (2001); Especificidades do Trabalho docente na Educação Infantil: Kramer (2002; 2006); Oliveira-Formosinho (2007); Zilma de Oliveira (2007), Formação Docente: Ramalho, Nuñez e Galthier (2003) e Tardif e Lessard (2008), Análise de conteúdo: Bardin (2004). Como procedimento metodológico, escolhemos a teoria do Núcleo Central, desenvolvida por Jean Claude Abric (2000). Contribuíram para o alcance desse objetivo os 171 professores (as) que concluíram o Proinfantil no RN ao participarem da TALP com justificativas. O corpus decorrente das evocações em torno das palavras sugeridas pela Fundação Carlos Chagas: dar aula, professor, aluno e acrescentada a palavra Educação Infantil, foram submetidas a um tratamento com o auxílio do software EVOC (2000), identificando o núcleo central. Os resultados apontam as palavras mais evocadas e significativas: Planejamento, criança, educar, cuidar e brincar. Indicando que para esses (as) professores (as) o trabalho docente na Educação Infantil precisa ter uma sistematização pedagógica para educar as crianças. Essas palavras correspondem à especificidade do ser/fazer docente na Educação Infantil. No entanto, os dados revelam que é um trabalho com características diferentes do trabalho docente em outras etapas de ensino.