Programa de Pós-Graduação em História - CERES
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31628
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em História - CERES por Autor "028.710.014-64"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Entre estradas e veredas: messianismo nos sertões do estado do Rio Grande do Norte (XIX-XX)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-31) Silva, Vikelane Maria de Oliveira; Andrade Júnior, Lourival; Andrade, Joel Carlos de Souza; 028.710.014-64; http://lattes.cnpq.br/6752728114568336; http://lattes.cnpq.br/2227836576507822; http://lattes.cnpq.br/4975961601438193; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/8883637703704518; Serafim, Vanda FortunaEste trabalho problematiza os sertões enquanto espaços de construção dos movimentos messiânicos no Brasil, tomando como objeto, o Movimento Messiânico da Serra de João do Vale, liderado pelo Beato Joaquim Ramalho nos fins do século XIX na Vila do Triunpho, Estado do Rio Grande do Norte. A problemática surgiu de uma escassa produção historiográfica sobre o movimento em âmbito regional e nacional. Inicialmente foram evidenciados nos escritos de Luís da Câmara Cascudo em um artigo publicado na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) e no jornal do Commercio do Rio de Janeiro no ano de 1941. Para uma melhor análise nos debruçamos sobre obras como “O messianismo no Brasil e no mundo” da socióloga Maria Isaura Pereira de Queiroz e “Leituras do "fanatismo religioso" no sertão brasileiro” de Cristina Pompa. Adotamos a abordagem de História do Discurso e História oral, a partir de autores como Eni Orlandi e Verena Alberti para a análise das fontes, sendo elas: artigos em jornais e revistas, arquivos privados, desenhos criados a partir de relatos orais de moradores da Serra de João do Vale, livros e entrevistas. Ao término deste trabalho foram verificados, os discursos que constituíram e nomearam o Movimento Messiânico da Serra de João do Vale partindo de conceitos que desqualificaram os sertões e sua religiosidade.