Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade por Autor "Amorim, Layanne Silva de Lima"
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Dissertação Protocolo de identificação e correção de assincronia paciente-ventilador pelo método de inspeção visual para unidade de terapia intensiva pediátrica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-29) Amorim, Layanne Silva de Lima; Freire, Izaura Luzia Silverio; https://orcid.org/0000-0002-2687-5759; http://lattes.cnpq.br/6319638660319803; https://orcid.org/0000-0002-4691-6124; http://lattes.cnpq.br/9908851982123296; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; https://orcid.org/0000-0001-7714-6938; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; Florêncio, Rencio BentoA ventilação mecânica invasiva se constitui como um dos principais suportes de tratamento para as crianças que apresentam insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada em unidade de terapia intensiva pediátrica. Entretanto, o seu uso prolongado induz a processos inflamatórios, além da ocorrência de assincronia paciente-ventilador, definida como a incompatibilidade entre as demandas ventilatórias do paciente em relação ao que é oferecido pelo ventilador mecânico. Esse evento gera desfechos clínicos adversos, além do risco aumentado de mortalidade. Diante dessa problemática, objetivou-se com esse estudo construir e validar um protocolo de identificação e correção de assincronia paciente-ventilador pelo método de inspeção visual para crianças internadas em unidade de terapia intensiva pediátrica. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento metodológico, com abordagem quantitativa, fundamentada no modelo da Psicometria de Pasquali, de acordo com os seguintes eixos: polo teórico, polo empírico e polo analítico. No polo teórico, realizou-se uma revisão de escopo para a construção dos domínios, itens e subitens do protocolo. No polo empírico, ocorreu a análise teórica dos itens, desenvolvida em dois momentos: análise do conteúdo e da aparência por oito juízes especialistas em suporte ventilatório invasivo, os quais avaliaram os domínios, itens e subitens em relação à abrangência, clareza e representatividade; e análise semântica dos itens, pela técnica de Brainstorming, que consistiu em checar a compreensão dos domínios, itens e subitens por três grupos de dois residentes, sendo dois médicos em um grupo, um fisioterapeuta e um enfermeiro em outro grupo e um médico e um enfermeiro em outro grupo, do segundo ano de residência, na área de pediatria, de um Hospital Universitário. Por fim, o polo analítico, que constou da análise dos dados por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e do Coeficiente de concordância de kappa (k). A pesquisa seguiu todos os aspectos éticos e legais de pesquisa em seres humanos, obtendo o parecer da Comissão de Ética em Pesquisa sob o nº 5.388.822. Inicialmente, o protocolo foi construído a partir de dez estudos obtidos por meio da revisão de escopo, constando de 24 domínios, 13 itens e 24 subitens. Em seguida, essa primeira versão foi encaminhada para análise dos juízes que avaliaram o título, o instrumento como um todo e a sua aparência (layout). Todos esses quesitos foram julgados como adequados, obtendose índices de concordância máximos (IVC=1,00, k=1,00). Na análise dos 24 domínios, 15 obtiveram índices de concordância máximos (IVC=1,00, k=1,00) e nove apresentaram concordância substancial (IVC=0,88 e k=0,75) quanto à clareza e representatividade. Dos 13 itens, apenas os itens 7.1 e 7.2 do domínio 7 apresentaram concordância substancial (IVC=0,88 e k=0,75); os demais itens obtiveram índices de concordância máximos (IVC=1,00; k=1,00). Todos os subitens foram considerados adequados e obtiveram índices de concordância máximos (IVC=1,00; k=1,00). Na etapa de análise semântica, todos os domínios, itens e subitens obtiveram índices de concordância máximos (IVC=1,00; k=1,00). A versão final do protocolo foi composta por 20 domínios, 15 itens e 24 subitens. Espera-se que o produto tecnológico (protocolo) construído e validado direcione os profissionais atuantes na unidade de terapia intensiva pediátrica, para que sejam capazes de identificar e corrigir as assincronias paciente-ventilador, com o intuito de melhorar a qualidade da prática assistencial no cuidado às crianças ventiladas mecanicamente, minimizando o tempo de suporte ventilatório invasivo e as complicações, além de corroborar para a execução de condutas seguras.