MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
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Navegando MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde por Autor "Almeida, Gleisse Aguiar Silva de"
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Dissertação Desempenho do sistema de avaliação de competências operatórias entre graduandos e residentes de ginecologia e obstetrícia(2017-12-07) Almeida, Gleisse Aguiar Silva de; Oliveira, Ana Katherine da Silveira Gonçalves de; Diniz, Rosiane Viana Zuza; https://orcid.org/0000-0002-3883-2780; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; https://orcid.org/0000-0002-8351-5119; http://lattes.cnpq.br/3436756337251449; http://lattes.cnpq.br/7437315782632981; Maranhão, Tecia Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7869140767244263; Canário, Ana Carla Gomes; http://lattes.cnpq.br/0338156542350605INTRODUÇÃO: Ensinar habilidades em técnica cirúrgica é uma das tarefas mais importantes na área de ensino em tocoginecologia e requer a presença de um tutor capacitado e de um método avaliativo disponível, de fácil aprendizagem e que seja capaz de abranger as diversas etapas do ensino. OBJETIVO: Analisar e aplicar o Operative Performance Rating System (OPRS) como instrumento de avaliação em cenários reais de prática cirúrgica ginecológica a fim de avaliar alunos da graduação em medicina e residentes, como complementação dos métodos avaliativos já existentes. METODOLOGIA: Estudo transversal, descritivo, quantitativo que avaliou o desempenho de estudantes e residentes de ginecologia obstetrícia, durante a execução de cirurgias ginecológicas em hospital universitário. Os alunos foram avaliados de acordo com os escores obtidos nos itens do OPRS (escala de Likert de 5- anatomia; instrumental cirúrgico; fluxo da cirurgia, interação com a equipe e desempenho global). O escore do instrumento varia de 4 a 20 pontos. O software Statistical Package for the Social Sciences, versão 21, foi utilizado para análise dos dados, aplicando Análise de Variância, teste de Tukey e teste t de student. RESULTADOS: Foram realizadas 218 avaliações, sendo composta por 24 residentes e 123 graduandos de medicina. Comparando as médias das variáveis dos itens do OPRS, observou-se uma diferença entre as médias nos itens da avaliação com o período de graduação e residência (p < 0,001). Entre os graduandos, evidenciou-se diferença nas médias dos itens da avaliação (p < 0,05), exceto para o item interação (p < 0,108). Para os residentes, a análise apresentou diferença nas médias dos itens da avaliação relacionadas ao tempo de residência médica (p<0,001). CONCLUSÃO: O uso do OPRS no processo de avaliação de residentes e graduandos possibilita uma diferenciação entre os níveis de conhecimento, permitindo a monitorização do progresso de acordo com o tempo de estudo oferendo ainda um feedback imediato sobre o desempenho na prática cirúrgica.