Programa de pós-graduação em Ciências da Reabilitação
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Navegando Programa de pós-graduação em Ciências da Reabilitação por Autor "Araújo, Clarice Ribeiro Soares"
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Dissertação Go zika go: estudo da viabilidade de carros de brinquedo motorizados modificados para a mobilidade de crianças com Síndrome Congênita do Zika (SCZ)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-29) Felix, Jean Bendito; Hull, Egmar Longo; https://orcid.org/0000-0001-6263-1818; http://lattes.cnpq.br/4886701146385883; https://orcid.org/0000-0002-1329-2300; http://lattes.cnpq.br/5342336055510286; Magalhães, Adriana Gomes; https://orcid.org/0000-0002-0279-5930; http://lattes.cnpq.br/5918222264099117; Santos, Adriana Neves dos; Campos, Ana Carolina de; Araújo, Clarice Ribeiro Soares; Moura, Isabelly Cristina Rodrigues RegaladoIntrodução: As características clínicas da Síndrome Congênita do Zika (SCZ) incluem uma série de comprometimentos e atrasos, principalmente, nos aspectos cognitivos e motores, com quadro similar a Paralisia Cerebral (PC). O prognóstico do desempenho motor de crianças com SCZ levanta questionamentos sobre as possibilidades de participação dessas crianças no cotidiano. A literatura aponta que a mobilidade motorizada é uma possibilidade viável e eficaz de intervenção para crianças com deficiência motora, com impactos positivos no desenvolvimento geral, mobilidade independente, nas funções corporais, nas atividades e participação. O projeto Go Zika Go foi criado para possibilitar às crianças com SCZ um modelo de intervenção com foco nos resultados de participação, utilizando carros de brinquedos motorizados modificados, buscando testar a viabilidade dessa intervenção. Objetivo: Explorar a viabilidade de uma intervenção de mobilidade motorizada para crianças com diagnóstico de SCZ sem prognóstico de deambulação, incluindo aceitabilidade e eficácia preliminar. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo de viabilidade com desenho longitudinal pré e pós intervenção, realizado na Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN) com quatros crianças com diagnóstico de SCZ. Para este estudo foram considerados como desfechos primários a aderência, medida pelo comparecimento às sessões de intervenção, a satisfação, medida pelas ferramentas Quebec User Evaluation of Satisfaction with assistive Technology (QUEST) e Questionário de Percepção de Satisfação, e a aprendizagem na mobilidade, classificada pelo Assessment of Learning Powered Mobility (ALP). Os desfechos secundários relacionados ao efeito da intervenção foram o alcance de metas avaliado por meio da Goal Attainment Scaling (GAS), a mobilidade e a função social com a Pediatric Evaluation of Disability Inventory – Computer Adaptive-test (PEDI-CAT), e a participação através da Young Children’s Participation and Environment Measure (YC-PEM) ou Participation and Environment Measure for Children and Youth (PEM-CY). A intervenção com os carros modificados teve uma duração de 12 semanas de treinamento e 4 semanas de follow-up, com frequência de três vezes por semana e dosagem de 40 minutos. Foram realizadas análises estatísticas descritivas para os dados sociodemográficos, classificação motora das crianças, dados da viabilidade da intervenção (aderência, dados de satisfação e aprendizagem com a ALP), GAS, YC-PEM/PEM-CY e PEDI-CAT. Resumimos também as variáveis de viabilidade (recrutamento, aderência, avaliação, segurança e custos da intervenção) por frequências relativas e absolutas. Para explorar os efeitos da intervenção, nos dados do PEDI-CAT (mobilidade e social/cognitivo), YC-PEM/PEM-CY, o teste de Wilcoxon foi aplicado comparando as mudanças entre a semana 0 antes da intervenção, e dezesseis semanas após a intervenção, também foram utilizadas as medidas de erro padrão para verificar mudanças nos domínios do PEDI-CAT. Resultados: Mediana da idade das crianças com SCZ incluidas no estudo foi de 4,75 anos, duas do sexo feminino e duas do sexo masculino, 3 classificadas através do Gross Motor Function Classification System (GMFCS) como nível V e uma nível V. Os resultados mostraram aderência de 75% do tempo total da intervenção, familiares satisfeitos ou muito satisfeitos, e ganhos na aprendizagem do uso dos carros após a intervenção, indicando que a intervenção Go Zika Go é viável. Também houve aumento do alcance das metas estabelecidas com base na GAS. As mudanças nas medianas do PEDICAT e resultados de participação não foram estatisticamente significativas. Mudanças individuais foram percebidas pelas análises do erro padrão nos domínios de mobilidade e social/cognitivo. Conclusão: A intervenção com carros de brinquedo modificados demonstrou ser viável para fornecer às crianças com SCZ o alcance de metas, satisfação e aprendizagem de uso do carro modificado. Sugere-se o desenvolvimento de ensaios clínicos para explorar o efeito da intervenção nos ganhos funcionais e participação das crianças com SCZ.