QUALISAÚDE - Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde
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Navegando QUALISAÚDE - Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde por Autor "Aledo, Victoriano Soria"
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Dissertação Ciclo de melhoria para aumentar a adesão ao protocolo de atendimento inicial ao paciente vítima de trauma(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-07) Brito, Nárya Maria Gonçalves de; Cavalcante, Eliane Santos; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-0001-9161; http://lattes.cnpq.br/5183653796258727; http://lattes.cnpq.br/5223441023920861; Aledo, Victoriano Soria; Dantas, Rodrigo Assis Neves; https://orcid.org/0000-0002-9309-2092; http://lattes.cnpq.br/9161806467102041; Gama, Zenewton André da SilvaIntrodução: Os traumas são as principais causas de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. Devido a complexidade do problema, torna-se necessário que o atendimento seja realizado através de protocolos que favoreçam o acolhimento oportuno, seguro e eficaz, propiciando identificação e pronta ação às situações ameaçadoras à vida. Objetivo: Realizar um ciclo de melhoria, para aumentar a adesão dos profissionais ao Protocolo de Atendimento Inicial ao Paciente Vítima de Trauma em um hospital de referência na região do Cariri no Nordeste brasileiro. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, quase-experimental, antes e depois, realizado de setembro de 2020 a fevereiro de 2022, baseado em um ciclo de melhoria da qualidade, seguindo as diretrizes SQUIRE, dividido em nove etapas: identificação e priorização de melhoria; análise das causas do problema; desenvolvimento dos critérios de qualidade; avaliação da qualidade; análise e apresentação dos dados da avaliação; elaboração de intervenções para melhorar; implementação da intervenção; reavaliação e registro; e monitoramento. Possui parecer de aprovação no CEP sob n.4.963.590. Para a avaliação, foram definidos sete critérios de qualidade relacionados às causas de não adesão ao protocolo de atendimento ao trauma. As intervenções foram planejadas e implementadas de forma participativa e multifacetada, com o objetivo de aumentar a adesão ao registro das ações do protocolo de atendimento ao trauma e ocorreram de setembro de 2021 a fevereiro de 2022. Após as intervenções os critérios foram reavaliados e a análise foi realizada a partir do cálculo das estimativas pontuais da conformidade dos critérios e melhoria absoluta e relativa. A significância estatística foi testada utilizando o teste unilateral do valor de z e apresentados em gráfico de Pareto. Resultados: Na primeira avaliação, foram encontradas não conformidades em 74% dos critérios e na reavaliação observou-se redução de 60% dessa taxa, resultando em 71% de conformidade. Os maiores ganhos após intervenções foram referentes ao registro dos dados do Escore de Trauma Revisado, com melhoria relativa de 96%; dados de identificação do paciente e do trauma preenchidos, alcançando melhoria absoluta de 41% e relativa de 91%; e atendimento inicial baseado no ATLS descrito na ficha do Protocolo do Trauma, com melhoria absoluta de 62% e relativa de 86%. Como ganhos adicionais percebeu-se aumento de 59% do número de acionamentos do protocolo, e redução de 29% da mortalidade associada. Conclusões: Acredita-se que as intervenções planejadas com o auxílio das ferramentas da qualidade, proporcionaram identificação mais precisa das causas dos problemas encontrados, favorecendo a melhoria de qualidade da assistência ao paciente.Dissertação Melhoria da qualidade no planejamento da assistência cirúrgica-ortopédica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-05) Rocha, Fabrícia Cavalcante; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5531967242281430; ; http://lattes.cnpq.br/4210339574579951; ; http://lattes.cnpq.br/1584766972259306; Medeiros, Wilton Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/1275857404911338; Aledo, Victoriano Soria; ; Oliveira, Adriana Catarina de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/3709053632552411Introdução: O processo de planejamento da assistência cirúrgica-ortopédica é iniciado pela indicação do procedimento de acordo com a necessidade do paciente, perpassa pelos cuidados pré-operatórios para a execução da cirurgia no centro cirúrgico e finaliza com cuidados pós-operatórios e orientações para alta hospitalar. A assistência cirúrgica nos três momentos (pré, intra e pós-operatório) é uma dinâmica peculiar porque envolve diversos atores e tecnologias de variadas densidades que devem estar sincronizadas para atingir um objetivo final que é a cirurgia realizada em tempo hábil e sem nenhum tipo de agravo ao paciente em qualquer fase do processo assistencial cirúrgico. Objetivo: Avaliar a melhoria no planejamento da assistência aos pacientes submetidos à cirurgias ortopédicas eletivas em um hospital público referência em trauma. Método: Estudo quase-experimental, do tipo antes e depois sem grupo controle, e abordagem quantitativa, utilizando um ciclo de melhoria da qualidade com análise do problema, intervenção e monitoramento. Foram elaborados 20 critérios para avaliação da qualidade do planejamento da assistência cirúrgica, a partir de causas classificadas como modificáveis, sendo observados os preceitos de validades de face como a relevância lógica ou aparente, de conteúdo relacionado à dimensão da qualidade, necessidades e expectativas dos profissionais e ainda, de critério, com utilização das evidências científicas. O estudo foi realizado no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2020. Os dados resultantes da intervenção foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial e apresentados em gráfico de Pareto, a fim de destacar o nível de melhoria e sua significância. O estudo seguiu os procedimentos éticos exigidos pelas Resoluções nº 510/2016 e nº 580/2018 e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes. Resultados: Os resultados deste estudo referem-se ao cumprimento ou nãocumprimento dos critérios de qualidade elencados e analisados após as ações de intervenção dentro do ciclo de melhoria proposto. Observou-se melhoria global dos critérios, em que 70% (14 de 20) dos critérios analisados apresentaram aumento no nível de cumprimento. Os critérios C1, C2, C7, C18,C19,C20 se destacaram por maior nível de cumprimento na 2ª avaliação. Em relação à significação estatística, as melhorias foram significativas em dez dos vinte critérios nos quais houve melhoria do nível de qualidade. Os critérios C1,C2, C3,C6,C7, C11, C15, C19 e C20 tiveram muita significância estatística (<0,001) o que significa que a melhoria foi real e que a probabilidade da análise estatística de melhoria entre as duas avaliações estar errada é <0,001. Os critérios C4 e C5 não tiveram nível de cumprimento constatado na 1ª avaliação por falta de registro nas fontes de dados. O critério C12 houve uma piora na qualidade de acordo a avaliação da melhoria absoluta. Conclusão: Observou-se que as atividades de intervenção resultaram em melhoria na maior parte dos critérios avaliados relacionados ao processo de planejamento assistencial cirúrgicoortopédica. As etapas do ciclo de intervenção proporcionaram o desenvolvimento de atividades pela equipe multiprofisisonal capazes de contribuir para a melhoria assistencial ao paciente ortopédico durante o período perioperatório.