QUALISAÚDE - Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde
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Navegando QUALISAÚDE - Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde por Autor "Araújo, Verbena Santos"
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Dissertação Ciclo de melhoria na adesão ao protocolo de queda do paciente em unidade cirúrgica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-23) Brasileiro, Adrianne Gusmão Câmara; Cavalcante, Eliane Santos; https://orcid.org/0000-0002-0001-9161; http://lattes.cnpq.br/5183653796258727; http://lattes.cnpq.br/3160558891405562; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; https://orcid.org/0000-0001-9015-211X; http://lattes.cnpq.br/5531967242281430; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos; Araújo, Verbena SantosIntrodução: O incidente queda em paciente internado requer uma atenção por parte dos profissionais de saúde, já que a capacidade de agravamento do quadro clínico pode resultar em óbito. Quando são adotadas medidas de prevenção e monitoramento esse risco é minimizado, assim este estudo tem como base as práticas de segurança no contexto hospitalar. Objetivo: realizar um ciclo de melhoria na adesão ao protocolo de prevenção de queda na unidade de clínica cirúrgica. Metodologia: Trata-se de um estudo quase experimental, do tipo antes e depois, sem grupo controle com abordagem quantitativa, utilizando um ciclo de melhoria da qualidade seguindo as diretrizes Standards for Quality Improvement Reporting Excellence 2.0 (SQUIRE). O estudo foi realizado em unidade cirúrgica de um hospital público de setembro de 2020 a novembro 2021. Foram avaliados 420 prontuários em relação ao critério de qualidade definido para avaliação do estudo que o foi o preenchimento da escala de Morse na adesão ao protocolo de prevenção de queda. Foram preservados os preceitos éticos das Resoluções Nº466/12 e 510/16. Resultados: A avaliação inicial mostrou 76% de não conformidade quanto ao preenchimento da Escala de Morse e avaliação do risco de queda pelos Enfermeiros da clínica cirúrgica e que a mediana das mensurações mensais da taxa de quedas era de 0%. Após a intervenção, a reavaliação demonstrou que houve 36% de não conformidade quanto ao preenchimento da Escala de Morse dos pacientes admitidos nesse setor, representando uma redução de 40% em não conformidade quanto ao preenchimento da Escala de Morse. A mediana da taxa de quedas deslocou-se para 0,35% e em seguida para 0,08% onde se manteve desde então. Conclusão: Infere-se que o ciclo de melhoria realizado neste estudo representa uma ferramenta valiosa para intensificar a gestão da qualidade, pois contribuiu para uma melhoria relativa de 40% de conformidade quanto ao preenchimento da Escala de Morse e avaliação do risco de queda pelos Enfermeiros da clínica cirúrgica. A partir dos resultados alcançados a instituição pode disseminar importantes contribuições para os demais hospitais da rede de saúde pública ao demonstrar as intervenções planejadas com o auxílio das ferramentas da qualidade, podendo identificar de forma mais precisa as oportunidades de melhoria, aumentando a chance de sucesso na resolução dos problemas de qualidade encontrados e favorecendo melhoria da assistência ao paciente.Dissertação Percepção dos trabalhadores acerca da aplicabilidade de um sistema de indicadores (INDICAH) como ferramenta para o gerenciamento do sistema de gestão da qualidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-10) Silva, Karen Sabóia Aragão e; Cavalcante, Eliane Santos; Medeiros, Paulo José de; ; http://lattes.cnpq.br/4442982996337554; ; http://lattes.cnpq.br/5183653796258727; ; http://lattes.cnpq.br/6771511985286707; Nobre, Thaiza Teixeira Xavier; ; http://lattes.cnpq.br/2813639308023253; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/4210339574579951; Araújo, Verbena Santos; ; http://lattes.cnpq.br/8966311862443854; Silva, Fernanda Maria Chianca da; ; http://lattes.cnpq.br/2055394868497091Introdução: A melhoria contínua dos processos é um objetivo fundamental em qualquer sistema de qualidade. Para a avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade a análise dos indicadores faz parte dos processos de segurança no uso do sangue. Justifica-se a realização desse estudo dada a importância em utilizar os indicadores como ferramentas de avaliação de um Sistema de gestão da Qualidade (SGQ). Esta pesquisa torna-se relevante pelo fato de que seus produtos resultantes culminarão na melhoria da qualidade, impactando no monitoramento, planejamento e gerenciamento contínuo dos processos. Objetivo: Analisar a percepção dos trabalhadores em um centro de hematologia e hemoterapia de um município do nordeste brasileiro acerca da aplicabilidade de um sistema de indicadores (INDICAH) como ferramenta para o gerenciamento do Sistema de Gestão da Qualidade. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, com participação de 23 trabalhadores lotados na instituição do estudo no período de fevereiro a abril de 2020. Para a coleta dos dados, utilizou-se da técnica de grupo focal. Extraíram-se quatro categorias das narrativas: Compreensão profissional quanto aos indicadores de qualidade; Dificuldades relacionadas aos indicadores; Estratégias para melhoria do sistema de indicadores de qualidade e Utilidade dos indicadores na prática. A interpretação das categorias ocorreu mediante análise temática de Bardin. As falas gravadas nos grupos focais foram transcritas para documento Word, em seguida, foram inseridas no software Atlas-ti, versão 8.4.24.0, que favoreceu a codificação dos dados e a organização em categorias e subcategorias. Resultados: O estudo permitiu compreender a percepção da equipe de trabalhadores em relação à aplicabilidade do Sistema de indicadores INDICAH como ferramenta de gestão de qualidade no Hemocentro Regional de Sobral. Infere-se que o acompanhamento sistemático dos indicadores de qualidade é primordial para prevenir não conformidades no processo de trabalho da unidade estudada. A utilização de indicadores como ferramenta de gestão da qualidade nos serviços de hemoterapia, proporciona uma avaliação acurada das metas a serem alcançadas por meio das ações realizadas, no direcionamento da melhoria da assistência. Conclusão: Estes achados contribuem para o planejamento de estratégias para melhoria da gestão de qualidade por meio do uso de indicadores, tais como melhor comunicação, relação setorial, maior divulgação dos indicadores e formas de conquistar o doador moldados de acordo com as necessidades locais. Ressalta-se a necessidade premente de novos estudos voltados a essa temática, considerando a escassez de estudos com abordagem Indicadores de Qualidade em Hemoterapia.