IMD - Capítulos de Livros
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32284
Navegar
Navegando IMD - Capítulos de Livros por Autor "Andrade, Adja Ferreira de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Capítulo de livro Análise da oferta de disciplinas de graduação na UFRN que versam sobre pessoas com deficiência(e-Publicar, 2022) Silva, Bruno Santana da; Andrade, Adja Ferreira deCursos de graduação devem contribuir para a formação de uma sociedade inclusiva. Para tanto, currículos devem conter disciplinas que versam sobre pessoas com deficiência de modo a capacitar profissionais de todas as áreas para lidarem adequadamente com esse público. Em trabalho anterior, foram analisados todos os cursos de graduação presenciais da UFRN para identificar quais deles possuíam disciplinas que versam sobre pessoas com deficiência entre 2008 e 2017. Este trabalho relata uma continuidade dessa pesquisa com (1) análise da oferta dessas disciplinas no mesmo período e (2) comparação entre oferta e planejamento curricular. Os resultados apontaram muitos casos de consistência entre oferta e currículo, mas também casos de inconsistências, alguns deles críticos. Identificaram-se oportunidades de aumentar a frequência de oferta de disciplinas em alguns cursos, de modo adequar a diversidade de tipos de deficiência e de temas estudados na formação oferecidaCapítulo de livro Uma matriz de análise de livros digitais(e-Publicar, 2022) Desidério, Camila Augusta; Andrade, Adja Ferreira de; Silva, Bruno Santana daEste trabalho apresenta diretrizes para avaliação de livros digitais incluindo aspectos de interatividade e de colaboração, com o intuito de auxiliar professores a incorporá-los em suas práticas pedagógicas. As diretrizes foram definidas a partir de uma revisão bibliográfica. Por meio de um estudo de caso que avaliou cinco livros digitais, foi possível analisar e validar o uso dessas diretrizes. Os livros digitais avaliados contemplam poucos recursos de interatividade e colaboração, apontando oportunidades ainda pouco explorada nestes materiais inovadores. Os resultados da avaliação com a matriz de análise proposta podem ser úteis a professores quando escolherem os materiais didáticos que vão utilizar.