Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
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Navegando Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis por Autor "Araújo, Aneide Oliveira"
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Dissertação Um estudo sobre custos de elaboração de material didático e tutoria em EaD online em uma Instituição de Ensino Superior no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Brito, João Ricardo Terdulino de; Araújo, Aneide Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773540T3; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735967D0; Andrade, Adja Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895; Theóphilo, Carlos Renato; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777499E9Este estudo tem como objetivo principal verificar a representatividade dos custos com elaboração de material didático e custos com tutoria e instrução incorridos em uma instituição de ensino superior, localizada em território nacional, e que oferece um curso de graduação na área de educação na modalidade de EaD online. O propósito da medição desta representatividade dos custos foi de responder se estes são, entre outros, os custos relevantes incorridos pela instituição objeto de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório cujo procedimento metodológico adotado para o seu desenvolvimento, no que se refere a coleta, análise dos dados e os meios de investigação, é o estudo de caso, bem como a pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados encontrados indicam que os custos com elaboração de material didático e os custos com tutoria e instrução são relevantes, entretanto não são os únicos considerados como tal. Os custos envolvidos com aquisição e operação de softwares específicos constituem também um custo relevante. A estrutura dos custos pode ser alterada de acordo com o período analisado e de acordo com as características de sincronismo do curso oferecido. Verificou-se também que a tecnologia utilizada nesta modalidade de educação acaba gerando custos adicionais incorridos com profissionais de conhecimento específico em tecnologiaDissertação Impacto do racionamento nos resultados das empresas concessionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica: um estudo nas empresas privadas da Região Nordeste(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-10-31) Oliveira, Ridalvo Medeiros Alves de; Silva, César Augusto Tibúrcio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728712E6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737276A5; Araújo, Aneide Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773540T3Este trabalho verifica o impacto provocado pelo Programa Emergencial de Redução de Consumo de Energia Elétrica (racionamento) nos resultados das empresas privadas concessionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica situadas na Região Nordeste. Como o racionamento vigorou de junho de 2001 a fevereiro de 2002, os seus efeitos estão diluídos nos resultados apresentados pelas empresas no segundo semestre de 2001 e primeiro trimestre de 2002, com destaque para o último trimestre de 2001, quando foi instituída pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a receita de recomposição tarifária extraordinária, fruto do chamado Acordo Geral do Setor Elétrico pactuado entre o governo federal e as empresas do setor elétrico. Apresenta a estrutura de um setor elétrico genérico e uma revisão histórica do setor elétrico brasileiro abrangendo desde a época em que era controlado por empresas privadas, passando pelo período de estatização, por volta de 1960, e retornando ao controle da iniciativa privada em meados de 1990, sob uma nova estrutura de regulação. É feita uma explanação sobre os modelos de regulação econômica que o Brasil utilizou para o setor elétrico, com destaque para o price cap, que é o modelo vigente atualmente. Apresenta o processo de revisão tarifária prevista nos contratos de concessão assinados pelo governo federal e pelas empresas concessionárias, destacando suas duas etapas: o reposicionamento tarifário, que define o novo preço-teto, e o cálculo do fator X , que estabelece as metas de eficiência para as empresas. É feita uma apresentação do Programa Emergencial de Redução de Consumo de Energia Elétrica e do conseqüente Acordo Geral do Setor Elétrico, que deu origem à receita de recomposição tarifária extraordinária. Apresenta uma revisão conceitual sobre receitas, no que tange a conceitos, realização e reconhecimento. Apresenta um breve histórico das seis empresas que fizeram parte da amostra trabalhada. Analisando os históricos trimestrais de receita e de volume de energia vendida, foi possível concluir que o racionamento de energia alterou significativamente os resultados das empresas estudadas e que essa alteração foi mascarada pela medida contábil da receita de recomposição tarifária extraordináriaDissertação Investigação da rentabilidade de clientes: um estudo no setor hoteleiro do Nordeste(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2002-12-06) Leitão, Carla Renata Silva; Silva, José Dionísio Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/6766731996345028; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773767D6; Araújo, Aneide Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773540T3O presente estudo trata da rentabilidade de clientes, através de uma investigação no setor hoteleiro. Expõe a história da hotelaria e o seu ambiente de gestão, além da sua importância na sociedade e na economia, dado o grande crescimento do setor. Apresenta uma revisão bibliográfica sobre a mensuração da rentabilidade obtida com os clientes, dando ênfase às informações necessárias para a mensuração. Para extrair a realidade dos hotéis, efetua uma pesquisa de campo nos hotéis de médio e grande porte, localizados em cinco Estados do Nordeste brasileiro. A pesquisa objetiva investigar se a mensuração da rentabilidade individual de clientes é efetuada através de informações estruturadas, geradas nos sistemas de informação gerencial desses hotéis. A pesquisa revela que 81,6% da amostra estudada não avalia a rentabilidade individual obtida com seus clientes, enquanto 18,4% o fazem através de um sistema com informações estruturadas. Porém 85,8% dos hotéis, mesmo com algumas restrições, consideram importante a existência de um sistema eletrônico que forneça esse tipo de informação para uma decisão. Finalmente, conclui que as informações sobre a rentabilidade individual de seus clientes pode proporcionar uma boa oportunidade aos hotéis de rentabilizar as suas relações com estesDissertação O uso da informação contábil no setor sucroalcooleiro: um estudo nas indústrias de Alagoas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-06-06) Lima, Márcia Maria Silva de; Araújo, Aneide Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773540T3; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130617D1; Silva, José Dionísio Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/6766731996345028; Souza, Marcos Antonio de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778665D8Este estudo tem como objetivo a discussão e reflexão sobre a forma como as informações contábeis na área gerencial são utilizadas pelas indústrias sucroalcooleiras, localizadas no Estado de Alagoas, visando identificar se aquelas atendem às expectativas dos gestores no processo de tomada de decisão. Diante do universo de 27 (vinte e sete) empresas cadastradas no banco de dados do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas SINDAÇÚCAR AL, foram coletados 14 (quatorze) questionários que deram suporte à presente pesquisa classificada como exploratória e descritiva. A junção desses dois tipos de pesquisa resultou na análise quantitativa e perceptiva da utilização das informações contábeis no processo de tomada de decisão dos gestores das indústrias sucroalcooleiras de Alagoas. Os resultados demonstrados nesta pesquisa indicam que, apesar dos gestores considerarem relevantes as informações na área de custos, os mesmos não as utilizam no processo decisório. Os relatórios emitidos pela contabilidade são apenas de natureza financeira, tais como balanços, demonstração do resultado do exercício, fluxo financeiro, entre outros. O grau de importância que os gestores dão à informação contábil e o tipo de informação que utilizam no processo decisório não indicam que eles utilizam a contabilidade em nível gerencial. A análise estatística dos dados coletados permite inferir que as informações fornecidas pela contabilidade são consideradas importantes, porém são pouco utilizadas no processo de gestãoDissertação Utilização de indicadores financeiros e não-financeiros na gestão de hotéis no Rio Grande do Norte: um estudo sob a ótica do Balanced Scorecard(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-10-24) Celestino, Maxwell dos Santos; Silva, José Dionísio Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/6766731996345028; ; Araújo, Aneide Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773540T3; Kassai, José Roberto; ; http://lattes.cnpq.br/8702514218064299Esta Pesquisa é resultado de uma investigação relacionada aos aspectos que devem ser abordados na utilização de indicadores financeiros e não-financeiros para fins de avaliação do desempenho dos hotéis de médio e grande porte do Estado do Rio Grande do Norte, buscando oferecer uma contribuição ao estudo in loco de tais práticas de avaliação. Destacando o segmento hoteleiro como um dos mais importantes no cenário econômico atual. Utiliza como referencial conceitual o Balanced Scorecard, enfatizando, esta teoria como uma contribuição original à literatura de contabilidade gerencial, por repensar temas antigos, mostrando os pontos que estavam esquecidos ou mal interpretados, mostrando como podem ser aplicados aos tempos modernos, para atender às exigências impostas pelo ambiente mais competitivo para as empresas, aumentando a compreensão do tema vinculação entre estratégia e operação . O Objetivo da pesquisa é investigar se a gestão hoteleira dispõe de um sistema estruturado ou não de informações sobre a avaliação de desempenho. Como resultado da pesquisa é revelada a existência de avaliação de desempenho utilizando indicadores variados como: lucro contábil utilizado juntamente com o EVA/MVA, redução do tempo de ciclo, gestão da qualidade total, reengenharia, missão, visão, medidas estratégicas, feedback, risco, redução de custos/melhoria de produtividade, crescimento e mix de receitas, retenção/captação/satisfação e lucratividade de clientes, medidas de tempo e espera, qualidade do processo, custo dos processos, capacidades dos funcionários, sistemas de informação, motivação, empowerment e alinhamento. Conclui que a utilização dos conceitos oriundos do Balanced Scorecard pode contribuir com informações mais relevantes para o gerenciamento dos hotéis