Programa de Pós-Graduação em Educação, trabalho e Inovação em Medicina
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação, trabalho e Inovação em Medicina por Autor "Amurrio, Reyes David Acsama"
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Dissertação Uso de estimulantes cognitivos por estudantes de medicina(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-31) Amurrio, Reyes David Acsama; Lucena, Eudes Euler de Souza; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; http://lattes.cnpq.br/5739591054688707; Morais, Hecio Henrique Araújo de; https://orcid.org/0000-0002-6450-1483; http://lattes.cnpq.br/9568109998934778; Lima, Álvaro Marcos PereiraIntrodução: Os cursos de medicina exigem níveis altos de dedicação e trabalhoecada estudante lida de forma diferente com a carga de estresse imposta nocotidianoacadêmico. Nos últimos anos, vários estudos vêm sendo realizados, embora deformaincipiente e poucos conclusivos, sobre o uso de psicoestimulantes entre estudantesdeMedicina no Brasil. Objetivos: O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos dousodeestimulantes cognitivos por estudantes de medicina e dentre os objetivos específicos:Caracterizar os estudantes de medicina segundo as variáveis sociodemográficas, identificarosprincipais estimulantes cerebrais utilizados pelos estudantes, relacionar o consumodepsicoestimulantes com a saúde em geral dos acadêmicos. Método: A amostra foi dotiponãoprobabilístico, por conveniência, composta estudantes do Curso de Medicina da EMCM. Paraa coleta de dados, foi utilizado um questionário padronizado, de autopreenchimentoecomquestões objetivas. Resultados: A amostra constitui-se de (n=51) alunos participantesdapesquisa uso de estimulantes cognitivos por estudantes de medicina. Constatou-se quehouvebaixa prevalência do uso dos ansiolíticos e anfetamínicos. Conclusão: Na pesquisa realizadaentre os estudantes de medicina da UFRN não foi possível corroborar a maioria dos estudosanalisados, constatou-se que parte substancial declararam não fazer o uso de estimulantescerebrais.