PPGCS - Doutorado em Ciências Sociais
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Navegando PPGCS - Doutorado em Ciências Sociais por Autor "Almeida, Cristiane Maria Galdino de"
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Tese A salvação cultural no ensino de música em projetos sociais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-21) Araújo, Andersonn Henrique Simões de; Santana, Gilmar; https://orcid.org/0000-0002-7048-5192; http://lattes.cnpq.br/2957801541347646; http://lattes.cnpq.br/2503613615366209; Paiva, Irene Alves de; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Alves, Maria Lucia Bastos; Almeida, Cristiane Maria Galdino de; Kleber, Magali OliveiraPaisagens urbanas frequentemente refletem a desigualdade socioeconômica dos grandes centros, exacerbada pela presença de cartéis de drogas que exploram crianças e adolescentes. Enquanto isso, ações públicas buscam promover transformações que muitas vezes inadvertidamente intensificam os desafios sociais. Nesse cenário, destacam-se iniciativas notáveis, como as orquestras infantis e juvenis, como a do Projeto Ilha de Música na Comunidade da África, em Natal. Fundada em 2006, o Projeto surgiu como iniciativa para enfrentar através de ações educativo-musicais a cooptação de crianças pelos cartéis. A partir desse contexto, esta tese objetiva compreender a dinâmica da Salvação Cultural, S.C, presente no referido projeto. A S.C. é um instrumento de aproximação e interpretação das experiências musicais, portanto, pesquisou-se como ela fez parte da experiência formativa de um modo de vida social e manifestou-se durante o percurso de vida dos (ex)participantes do Projeto. A S.C. é um tipo ideal que herda da religião os aspectos metafísicos, ritualísticos e transformadores. Seus elementos estão presentes no ensino para pessoas das classes populares, contudo não resumidos a essas. Há um movimento direcional: dos salvos para os candidatos à salvação. Os salvos são aqueles que possuem um determinado tipo de cultura, como professores e músicos. Os candidatos à salvação são os aprendizes, em projetos sociais, e/ou sujeitos em vulnerabilidade e/ou risco social que podem viver em bairros, comunidades e vizinhanças ditas “perigosas”. A tese utilizou referências nas áreas das Ciências Sociais e da Sociologia da Educação Musical. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas, atividades de campo e pesquisa etnográfica junto a ex-alunos, professores e moradores da Comunidade da África. A investigação revelou que o surgimento da Salvação Cultural dependeu de duas condições: materiais e culturais (kultur). Em relação às condições materiais, estudou-se os processos e as repercussões da colonização nas terras norte-rio-grandenses, que marginalizaram e vulnerabilizam os descendentes de afro-ameríndios. Esse processo histórico contribuiu significativamente para o desfavorecimento socioeconômico da população que residia na Comunidade da África. Quanto à condição cultural, examinou-se a influência da herança religiosa na cultura que se manifestou em três elementos significativos na Educação Musical: O Véu Metafísico do Poder da Música que compreendeu a percepção desta como uma força transcendental, a Ordem Ritualística vinculada a uma abordagem estruturada para práticas musicais, e a Transformação, ou seja, a crença da capacidade da Música de conduzir transformações pessoais e sociais. A interpretação dos dados levou à formulação de três arquétipos que influenciaram significativamente as práticas na Ilha de Música: os encantados, os presentes e os desviados/perdidos. Esses arquétipos (também tipos ideais) serviram como pontos fundamentais para entender as dinâmicas e nuances da Educação Musical no contexto da Comunidade da África, lançando luz sobre as diversas perspectivas e experiências de ex-alunos, parentes de alunos e demais moradores.