PPGCS - Doutorado em Ciências Sociais
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Navegando PPGCS - Doutorado em Ciências Sociais por Autor "alineguimaraes@hotmail.com"
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Tese 1930, a Paraíba e o inconsciente político da revolução: a narrativa como ato socialmente simbólico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-07-10) Bezerra, Dinarte Varela; Lindozo, José Antonio Spinelli; ; ; Zaidan Filho, Michel; ; http://lattes.cnpq.br/4235585448589376; Musse, Ricardo; ; Oliveira, João Emanuel Evangelista de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.comEste trabalho argumenta em defesa do inconsciente político da Revolução de 1930, tese que, necessariamente, passa pela relação que sociedade paraibana mantém com esse seu passado e como este passado através da narrativização alcança na atualidade a liberação de uma verdade reprimida e oculta. E mais, como a parcialidade ideológica gerou o ressentimento político sob a forma do pensar dos adversários na perspectiva do bem e do mal, revelando a contradição social insolúvel da revolução. Esse processo abrange as variadas formas de narrativas, dos produtos da cultura de massa à produção literária, e sob a perspectiva metodológica apontada por Fredric Jameson, todos os textos literários ou culturais podem e devem ser lidos como resoluções simbólicas de verdadeiras contradições políticas e sociais. No caso da Paraíba, teremos resoluções que visam a verdade sobre: os motivos que causaram a morte de João Pessoa, a adulteração e publicidade da correspondência amorosa entre João Dantas e Anayde Beiriz, o oficialmente declarado suicídio de João Dantas o homem que assassinou João Pessoa; acontecimentos esses que relacionam a Paraíba à Revolução de 1930Tese Assistência a mulher com câncer de mama em um cenro de referência no Estado da Paraíba(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-27) Santos, Joselito; ; GICO, V. V.; ; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Barros, Denise Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6607056840278610; Medeiros, Robson Antão de; ; http://lattes.cnpq.br/4135876849409471Estuda-se a assistência a mulheres com câncer de mama, em um Centro de Referência da Paraíba, indagando-se como se dá a assistência em oncologia, oferecida por um Hospital- Escola, que o mantém através do Sistema Único de Saúde (SUS). O câncer de mama exige organização institucional, provimento de recursos materiais, humanos e financeiros, demandando ao sistema de saúde assistência eficiente e com novas tecnologias que possibilitem o acesso da população aos serviços médicos especializados, mas nem sempre consegue garantir esses serviços, nem os direitos que a legislação conferiu à população, inibindo a adequada relação entre sistema de saúde, profissional e paciente. Discute-se o tema em uma visão transdisciplinar do conhecimento, tendo como referencial teórico aportes de autores clássicos e contemporâneos das ciências humanas e sociais em saúde e, como estratégia de pesquisa empírica, a entrevista estruturada. Delimitaram-se como objetivos: identificar como é realizada a assistência a mulheres com câncer de mama em um Centro de Referência em Cancerologia, no município de Campina Grande, PB, identificando suas dificuldades e satisfação com a assistência recebida; elaborar o perfil das mulheres com câncer de mama assistidas nesse Centro; conhecer seus antecedentes ginecológicos e obstetrícios, estilos de vida, faixa etária e estágio da doença quando iniciou o tratamento; verificar seus conhecimentos acerca dos seus direitos e quais os benefícios recebidos. A maioria das mulheres encontrava-se na faixa etária entre 40 e 59 anos (63,1 %), correspondente à faixa de risco para desenvolvimento do câncer de mama. Quanto à ocupação, 38,3 % eram do lar e 30,1 % aposentadas, cuja renda familiar se concentrava entre aquelas que ganhavam menos de um salário e um salário mínimo (58,2 %). Essa população era constituída em sua maioria por mulheres casadas (60,2 %), com nível de escolaridade mais frequente no ensino fundamental incompleto (27,6 %) e fundamental completo (24,1 %), perfazendo um total de 51,6 %. Constatou-se que a maioria das mulheres mostrou-se satisfeita com a assistência recebida, observando-se que um mínimo de cuidado lhes foi suficiente para definir essa satisfação, embora se perceba que o acesso ao sistema de saúde não garante as condições ideais para a atenção de que necessitam; constatase que a disponibilidade de serviços e de atendimento é vista (na cultura local) como favor e não como direito. Observa-se ainda que apenas 30 % das mulheres mencionaram conhecer os seus direitos, sendo os mais citados o auxílio doença (13 %), o medicamento (13 %) e o tratamento (12 %), que se apresentam como a tríade mais importante para o enfrentamento da doença, e em torno dos quais mais se foca a assistência às mulheres no âmbito da assistência oncológica. Conclui-se que a condição de mínimo existencial das usuárias de uma unidade pública de saúde e a condição de pertencimento a um baixo estrato social foram variáveis que influenciaram a satisfação das entrevistadas com relação à assistência recebida, mas não se pode negar a importância do Centro de Referência para a assistência às mulheres com câncer de mama para toda a região, bem como a necessidade de se ampliar o olhar em torno da política de assistência oncológica no âmbito localTese Barreiras de sobrevivência: angústias e dilemas de jovens infratores pós-institucionalização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-12-08) Evangelista, Dalmo de Oliveira; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; Matos, Aécio Marcos de Medeiros Gomes de; ; http://lattes.cnpq.br/6887946898491656; Prestes, Emília Maria da T.; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781292A0; Lindozo, José Antonio Spinelli;O estudo analisa, criticamente, os efeitos das políticas públicas, executadas pela Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC/RN), junto aos adolescentes, de ambos os sexos, autores de atos infracionais, em cumprimento, por determinação judicial, da medida socioeducativa de internação , identificando as contradições que perpassam a compreensão e tratamento da questão. Objetiva investigar quais as chances que têm os jovens egressos, com passagem pelo Centro Educacional Pitimbu (CEDUC Pitimbu) e pelo Centro Educacional Pe. João Maria (CEDUC Pe. João Maria), de se tornarem sujeitos no exercício de sua cidadania. A metodologia adotada é a história oral de vida (MEIHY, 2005) dos jovens egressos das instituições referidas, no período 2002/2005, permitindo ao pesquisador o acesso aos sujeitos investigados, diretamente nos locais onde residem, na atualidade, e possibilitando a reconstituição de sua história de vida, a partir de entrevistas semi-estruturadas. Os depoimentos dos jovens entrevistados foram agrupados e analisados a partir das seguintes categorias de análise: o egresso e a família, o egresso e a escola, o egresso e a comunidade, o egresso e o trabalho, o egresso e o CEDUC, o egresso e a vivência infracional. Os resultados sinalizam que, a despeito dos avanços na legislação brasileira para o setor, as ações promovidas por essas instituições, em geral, só têm produzido conseqüências inócuas e estigmatizadoras, evidenciando que, em essência, elas carregam no seu interior contradições que, no fundo, correspondem aos interesses do sistema dominante e de uma sociedade que, utilizando mecanismos de política social, ainda privilegia o controle e a repressão. E, assim, enquanto essas ações permanecerem incapazes de produzir alterações significativas nas condições de existência dos jovens que cumprirem medida socioeducativa privativa de liberdade, é possível afirmar que são mínimas as chances de eles se tornarem sujeitos autônomos, numa sociedade que, preferindo a sua punição, lhes nega, obstinadamente, acesso aos seus direitos básicos. Na abordagem teórica, o pesquisador dialoga com autores como Foucault, Goffman, Bourdieu, Offe, Bauman, Boaventura Santos, Takeuti, Germano, Ariès, Wacquant, entre outros. Palavras-chave: Adolescentes infratores. Medidas socioeducativasTese Brincar, atividade humana e ferramenta pedagógica no contexto escolar da região metropolitana de natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-18) Estácio, Mércia Maria de Santi; Clementino, Maria do Livramento Miranda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783271Y9&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/8558751183456006; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Aguirre, Moisés Alberto Calle; ; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460; Brandão, Isabel Cristina de J.; ; http://lattes.cnpq.br/7700739968324140; Silva, Lenina Lopes Soares;Versa esta tese sobre o uso de ferramentas pedagógicas pautadas no brincar e no lúdico em escolas públicas municipais da Região Metropolitana de Natal (RMN), contribuindo para o ensino e a aprendizagem dos alunos da educação básica nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Partimos do pressuposto de que o brincar seja uma atividade/necessidade humana, implicando, portanto, no desenvolvimento adequado das crianças nos aspectos físico, psíquico, biológico, cultural, social e histórico. Consideramos a mediação exercida pelo professor em sala de aula, bem como a afetividade existente entre docente e discente, condições sine qua non para que o processo de ensino e de aprendizagem se concretize. Em termos teóricos, colaboraram os seguintes autores: Paulo Freire, com sua visão dialógica; Lev S. Vygotsky, que afirma que aprendemos e por isso nos desenvolvemos; Pierre Bourdieu e o seu conceito de habitus, compreendido como algo incorporado e, como tal, processual, e do capital cultural que precisa ser alimentado e (re)significado na escola; Luiz Pereira, Bernard Lahire e Gilles Brougère, além de outros autores que trouxeram suas contribuições teóricas. O campo empírico da pesquisa foi composto pela Escola Municipal Professor Ulisses de Góes, situada no bairro de Nova Descoberta, em Natal, e da Escola Municipal José Horácio de Góis, localizada na comunidade de Guanduba, em São Gonçalo do Amarante, município da Região Metropolitana de Natal (RMN). Utilizamos como metodologia a pesquisa-ação-colaborativa como possibilidade de participação efetiva dos sujeitos da pesquisa, imputando-lhes voz e atuação no processo, e não apenas considerando-os como observadores. Os resultados encontrados sinalizam a eficácia das ferramentas pedagógicas pautadas no brincar e no lúdico para a aprendizagem dos alunos, mas que por si só não são capazes de resolver todos os problemas da escola. Assim, outros encaminhamentos precisam ser assegurados, como o planejamento das ações a serem desenvolvidas na escola e na sala de aula, orientação pedagógica sistematizada para o corpo docente, participação/envolvimento da família na vida escolar dos alunos, dentre outras ações que necessitam ser ponderadas para que a educação cumpra seu papel e promova a emancipação do sujeito, pois, na perspectiva libertadora freiriana, a leitura de mundo precede a leitura da palavra"Tese O compromisso político do serviço prestado pela Fundação Bradesco na cidade de João Pessoa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-02-28) Costa, Silvana Medeiros; Beaugrand, Eleonora Bezerra de Melo Tinoco; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787141J1; ; http://lattes.cnpq.br/0674715665942990; Nascimento, Maria de Fátima Melo do; ; http://lattes.cnpq.br/1186968921533068; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Soares, Maria de Lourdes; ; http://lattes.cnpq.br/3715441120385015; Lindozo, José Antonio Spinelli;Neste trabalho analisamos o compromisso político do serviço social prestado pela Fundação Bradesco na cidade de João Pessoa. A Fundação é uma instituição privada de interesse público que presta um serviço social para populações de baixo poder aquisitivo em todo o Brasil. A Fundação é uma das mais antigas iniciativas empresariais no ramo do que hoje se denomina Responsabilidade Social Empresarial. Esta tese elege como marco teórico o pensamento de autores que problematizam o compromisso político dos empresários que atualmente investem em ações sociais. Parte do pressuposto de que os empresários socialmente responsáveis devem nortear seus investimentos pelos princípios da democracia social, para que todos desfrutem da liberdade social dos cidadãos, pela garantia dos direitos e a formação política dos atores sociais. Metodologicamente fizemos uso da análise documental, adotando uma abordagem qualitativa para analisar o Projeto Pedagógico da Fundação, e da fenomenologia para analisar o perfil social dos seus alunos. A análise do Projeto Pedagógico, bem como da postura dos alunos frente à vida, revela que a Fundação Bradesco está comprometida com a eficácia social de seus educandos. A proposta educativa da organização contempla os elementos necessários à formação dos jovens para a cidadania participativa. Os depoimentos dos jovens revelam que eles desenvolveram a identidade de projeto, tornando-se capazes de participar do processo de transformação política de nosso tempo. Os resultados encontrados indicam que a Fundação Bradesco garante alguns dos direitos sociais básicos para o desenvolvimento saudável das crianças que lá estudam, e uma educação de qualidade em que são contempladas formação técnica e políticaTese Da compreensão novas viagens de Gulliver(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-04-24) Knobbe, Margarida Maria; Almeida, Maria da Conceição de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; ; http://lattes.cnpq.br/2170637542945654; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0; Carvalho, Edgard de Assis; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780806E2; Nogueira, Maria Aparecida Lopes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787960U2Tendo como operador cognitivo o livro As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, a tese, escrita no formato de um diário de bordo, vai desvendando pistas para uma arqueologia da compreensão, além de problematizar as interconexões entre comunicação e compreensão no atual processo de planetarização. Em seguida, realiza alguns ensaios que problematizam a ética, a ciência e a condição humana, sob inspiração do Parlamento das Coisas, sugerido por Bruno Latour, onde estão presentes, simetricamente, as ciências, os cientistas, as políticas, as naturezas, as culturas e as sociedades. Para tal aventura, são agenciadas idéias de pensadores de diversas áreas do conhecimento, como Edgar Morin, Henri Atlan, HansGeorg Gadamer, Isabelle Stengers, David Bohm, Maria da Conceição de Almeida, Cremilda Medina, María Zambrano, Michel Serres, Boris Cyrulnik, entre outros. Letras de música, registros literários e cinematográficos servem de pontos de apoio para a contextualização da narrativa dessa viagem que comporta não somente a compreensão da complexidade do ser humano, mas também a compreensão das condições em que são forjadas as mentalidades e praticadas as ações. Assim, toda compreensão é uma viagem sem fim: chega a alguns portos, se reabastece e volta a partir. Toda compreensão é pontual, parcial, provisória, lacunar e inacabadaTese Dores e cores nas mal traçadas linhas dos devotos do Padre Cícero: as trocas linguísticas instauradas entre o discurso eclesial e o discurso epistolar dos romeiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-26) Ribeiro, Maria das Graças de Oliveira Costa; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6; ; http://lattes.cnpq.br/0676840745158263; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Alves, Maria Lúcia Bastos; ; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; Silva, Irene de Araújo Van Den Berg; ; http://lattes.cnpq.br/6130987016963937; Mello, Beliza áurea de Arruda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790357D0Este estudo ocupa-se em analisar as cartas que os devotos enviam para o patriarca religioso, padre Cícero, verificando como se constitui a relação das trocas linguísticas entre os romeiros e o padre Cícero através da emissão de cartas; e, entre a Igreja e os romeiros, através das homilias proferidas a esses devotos, focalizando os apelos ali contidos, para, a seguir, traçar um parâmetro entre as necessidades contidas nas cartas e o discurso religioso dos agentes eclesiais nas celebrações litúrgicas, tendo em vista a demanda social e religiosa do mercado em questão. Os nossos propósitos residiram em entender as causas que levam a produção das cartas pelos devotos, detendo-nos nas súplicas de intercessão ao padre Cícero. Por fim, verificar e compreender como se dá o processo de inter-relação entre o discurso escrito dos devotos e o discurso clerical, no que se refere ao atendimento dessa demanda, observando, sobretudo, o jogo de força nesse campo religioso, fundamentados nos postulados de Pierre Bourdieu (2008), ao conceber o ato comunicativo como trocas linguísticas, ultrapassando o caráter decifrável do signo e consequentemente do discurso, bem como da força interativa da letra e da voz defendida por Paul Zumthor (2010) e o discurso em Bakhtin (2006). Quanto à composição do corpus, foram determinadas, como universo de investigação, as cartas dos romeiros, enviadas ao padre Cícero, depositadas no seu próprio túmulo, como também na Igreja do Horto em Juazeiro do Norte-CE; além das pregações religiosas destinadas aos romeiros, no decorrer das missas em tempo de romariaTese Eloy de Souza: uma interpretação sobre o nordeste e os dilemas das secas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-08-07) Filgueira, Maria Conceição Maciel; Lindozo, José Antonio Spinelli; http://lattes.cnpq.br/9350730732828072; Germano, José Willington; alineguimaraes@hotmail.com; Araujo, Douglas; http://lattes.cnpq.br/7540457939728581; Mendes, Benedito Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/1770891942535885Estuda-se o pensamento de Eloy de Souza (1873-1959), que deixou uma produção intelectual significativa no âmbito jornalístico, cultural e político sobre o Nordeste e os dilemas das secas. Através do método de análise de conteúdo, investiga-se o discurso jornalístico e literário, buscando compreender a elaboração e/ou reiteração de categorias, de representações e de valores; verifica-se como se deu a constituição do pensamento político e quais as principais vertentes; analisa-se o discurso parlamentar, presente em intervenções no plenário, participação em comissões e em projetos, particularmente na área temática das secas. Constata-se que sua obra é construída numa perspectiva política e ideológica inserindo interesses daburguesia latifundiária e comercial nordestina e dos seus estratos políticos, no interior do bloco histórico de poder agrário-industrial que tem como foco de irradiação a "região" do café representada politicamente pelas oligarquias paulista e mineira. Nesse sentido, emergem duas categorias cruciais: assecas e o sertanejo, como a síntese do homem nordestino e brasileiro, com sua capacidade de resistência e adaptação e esforço criador num ambiente adverso, que Eloy de Souza passou a inserir no discurso político. Porém, a visão que passa do sertanejo sofredor , expressa idealização de um estilo de vida que corresponde a uma dominação tradicional, a qual pretende que seja reproduzida. Embora buscasse a solução para a seca através da modernização da economia mediante a adoção de métodos avançados como a irrigação, sua preocupação voltava-se para a conservação da hegemonia política econômica e cultural dessa elite. Assim, a inquietação com o processo de integração dos setores subalternos, justifica seu discurso consensual, harmônico como intelectual orgânico da burguesia agrário comercial, do Nordeste brasileiroTese Os embates entre ciência e política na experiência parlamentar de Josué de Castro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-28) Menezes, Anna Waleska Nobre Cunha de; Lindozo, José Antonio Spinelli; ; ; http://lattes.cnpq.br/9758999039290724; Oliveira, João Emanuel Evangelista de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Soares, José Arlindo; ; http://lattes.cnpq.br/1285985672724279; Silva, Tânia Elias Magno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700232Z6Este estudo se propôs conhecer como Josué de Castro, nos dois mandatos de deputado federal, participou do debate político-ideológico brasileiro da década de 1950. Para Isso, pesquisou os 61 discursos proferidos no plenário da Câmara dos Deputados e seus 14 projetos, analisando-os enquanto documentos históricos que relatam uma experiência, categoria central que possibilita o amálgama entre o sujeito e sua época, na qual irrompem as possibilidades de constituição de novas práticas sociais. Unidade entre ação e reflexão, a experiência de Castro no parlamento brasileiro se deu com base em um fluxo anterior de experiências no campo político-institucional e científico. Juntamente com sua trajetória pessoal, o cenário político intelectual da época foi outra variável considerada no primeiro capítulo deste trabalho. No segundo capítulo fez-se uma análise dos 32 discursos e projetos do primeiro mandato de Josué de Castro, agrupando-os por afinidades temáticas. Os 43 referentes ao segundo mandato foram discutidos no terceiro capítulo, restado às considerações finais responder os objetivos da pesquisa: Quais os principais interlocutores? Quais os seus posicionamentos políticos? Quais os pontos de ruptura e continuidade na sua trajetória política? Josué de Castro falava para o Estado brasileiro, diretamente para o presidente, alguns ministros e para a SUDENE, a ONU aparece de modo indireto, por meio do relato de suas participações. O seu posicionamento político foi de um nacional-desenvolvimentista que abraçou as causas da autodeterminação dos povos, antiimperialismo, Reforma Agrária e planejamento regional, fortemente inspirado, por Celso Furtado e San Tiago Dantas. Muitas vezes Castro mesclava terminologias marxistas com liberais, apoiando-se em diversas matrizes ideológicas para sustentar sua luta maior de combate à fomeTese Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-26) Alves, Antônio André; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0; ; http://lattes.cnpq.br/8263951184042849; Silva, Gustavo de Castro da; ; http://lattes.cnpq.br/8544052996023384; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0; Tavares, Otávio Augusto de Araújo;Este trabalho objetiva demonstrar que o Princípio esperança, sistema filosófico arquitetado pelo pensador alemão Ernst Bloch, no qual a esperança assume caráter ontológico, oferece suporte cognitivo que possibilita a superação do vazio imposto pelo niilismo na atualidade, principalmente no campo da educação. Mas, enquanto oferece suporte cognitivo, por sua vez também não deixa de apresentar uma carência suprida por uma proposta educacional que se alicerça em um ainda-não-ser consciente. Uma educação voltada para a esperança tem como imprescindíveis esses quatro pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a ser; aprender a viver juntos e, sobretudo, a se arrojar nos mares da incerteza. Em tempos nos quais a escola é uma transmissora de certezas, em detrimento das incertezas, a educação não pode ver sepultada a noção do imprevisível e do imensurável, tampouco da necessidade de buscar meios que possibilitam melhor entendimento dos aspectos relacionados ao ainda-não-ser. Os elementos teórico-metodológicos utilizados traçam um corpus através de um processo interativo no qual camadas adicionais de textos são submetidas à análiseTese Escrever o movimento: o cinema itinerante como reinvenção de uma estética do viver(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-04-11) Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; ; http://lattes.cnpq.br/5008016804933601; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6; González, Fredy Enrique; http://lattes.cnpq.br/4034449429973970; Knobbe, Margarida Maria; ; http://lattes.cnpq.br/2170637542945654A tese parte do pressuposto de que o cinema oferece a imensa capacidade de entrelaçar de forma complexa realidade e imaginação. Com isso, sugerimos que, tal qual uma "escola de vida", conforme acepção de Edgar Morin (2003), o cinema, por meio de suas produções e exibições, pode ser capaz de operar um movimento de reinvenção de uma estética do viver no espaço do improvável. Daí surge a pergunta: como um fenômeno artístico, estético e imagético pode realizar tal movimento? Tomando por base o roteiro de vida do personagem da vida real José Isaias de Lucena Filho, mais conhecido por Zezeco, encontramos pistas dessa reinvenção. Morador de uma pequena cidade do interior do estado do Rio Grande do Norte chamada Ouro Branco, na década de 1960, deslocou-se para o centro-sul do Brasil e retornou a seu lugar de partida, trazendo consigo a ideia de trabalhar projetando filmes. De maneira singular e plural, esse sujeito assumiu o risco e a incerteza de afrontar determinismos sociais, climáticos e culturais para propor novas simbolizações por meio do cinema itinerante. A presença da sétima arte em pequenas cidades de hábitos rurais marcadas pela miséria, fome, descaso, coronelismo político e intempéries climáticas, alterou cenários, atualizou mitos e proporcionou novas interações entre os sujeitos. Zezeco entrou nas cifras do êxodo rural e migrou para o Rio de Janeiro, mas seu êxodo foi cinematográfico, porque serviu de base para a inserção de efeitos especiais fantásticos e poéticos em roteiros de vidas imersas no trivial e no contingente. Tal qual um cinematógrafo vivo, capturou o cenário cultural efervescente do Rio de Janeiro e o projetou na pequena Ouro Branco e em outras cidades do interior do Rio Grande do Norte e Paraíba. Atribuiu, assim, um novo uso à vida de seu lugar de partida e de retorno. Atuou na ambiguidade, ambivalência e complexidade entre o sapiens e o demens; real e imaginário; prosa e poesia da vida; razão e paixão; racional e simbólico; lógico e mítico. O escopo da pesquisa contempla entrevistas, memória, registros manuscritos e fotografias de acervo particular de moradores da cidade de Ouro Branco-RN. Como referenciais teóricos principais, nos valemos das obras de Edgar Morin sobre cinema e de outros autores, como Giorgio Agamben e Maria da Conceição de Almeida, que esgarçam a compreensão sobre o entrelaçamento de realidade e imaginação, vida e ideiasTese Extensão universitária e formação cidadã: a UFRN e a UFBA em ação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-12-21) Toscano, Geovânia da Silva; ; GICO, V. V.; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Lima, Hermano Machado Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779318A3; Melro, Maria Clara Barretto de Freitas; ; http://lattes.cnpq.br/4065821452608751; Lindozo, José Antonio Spinelli; ; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.comParte-se da compreensão de Universidade como um campo científico permeado de escolhas, conflitos e lutas internas e externas, em suas dimensões histórica e temporal, propondo-se compreendê-la em sua natureza institucional. Historicamente, a Universidade vem respondendo a demandas da sociedade, configurando em momentos de crise de institucionalidade, de hegemonia e de legitimidade. Tais crises aprofundam-se no contexto da globalização hegemônica, mas, ao lado desta, emergem experiências no campo da globalização alternativa. Daí advém os seguintes desafios, considerados, neste trabalho, como questões a responder: Como a Universidade Pública Brasileira poderá atuar numa perspectiva de formação cidadã, interagindo com a sociedade na qual está inserida? Como se poderá vislumbrar caminhos alternativos para a Universidade enfrentar desafios e para conquistar a sua legitimidade? Discute-se a Extensão Universitária como uma das alternativas para tais Universidades enfrentarem suas crises e desafios, na medida em que possibilita o diálogo com a sociedade em seu entorno, promovendo a formação cidadã. Tem-se como objetivo compreender e interpretar a Extensão Universitária em sua prática efetiva nas comunidades em que as experiências foram desenvolvidas, analisando-se duas práticas de extensão universitária na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Federal da Bahia, através da interpretação da participação de professores, alunos e comunidade nos dois Programas: Saúde e Cidadania (SACI/UFRN) e Atividade Curricular em Comunidade (ACC/UFBA), no período de 2001 a 2005. Busca-se no diálogo, com os participantes envolvidos, conhecer as experiências e como estas contribuem para a compreensão de Universidade com suas funções voltadas para a formação cidadã. Como procedimentos metodológicos, analisa-se a documentação das experiências, complementadas por entrevistas semi-estruturadas, envolvendo 51 sujeitos nos dois Programas, para apreender a história e compreender a participação dos alunos, professores e integrantes das comunidades, em Natal/RN e Salvador/BA. Para apresentação das vozes dos participantes, cria-se diálogos temáticos, mapeando expressões que surgiram nas falas dos Pró-Reitores de Extensão e Pró-Reitor de Graduação, alunos, professores e participantes das comunidades envolvidas, identificando-as em movimentos criativos e cheios de significados, dentre elas: vivência e ação; interação e diálogo; identidade e prática solidária; generosidade e responsabilidade; cidadania e condição humana; saber contextual e crítico. Estas práticas e sentimentos traduzem bem a participação dos sujeitos envolvidos, dialogando sobre a compreensão de Universidade e Extensão Universitária voltada para a formação cidadã. Conclui-se que estas experiências contribuem para pensar uma Universidade atuante, dialogando com os interesses da comunidade, sem perder sua autonomia, formando profissionais responsáveis, solidários e cidadãos, agindo na construção de um conhecimento que possa colaborar na superação da crise de legitimidade, desenvolvendo experiências inseridas na globalização alternativa, contra-hegemônica, uma vez que contemplam ações para a superação das desigualdades sociais, na luta pela emancipação social dos sujeitos participantesTese Identidade e participação da comunidade rural nos processos de desenvolvimento local:desafios e competências do regulado de Nhambita-Moçambique(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-25) Nguiraze, André Camanguira; Pontes, Beatriz Maria Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787705J5; ; http://lattes.cnpq.br/7434382622833429; Oliveira, João Emanuel Evangelista de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Silva, Anieres Barbosa da; ; http://lattes.cnpq.br/8641112963259245; Lima, Luiz Cruz; ; http://lattes.cnpq.br/3963477184629562A presente tese define-se como uma reflexão sobre os mecanismos de expressão e inserção do homo situs na governança participativa de Moçambique. Para uma melhor compreensão desse fato social estabeleceu-se uma periodização que abrangeu o declínio do colonialismo à época da independência, proclamada em junho de 1975, a guerra civil que perdurou ao longo de 16 anos e o período do Estado democrático, posteriormente, instituído. Para tanto, procurou-se compreender os mecanismos e fracassos da participação do homo situs nos projetos de desenvolvimento local que absorveram as necessidades e problemas desses camponeses, não mobilizando as habilidades e competências sociais dessas comunidades. Seria imprescindível para o homo situs uma prática democrática genuína que envolvesse uma cultura política fundamentada na construção social dos territórios do homem tradicional que se caracterizasse por ser processual e histórica, encontrando na participação o seu maior fundamento. É nesse contexto que seria desejável que o desenvolvimento comunitário em Moçambique contemplasse e respeitasse as escolhas do homo situs. Para este propósito, seria fundamental a coerência entre a teoria e a prática, que constrói e reconstrói, continuamente a competência dos camponeses, facilitando a possiblidade de realização das suas aspirações primordiais. Na pesquisa ficou evidente que não há um processo contínuo de participação das comunidades rurais, as quais aparecem como participantes, apenas, no momento da operacionalização das atividades. Portanto, mesmo tendo a participação das comunidades prevista na lei, com previsão de momentos de discussão e condições necessárias para tanto, o Estado não conseguiu estabelecer um processo contínuo de diálogo democrático com as populações tradicionais, bem como não logrou organizar, devidamente, bases informacionais precisas que ajudassem a resolver os problemas da zona rural. Tais fatos acarretaram entraves ao processo de conquista dos direitos humanos e civis das comunidades tradicionaisTese O Jeito nordestino de ser globalizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-03-21) Nepomuceno, Cristiane Maria; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/0748124074595378; Nogueira, Maria Aparecida Lopes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787960U2; Silva, Tânia Elias Magno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700232Z6; Almeida, Maria da Conceição de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Gico, Vania de Vasconcelos; ; GICO, V. V.Este trabalho discute os impactos da globalização na cultura nordestina, especificamente no universo da cultura popular. O pano de fundo dessas reflexões é os festejos carnavalescos da cidade do Recife-PE, pois nesse contexto se acolhe o novo, mas também se resiste às mudanças, preserva-se os valores culturais e as manifestações populares tomam uma nova dimensão, consubstanciando-se em novas formas de ser nordestino. A opção pelo contexto da festa se deu por este ser de grande significância para o povo nordestino, e primordialmente por ser um espaço no qual o povo se representa. O trabalho traz um histórico da festa de carnaval da cidade do Recife, identifica as manifestações que a compõem, analisa as transformações ocorridas na festa e mostra o intenso processo de valorização da cultura local que vem ocorrendo nos últimos anos do século XX. Revela, como em decorrência desse processo, a cultura popular assume um caráter funcional e dinâmico onde as temáticas das tradições populares estão sendo reformuladas e reapropriadas pela população, permitindo a cultura popular nordestina não só permanecer, como também, se impor ao projeto capitalista de cultura global e negar seu caráter uniformizador. Mesmo que a festa carnavalesca esteja sendo transformada em mega-espetáculo com formato e padronização de produto, deixando de ser um ritual e transformando-se em fonte de renda, alterando profundamente sua "fisionomia", continua sendo, para a gente daquele lugar o espaço de edificação das diferenças e da percepção do outro, o espaço de constituição da cidadania e da luta por se fazer respeitar e conquistar um "lugar" no panorama internacionalTese O jeito nordestino de ser globalizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-03-21) Nepomuceno, Cristiane Maria; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/0748124074595378; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Gico, Vania de Vasconcelos; ; GICO, V. V.; Nogueira, Maria Aparecida Lopes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787960U2; Silva, Tânia Elias Magno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700232Z6Este trabalho discute os impactos da globalização na cultura nordestina, especificamente no universo da cultura popular. O pano de fundo dessas reflexões é os festejos carnavalescos da cidade do Recife-PE, pois nesse contexto se acolhe o novo, mas também se resiste às mudanças, preserva-se os valores culturais e as manifestações populares tomam uma nova dimensão, consubstanciando-se em novas formas de ser nordestino. A opção pelo contexto da festa se deu por este ser de grande significância para o povo nordestino, e primordialmente por ser um espaço no qual o povo se representa. O trabalho traz um histórico da festa de carnaval da cidade do Recife, identifica as manifestações que a compõem, analisa as transformações ocorridas na festa e mostra o intenso processo de valorização da cultura local que vem ocorrendo nos últimos anos do século XX. Revela, como em decorrência desse processo, a cultura popular assume um caráter funcional e dinâmico onde as temáticas das tradições populares estão sendo reformuladas e reapropriadas pela população, permitindo a cultura popular nordestina não só permanecer, como também, se impor ao projeto capitalista de cultura global e negar seu caráter uniformizador. Mesmo que a festa carnavalesca esteja sendo transformada em megaespetáculo com formato e padronização de produto, deixando de ser um ritual e transformando-se em fonte de renda, alterando profundamente sua "fisionomia", continua sendo, para a gente daquele lugar o espaço de edificação das diferenças e da percepção do outro, o espaço de constituição da cidadania e da luta por se fazer respeitar e conquistar um "lugar" no panorama internacionalTese Lévi-Strauss Mitológicas: Mito e música entre o largo e o prestíssimo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-20) Melo, Betânia Maria Franklin de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0; ; http://lattes.cnpq.br/9834163617655741; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Lima, Hermano Machado Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779318A3; Pascoal, Maria Lúcia Senna Machado; ; http://lattes.cnpq.br/1957519903631670Este estudo foi elaborado com base em nossas pesquisas na obra Mitológicas do antropólogo Claude Lévi-Strauss (1908-2009), na qual afirma que linguagens, mitos indígenas e música estão relacionados. Ele propõe que a compreensão dos mitos ocorre de maneira similar com a partitura orquestral. No decorrer da sua tetralogia, investigamos termos da música usados na análise e na divisão dos capítulos, principalmente do primeiro volume da obra. Vários procedimentos de composição e formas estão nomeados. Compositores em pares são categorizados: Sebastian Bach para o código, Ludwig van Beethoven para a mensagem e Richard Wagner para os mitos. Nesta dedução, estruturamos em partes: tema e variações, sonata e fuga com os compositores citados. Na grandeza do estudo antropológico, entre mais de 800 mitos, selecionamos os cinco primeiros da tribo indígena Bororo para discutir na parte Tema e Variação. Na parte Sonata há: dois mitos com mesmo tema, A esposa do jaguar, para relacionar à estrutura composicional e quatro mitos sobre A origem das mulheres. Por último, na Fuga recolhemos quatro mitos que abordam A vida breve. Diante dos termos dados em oposição, contrastes ou simetria presentes na obra, demos o título a este trabalho migrando os andamentos largo e prestíssimo por se apresentarem na música também em opostos. Quinze mitos musicais acompanham o trabalho apoiados nas narrativas selecionadas. Para tanto, questionamos como incesto, assassinato e outros acontecimentos fazem parte da sociedade indígena que eleva a natureza como extensão da própria vida? E como Lévi- Strauss pensou a antropologia harmonizada à música? Na elaboração deste estudo, pensadores como Peter Sloterdijk dialogam o território redondo da MitologiaTese Narrativas do Brasil nas memórias de Pedro Nava(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-11-30) Silva, Lenina Lopes Soares; alineguimaraes@hotmail.com; ; Ferreira, Brasília Carlos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787912U6; Cruz, Dalcy da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7873985618977852; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Brandão, Isabel Cristina de J.; ; http://lattes.cnpq.br/7700739968324140Consiste, este trabalho de tese, de uma tradução da obra do médico brasileiro, Pedro da Silva Nava (1903-1984), em particular, de seus escritos memorialísticos e das crônicas, articulados com os de história da medicina, objetivando-se defender que as narrativas autobiográficas são fontes de pesquisas capazes de promover discussões sobre a dilatação do presente na confluência de uma sociedade desigual e complexa, em constante processo de mudança, como a brasileira. A fundamentação teórica e metodológica circula no entorno dos estudos, propostas e teses de Boaventura Santos sobre passado capacitante, subjetividade desestabilizadora, sociologia das ausências, razão cosmopolita e trabalho de tradução. As bases empíricas, extraídas da literatura produzida por Nava, foram analisadas tendo como referentes esta fundamentação e estudos que possibilitaram o fluir da tradução, entre outros, de Antonio Candido, Arrigucci Jr., Boris Cyrulnik, Beatriz Sarlo, Ecléa Bosi, Ítalo Calvino, José Willington Germano, José Maria Cançado, Lev Vygotsky, Marilena Chauí, Paul Ricöeur e Walter Benjamim, sem descurar daquilo que consideramos imprescindível à pesquisa científica, à produção de conhecimentos prudentes e pertinentes, na perspectiva de uma vida decente. As inflexões iniciais traduzem o sujeito das Memórias e sua educação/formação, para, em seguida, situar as Memórias do sujeito no contexto literário, científico, histórico e poético brasileiro (1972-2010). Trazem seus principais intérpretes, discutindo a racionalidade empregada pelo Narrador, que defendemos aproximar-se da cosmopolita, evidenciando a constituição de narrativas cujas presenças inserem-se de antemão à verve modernista, vinculada à matriz discursiva contrária à literatura como espaço de dominação, disseminada no Brasil no início do Século XX. Desse modo, articula-se àquela na qual as preocupações conformam a construção da formação social do Brasil, como patrimônio nacional, através da narrativa literária com enfoque em um princípio histórico que torna o passado capacitante. Permite, assim, sua releitura, para cujas tramas convergem à memória, os modos de vida, a pluralidade da linguagem e da cultura brasileira, formada por vários povos, confluindo para uma concepção, não de cultura, mas de multiculturalidade brasileira. A questão da memória foi tratada no espaçotempo das experiências do ser que narra, moldado por uma subjetividade desestabilizadora que buscou ordenar os testemunhos de um tempo, de uma história e de uma sociedade, recontando-os pela imaginação criadora, quase ficcional, para fazer circular seus conhecimentos sobre o Brasil, unidos aos seus conhecimentos médicos, bem como aos de outros sujeitos de seu grupo de convivência e de outros grupos com os quais manteve contato. Assim, retratou bens culturais materiais e imateriais do país como forma de preservação, atribuindo-lhes significados e sentidos. Aproxima-se, portanto, da perspectiva de sociologia das ausências, pela dilatação do presente e pelas lógicas a ela inerentes em suas narrativas de si e do BrasilTese Nas veredas por reconhecimento social: o papel da educação na desconstrução da inferioridade dos sujeitos do campo.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-13) Santos, Simone Cabral Marinho dos; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/6921624271452465; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Lindozo, José Antonio Spinelli; ; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Ramos, Maria da Conceição PereiraNa travessia por novas veredas da pesquisa acadêmica, impõe-nos o desafio de investigar alternativas que conduzem o horizonte de possibilidades concretas de uma educação pautada na dinâmica de organizações e movimentos que participam da luta por um projeto de reconhecimento social e desconstrução da inferioridade dos sujeitos do campo. O cenário de participação da vida dos que integram a pesquisa como pesquisados e pesquisador é o Território Sertão do Apodi, localizado no estado do Rio Grande do Norte, cuja escolha empírica foi motivada pela forte presença e participação de movimentos sociais no campo. A proposta é investigar possibilidades e desafios de práticas e ações educativas na e fora da escola que procuram reconhecer e dar visibilidade aos sujeitos sociais do campo no referido Território. Assim, será objeto de nossa investigação o espaço de tomada de decisões e de organização de institucionalidade territorial através da atuação do Colegiado do Território do Sertão do Apodi e as práticas educativas resultantes de demandas das ações territoriais, tanto escolares como não escolares. A literatura na qual sedimentamos as bases teóricas fundamentais desta pesquisa é de Axel Honneth (2001; 2003), associada ao pensamento de Boaventura Santos (2003; 2008a), Jesse Souza (2003, 2006) e Milton Santos (2006, 2007, 2009). Vale destacar, ainda, a interlocução com a narrativa de Guimarães Rosa, através da obra Grande Sertão: Veredas, perpassando todo o conjunto do texto. Com essa intencionalidade, procuramos defender que uma perspectiva de educação destinada aos sujeitos do campo deve se pautar na superação da condição de invisibilidade social, a que estes estão submetidos, por meio de uma postura de reconhecimento social que se firma no exercício da democracia participativa e na reparação de desigualdades sociais. Para tanto, são muitos os desafios e as vulnerabilidades desse processo; daí, abrirmos veredas para o reconhecimento do papel da educação no fortalecimento das identidades sociais, ao situar o sujeito socialmente, permitindo que se localize em um determinado grupo social, frente aos saberes construídos na sociedadeTese Política de atenção à saúde do idoso em Mossoró/RN: potencialidades e possibilidades para promoção do envelhecimento saudável no estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-29) Oliveira, Lucineire Lopes de; Gico, Vania de Vasconcelos; ; GICO, V. V.; ; http://lattes.cnpq.br/8045052105819369; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Medeiros, Robson Antão de; ; http://lattes.cnpq.br/4135876849409471; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167Discute-se a Atenção à Saúde do Idoso no município de Mossoró, percorrendo-se os caminhos que discutiram a história da atenção à saúde, que foi sendo alterada pela nova (con)formação etária da sociedade e exigiu adequações que deram lugar a elaboração e implementação da Política Nacional de Atenção à Saúde do Idoso tendo como pano de fundo os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde SUS. Os objetivos delineados foram: Cartografar a implementação da política de atenção à saúde do idoso em Mossoró considerando se esta tem por base os princípios e diretrizes do SUS e da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa; Verificar se a promoção à saúde é tida como estratégia que favorece aos idosos mossoroenses a possibilidade de um envelhecimento saudável; Identificar o discurso dos idosos acerca do processo de envelhecimento e das estratégias que utiliza para dar conta das suas necessidades. Aplica-se como estratégia metodológica o questionário BOAS, complementado por entrevistas com vinte (20) idosos residentes em Mossoró, na perspectiva de entender os elementos objetivos, e os traços políticos e subjetivos que expressam a regularidade que marca o espaço da atenção à saúde do idoso mossoroense. Os dados do BOAS foram tabulados e divididos em nove seções para análise. Os discursos apreendidos foram transcritos e submetidos a uma leitura aprofundada que permitiu a visualização de temas que foram analisados tendo como suporte teórico-metodológico o modelo proposto por Boaventura de Souza Santos (2006) designado razão cosmopolita sendo esta fundamentada por três procedimentos meta-sociológicos, a saber: a sociologia das ausências, a sociologia das emergências e o trabalho de tradução. Constata-se como resultados a exclusão e discriminação dos idosos nos diferentes cenários sociais, condição que não os impede de serem conscientes da sua importância como cidadãos merecedores de tratamento digno e respeitoso pela família, sociedade e, pelo poder público; ao discorrerem sobre a saúde, os idosos afirmaram a necessidade de se propor modelos alternativos de atenção que tenha como norte o paradigma da promoção à saúde. Conclui-se que nestes espaços, realizam-se encontros, desenham-se linhas que se mostraram heterogêneas porque foram construídas pelas dessemelhanças que se engendram incessantemente e que demonstram que apesar de termos avançado no tocante a atenção do idoso em Mossoró ainda há um caminho longo a percorrer no sentido de atender às necessidades explicitadas pelos idosos. Sugere-se a prática da criação-experimentação-diferenciação, ao destacar a dimensão histórico-processual, desconstruções e negociações com efeitos coletivos. Um paradigma democrático e analítico se insinua: são momentos da constituição da Atenção à Saúde do Idoso delineando uma nova paisagem no município de Mossoró.Tese A política de humanização e a estratégia saúde da família: visões e vivências(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-08-26) Vilar, Rosana Lúcia Alves de; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; Lindozo, José Antonio Spinelli; ; Souza, Elizabethe Cristina Fagundes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784162H0&dataRevisao=null; Albuquerque, Paulo Henrique Novaes Martins; ; http://lattes.cnpq.br/6218095707596245; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5Esta pesquisa aborda o tema da humanização na saúde que integra a agenda da política de saúde no Brasil. O pressuposto é que apesar do contexto social e político do Brasil neste principio do século XXI e seus reflexos no campo da saúde, com muitas contradições e desafios, o modelo de atenção da Estratégia Saúde da Família, mesmo com muitas dificuldades e discrepâncias entre o real e o proposto, vem produzindo experiências locais com potencialidades que não devem ser desperdiçadas. Recorre a marcos antiutilitaristas, ancorando-se mais fortemente nos aportes teóricos de Boaventura de Sousa Santos, acerca da sociologia das ausências e das emergências e do trabalho de tradução. Seus objetivos estão direcionados para a reflexão sobre os eixos teóricos e organizativos norteadores da Política Nacional de Humanização-PNH e seus ecos na política municipal de saúde de Natal; para análise dos marcos da referida política no nível local; para o conhecimento das visões e vivências dos agentes da humanização no cotidiano do processo de trabalho e para os principais desafios da política. Teve como campo de investigação empírica a Estratégia Saúde da Família do município de Natal-RN, utilizando uma abordagem predominantemente qualitativa, apesar de feitos alguns levantamentos quantitativos com um caráter complementar. Para sua operacionalização, utilizou procedimentos variados, como: a pesquisa bibliográfica; a pesquisa documental; e o trabalho de campo onde foram realizadas entrevistas e observação direta. A interpretação das informações obtidas foi fundamentada na análise documental e na cartografia simbólica das representações sociais. As evidências cartografadas apontaram que as práticas ainda ocorrem em condições desumanizadoras comprometendo a qualidade da atenção prestada, mas também a existência de um movimento de mudanças no processo de trabalho, que vem fortalecendo o vínculo e ampliando ações desenvolvidas incorporando novos sentidos na perspectiva da diversidade, da integralidade e da solidariedade. O mapa delineado mostra uma realidade sinalizada por intenções explicitadas em uma agenda política, por situações concretas marcadas por dificuldades de diversas naturezas observadas no trabalho desenvolvido e expressadas nas palavras dos agentes, e por pistas latentes identificadas em experiências locais exitosas, que demandam ainda muitos desafios a serem enfrentados para consolidação das mudanças propostas