MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
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Navegando MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional por Autor "Alves, Tiberio Magno de Lima"
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Dissertação Aplicação de tecnologias digitais no ensino de física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-03) Alves, Cláudio Miranda; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; Lisboa, Ronai Machado; http://lattes.cnpq.br/2221005703477932; https://orcid.org/0000-0003-4918-3162; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; http://lattes.cnpq.br/3602972728532374; Sesion Júnior, Paulo Dantas; Alves, Tiberio Magno de LimaAs tecnologias e mídias digitais conectam os seres humanos e constituem uma nova forma de pensar-interagir-criar-inovar-com-tecnologias, conforme entende o autor Borba (2023). Esta forma integrada de pensamento composta pelo homem e suas tecnologias digitais expande as capacidades do pensamento de cada indivíduo, bem como sua interação no coletivo social para solucionar problemas, criar e inovar com as tecnologias. O ambiente de ensino (escola) e os profissionais da educação, neste contexto, devem assumir a sua função de preparar e ensinar os seus alunos para que se apropriem das tecnologias digitais como um processo de aprendizagem. No tocante ao ensino de Física, este trabalho propõe uma abordagem sob a perspectiva do construcionismo de Seymour Aubrey Papert para direcionar o entendimento acerca do uso de tecnologias digitais no ensino de Física. De forma qualitativa, este estudo utiliza-se da plataforma digital de ensino Physics Education Technology (PhET) como ferramenta pedagógica para tratar sobre o tema da Física experimental: Espalhamento de Rutherford. O estudo com esta ferramenta digital objetiva compreender, sob o ponto de vista construcionista, quais são as dificuldades pedagógicas envolvendo o uso de tecnologias digitais no ensino de Física. Por fim, este trabalho utiliza-se dos conhecimentos adquiridos neste estudo para criar um produto educacional que consiste em uma sequência didática intitulada por Espalhamento de Rutherford: experimento simulado - PhET.Dissertação Minitubos de crookes plásticos para aprendizagem de eletromagnetismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-10) Silva, Carlos André Cavalcante da; Feitosa, Carlos Chesman de Araújo; http://lattes.cnpq.br/1150673024968512; Sesion Júnior, Paulo Dantas; Alves, Tiberio Magno de LimaNeste trabalho, apresentaremos um experimento portátil cujo intuito é abordar os conceitos de raios catódicos com alunos do Ensino Básico, além de investigar indícios de aprendizagem significativa provenientes do referido objeto. O objetivo é que os alunos sejam envolvidos em práticas que espelhem, dentro do possível, os processos e procedimentos experimentais realizados por Sir William Crookes nas investigações relacionadas aos Raios Catódicos em tubos de vidro “evacuado”, aqui será mostrado como confeccionar e investigar as descargas elétricas em tubos de plásticos, inovando na forma de construir os tubos de Crookes. Essas práticas experimentais serão fundamentadas na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel. O processo também terá como objetivo melhorar o bem-estar dos alunos na aula de Física, motivá-los, criar nos estudantes senso de pertencimento, fazendo com que eles se sintam parte real do processo de aprendizado e não meros espectadores. Ou seja, tenham protagonismo. Também pretendemos, usando História da Ciência, demonstrar que uma teoria não é construída por pura indução dos experimentos. Quais eram os desafios técnicos de Sir William Crookes? Quais dúvidas lhe afligiam? Para evidenciar a metodologia e facilitar o uso dos experimentos portáteis, apresentaremos uma proposta de sequência didática a ser aplicada em uma turma da segunda série do Ensino Médio.