MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25956
Navegar
Navegando MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional por Autor "Bevilaqua, Leandro Ibiapina"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação A utilização de experimentos portáteis para aplicação de uma sequência didática sobre energia eólica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-24) Medeiros, Isaac Mateus da Silva; Feitosa, Carlos Chesman de Araújo; http://lattes.cnpq.br/1150673024968512; Bevilaqua, Leandro Ibiapina; http://lattes.cnpq.br/0234889879119571; Tavares, Andrezza Maria Batista do NascimentoNeste trabalho, apresentamos experimentos portáteis com o intuito de abordar os conceitos de indução eletromagnética e energia eólica. O estudo foi desenvolvido no Colégio e Curso ZeroHum, com alunos de 9º ano do ensino fundamental. Os materiais utilizados para a realização dos experimentos são portáteis e de fácil manuseio e transporte. Nesse ínterim, os objetivos incluíram a elaboração de uma sequência didática - como ferramenta pedagógica - para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, que abordará conceitos físicos relacionados a indução eletromagnética, dentre outros conceitos físicos, adotando como referencial teórico a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e o e o método ISLE “Investigative Science Learning Environment”. De caráter qualitativo e descritivo, os instrumentos de pesquisa utilizados foram: questionário, observação e um material previamente elaborado, denominado “guia do aluno”. Os objetivos incluíam elaborar uma sequência didática para se trabalhar a temática energia eólica e discutir os conceitos físicos que estão inseridos nessa temática. A proposta foi pensada para que os alunos aprendessem os conceitos por meio de discussão em sala e da execução de experimentos.