PPGE - Mestrado em Enfermagem
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Navegando PPGE - Mestrado em Enfermagem por Autor "Alves, Thiago Enggle de Araújo"
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Dissertação O trabalho em saúde como espaço pedagógico: desafios e possibilidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-05-26) Alves, Thiago Enggle de Araújo; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760209A3&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/7287313613009664; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; Guimarães, Jacileide; ; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5As transformações em curso na sociedade brasileira, decorrentes das mudanças técnicoorganizacionais no mundo do trabalho, estão fazendo ressurgir, com muita ênfase, acalorados debates relativos a temas e problemas que remetem às relações entre trabalho, qualificação e educação. Diante disso, este estudo encontra-se inserido no âmbito da articulação entre educação e trabalho, apontando para o trabalho como princípio educativo na perspectiva de Antonio Gramsci. Este trabalho tem por objetivos discutir as interfaces entre educação e trabalho no cotidiano de equipes de saúde e conhecer as atividades desenvolvidas por equipes de saúde relacionadas com os processos de aprendizagem no e com o trabalho para analisar as possibilidades e os desafios de transformar os espaços de trabalho em saúde em ambientes de aprendizado permanente. Trata-se de um estudo de caso de caráter descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa e desenvolvido a partir de entrevistas semi-estruturadas com os profissionais da equipe de saúde da Unidade de Terapia Intensiva da Casa de Saúde Dix-Sept Rosado em Mossoró/RN, os quais responderam questões abertas sobre a articulação entre educação e trabalho. As entrevistas foram realizadas durante o mês de janeiro de 2010, sendo as mesmas gravadas, transcritas e analisadas, culminando com a produção de novos conhecimentos sobre o tema. Entende-se que trabalho e educação são atividades eminentemente humanas; logo, somente o ser humano trabalha e educa. Diante das falas dos participantes da pesquisa, conclui-se que todos os processos de trabalho em saúde são momentos de aprendizado. Este acontece por meio de novas demandas impostas pelo cotidiano dos serviços, pela interação com a equipe multiprofissional, pela participação em atividades educativas e estudo individual. Percebeu-se que a instituição em estudo não promove cursos relacionados à Terapia Intensiva e que existem entraves à realização de atividades educativas no e com o trabalho, tais como: excesso de carga horária de trabalho, impossibilidade de liberação do funcionário para participação em eventos, má remuneração, o que leva o trabalhador a ter mais de um vínculo empregatício, rejeição à aquisição de novos conhecimentos por parte de alguns trabalhadores e falta de estrutura física e incentivos para realização de atividades. Deve-se transformar as situações diárias em aprendizagem, analisando reflexivamente os problemas da prática e valorizando o próprio processo de trabalho no seu contexto intrínseco. Conclui-se que lidar com a teia de relações entre os processos educacionais e os processos de produção de serviços de saúde, desvendando os meandros do mundo do trabalho e da educação nesse setor são exigências a cada dia mais presentes na agenda dos trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde. A análise permanente dessa problemática torna-se um exercício indispensável para o bom desempenho de suas responsabilidades. Considera-se que aproximar a educação da vida cotidiana é fruto do reconhecimento do potencial educativo da situação de trabalho