Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e inovação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e inovação por Autor "Alchieri, João Carlos"
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Dissertação Conecta talentos: uma contribuição na Plataforma WEB para mudanças sociais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-30) Souza, Lana Cristina de Oliveira; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; http://lattes.cnpq.br/7927829876510898; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Alchieri, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/1325459110950508; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0365481298500467; Bezerra, Paulo Ricardo Cosme; http://lattes.cnpq.br/1981244442871870O desejo de potencializar a participação feminina no mercado de trabalho no Estado do Rio Grande do Norte, bem como de contribuir para os processos de Recrutamento e Seleção das empresas constitui um desafio intelectual e profissional. Sendo assim, este estudo de mestrado examina o uso de uma plataforma WEB, Conecta Talentos, que visa colaborar para mudanças sociais, desenvolvendo um modelo de negócio sustentável, escalável e de inovação de base tecnológica para a inclusão de mulheres em vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Desse modo, foi necessário conceber a referida Plataforma, que está em desenvolvimento, para, em seguida, materializar uma startup como um modelo de negócio de impacto social. Os procedimentos metodológicos incluíram uma pesquisa descritiva, fundamentada em revisão da literatura, utilizando dados secundários, tais como livros, banco de teses, dissertações e artigos. Como primeiros resultados, a empresa possui inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) como Microempreendedor Individual (MEI), encontra-se no programa de aceleração do SEBRAE para negócio de impacto social e já concretizou a sua primeira venda durante o desenvolvimento deste trabalho. Tal fato impõe a constatação de que as articulações com parceiros locais irão potencializar as conexões entre emprego e empregador, contribuindo para o aumento de mulheres inseridas no mercado de trabalho.Dissertação Didabot: sistema de auxílio para estudantes em plataformas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-04) Lamberti, Mirko; Alchieri, João Carlos; https://orcid.org/0000-0002-4150-8519; http://lattes.cnpq.br/1325459110950508; http://lattes.cnpq.br/3327169119208709; Medeiros, Henrique Rocha de; Carvalho, Zulmara Virginia de; Freitas, João Batista deO aumento das aulas a distância através de plataformas de EAD tornou-se um fenômeno crescente nos últimos anos, especialmente com a aceleração da pandemia de COVID-19. As plataformas de EAD têm se consolidado como uma prática comum no ensino superior e, mais recentemente, têm atraído maior atenção devido à busca por soluções mais personalizadas e escaláveis. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma solução tecnológica viável que automatize o acompanhamento dos alunos em plataformas de EAD, melhorando seu engajamento e desempenho ao longo da jornada de estudo. A solução foi focada na criação de uma plataforma personalizada que interage com os alunos e oferece suporte automatizado. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e quantitativa, coletando informações sobre as rotinas de professores e tutores no gerenciamento dos cursos e das ferramentas, além de interagir com os alunos para mensurar o engajamento. Vale ressaltar que a pesquisa foi realizada antes do ingresso no mestrado, com os dados coletados em um processo anterior ao início do curso, o que implica que a pesquisa não contou com anuência ética específica para o mestrado. A natureza aplicada do estudo focou no desenvolvimento de uma solução prática, a plataforma "DidaBot", que automatiza ações com base no desempenho do aluno e em eventos específicos dentro da plataforma EAD. A pesquisa buscou estratégias para aumentar o engajamento dos alunos e melhorar a retenção, personalizando o acompanhamento de acordo com as necessidades de cada aluno. O resultado foi o desenvolvimento de um protótipo de plataforma SaaS, denominada DidaBot, que se conecta com plataformas EAD, como o Moodle, via API. A plataforma automatiza o acompanhamento do desempenho dos alunos e personaliza as interações com base em eventos específicos, como acessos e notas, para melhorar o engajamento e reduzir as taxas de desistência. O protótipo desenvolvido já possui funcionalidades automatizadas para monitorar o desempenho dos alunos, gerar relatórios e personalizar o conteúdo. Embora o sistema de aconselhamento baseado em inteligência artificial seja uma característica planejada, ele ainda não foi implementado na versão atual do protótipo. A automação de processos recorrentes, como o acompanhamento das atividades e o envio de notificações personalizadas, visa otimizar a gestão de cursos EAD. Com a redução da carga de trabalho dos tutores e gestores, a plataforma possibilita um suporte mais humanizado e personalizado aos alunos no futuro, com o uso de inteligência artificial para aprimorar o aconselhamento e a orientação acadêmica.Dissertação LINKYA: chatbot para recrutamento e seleção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-19) Barbosa, João Victor Galvão; Alchieri, João Carlos; Carvalho, Zulmara Virginia de; http://lattes.cnpq.br/3598201636024281; https://orcid.org/0000-0002-4150-8519; http://lattes.cnpq.br/1325459110950508; http://lattes.cnpq.br/9462737541054290; Brito, Max Leandro de Araújo; Freitas, André LagePara otimizar o processo de recrutamento realizado por profissionais, foi identificado a oportunidade na área de Recrutamento e Seleção (R&S). Na qual a maioria das vezes o recrutador ainda está delegado a função de analisar até mil currículos por mês e aproveitando apenas 20%. O tempo demandado nessa triagem poderia ser utilizado de forma mais estratégica, entrevistando os candidatos que mais tem o perfil para a vaga ofertada. Com o objetivo de inovar os processos atuais, buscou-se: desenvolver um modelo de chatbot para a eficácia nos processos da seleção e do processo do recrutamento dentro das empresas. Enquanto, de forma específica: (a) relatar o percurso da implementação do chatbot; (b) desenvolver um agente conversacional que possa favorecer uma melhor experiência para recrutadores e candidatos; (c) analisar os resultados e solução chatbot por meio de testes e feedbacks dos recrutadores no uso do recrutamento e seleção de candidatos. Dessa forma, a problemática proposta é: Como o uso de agentes conversacionais pode favorecer uma melhor assertividade para os recrutadores nos processos de recrutamento e seleção? Sendo assim, para auxiliar a responder essa investigação foi utilizado os seguintes meios metodológicos, revisão de literatura; por conseguinte utilizou-se uma abordagem mais técnica e também se dispôs ao acervo pessoal de notas sobre como abrir e construir o Linkya. Por fim, conclui-se que através da ferramenta Linkya, eles poderão estruturar uma série de perguntas personalizadas para a vaga, cujas respostas serão listadas em uma planilha. O software Linkya é uma solução de chatbot que possibilita aos recrutadores conversarem através de um bate-papo com os candidatos. O candidato se conecta, responde as perguntas escolhidas pela equipe de R&S, o chatbot salvará as respostas em um banco de dados e de forma simples o recrutador poderá filtrar os resultados para encontrar mais rapidamente os perfis que se encaixam na vaga ofertada.Dissertação Mining Health - sistema de identificação análise e previsão para diagnóstico antecipado de doenças(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-07) Lira, Krisna de Aquino; Alchieri, João Carlos; Matamoros, Efrain Pantaleon; https://orcid.org/0000-0002-4052-5739; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; https://orcid.org/0000-0002-4150-8519; http://lattes.cnpq.br/1325459110950508; http://lattes.cnpq.br/1007515178933550; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; Castro, Angélica Félix deA pandemia de Covid-19 teve repercussões globais desde seu início em Wuhan, China, em 2019 e causou impacto significativo na cadeia de produção brasileira, sendo a saúde suplementar uma das mais afetadas. Atualmente, com a retomada dos procedimentos médicos adiados, observa-se um aumento significativo nas internações, tratamentos e exames. O instituto de estudos de saúde suplementar relatou um aumento de 157% nos gastos com saúde no Brasil até 2030. Este trabalho propõe o desenvolvimento da plataforma Mining Health de mineração de dados para prever e diagnosticar doenças precocemente, utilizando uma análise exploratória e explicativa dos dados. Para o desenvolvimento, foram utilizados dados abertos disponibilizados pelo ministério da saúde e empregadas técnicas da estatística descritiva e inferencial, bibliotecas poderosas para análises e visualizações de dados através da linguagem de programação Python. O software Weka foi utilizado para testes dos algoritmos de classificação. As análises exploratórias conseguiram classificar os pacientes com mais riscos de desenvolver casos graves de Covid-19 ou doenças crônicas que afetam a qualidade de vida, ou que levam a mais tempo de hospitalização, aprimorando a capacidade da operadora de oferecer cuidados preventivos e personalizados aos seus beneficiários, além de contribuir significativamente para a redução de custos . As informações são disponibilizadas em dashboards e relatórios, visando melhorar a tomada de decisão para as operadoras de saúde. As análises preditivas apresentadas aqui oferecem benefícios cruciais na área de saúde.Dissertação Sistema de rastreabilidade do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade - SOUTDAH(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-19) Moreira, Andrea Rodrigues; Alchieri, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/0632421348821738; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-4918-3162; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; Soares, Ana Karla SilvaOs transtornos mentais, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), apresentam desafios globais significativos, particularmente agravados no Brasil, onde aproximadamente 40% dos alunos nas séries iniciais enfrentam dificuldades educacionais relacionadas a esse transtorno, agravadas pela pandemia de COVID-19. Este estudo propõe uma solução inovadora capaz de rastrear e caracterizar os comportamentos associados ao TDAH em indivíduos. Um software, baseado em recomendações da literatura científica que utiliza o método SNAP-IV, permitindo a descrição e pontuação de 18 sintomas do TDAH em uma escala de cinco níveis de gravidade, que associa as manifestações sintomáticas do TDAH e contribui para uma intervenção adequada. Após a aplicação do instrumento em uma amostra de 532 participantes de ensino médio e superior, constatou-se que 9,02% indivíduos afirmaram possuir diagnóstico anterior ou atual de TDAH, dos quais 81,25% referiram uso de medicamentos para o transtorno. Já a categoria "Sem Autorreferência" (44,92%) indica possível falta de consciência ou relutância em reconhecer os sintomas do transtorno. A análise fatorial exploratória da SNAP IV revelou a consistência de uma medida composta por dezoito itens, agrupados em dois fatores, com indicadores satisfatórios de consistência e fatorabilidade. Além disso, foram identificadas diferenças significativas entre os grupos com e sem histórico de diagnóstico de TDAH, demonstrando a capacidade da medida em distinguir entre esses grupos com base nos relatos dos próprios indivíduos. Em relação aos resultados qualitativos, a análise revelou uma diversidade de sintomas e percepções associadas ao TDAH, destacando a importância de uma abordagem holística no diagnóstico e tratamento do transtorno. Nesta pesquisa concluímos que o SOUTDAH oferece uma contribuição significativa para a saúde mental, oferecendo uma abordagem inovadora para o TDAH e reconhecemos a necessidade de aprimoramento contínuo e integração com outras práticas clínicas.