MPES - Mestrado Profissional em Engenharia de Software
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Navegando MPES - Mestrado Profissional em Engenharia de Software por Autor "Aranha, Eduardo Henrique da Silva"
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Dissertação O impacto da utilização de uma ferramenta de feedback contínuo na produtividade: um estudo de caso em equipes de desenvolvimento de software(2018-08-29) Rodrigues, Pedro Vitor Lima; Lima, Gleydson de Azevedo Ferreira; Kulesza, Uira; ; ; ; Aranha, Eduardo Henrique da Silva; ; Moura, Hermano Perrelli de;Cada vez mais as empresas têm prezado pelo bem-estar, motivação e satisfação dos seus colaboradores, tendo em vista que eles constituem o recurso mais importante de uma organização. Colaboradores motivados tendem a produzir com mais qualidade e produtividade, auxiliando na resolução dos problemas com melhor desempenho. Quando a empresa atua com êxito para influenciar positivamente na motivação e no ambiente de trabalho dos colaboradores, ela não apenas recebe em troca um maior engajamento deles, mas também realiza um marketing externo para atrair novos talentos sendo vista pela sociedade como uma empresa onde “muitos querem trabalhar”. Para que isso seja possível se faz necessário reconhecer e fornecer feedback aos colaboradores quanto ao seu desempenho. Dependendo da complexidade organizacional, quantidade de colaboradores e diversidade de cargos da empresa, a avaliação do desempenho pode representar um grande desafio, sendo necessário o emprego de uma quantidade considerável de recursos investidos para realizá-la em um tempo aceitável. Esse trabalho apresenta um software chamado Motus, com intuito de analisar e fornecer um feedback de desempenho contínuo aos membros das equipes de uma empresa de desenvolvimento de software através de indicadores, além de analisar o impacto da sua utilização em relação a produtividade dos desenvolvedores. Para tal, um estudo foi conduzido para verificar o conceito de produtividade dentro da organização como conjunto de indicadores de desempenho, além de medir seus valores antes e depois da utilização da ferramenta com intuito de analisar suas variações.Dissertação Jogo digital como ferramenta facilitadora no exercício da matemática fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-04-25) Silva, Álvaro Hermano da; Campos, André Mauricio Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/7154508093406987; ; http://lattes.cnpq.br/9817780529280347; Signoretti, Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/3763622223707127; Madeira, Charles Andryê Galvão; ; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; Aranha, Eduardo Henrique da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9520477461031645Para alunos que ingressam no primeiro ano de um curso técnico integrado, a matemática é uma das disciplinas de difícil entendimento. Fatores como falta de atenção, problemas com interpretação de texto e problemas no aprendizado no ensino fundamental, colaboram com as reprovações na disciplina, gerando um aumento no desestímulo do aluno no curso. Com base em relatos dos professores da disciplina de matemática feitos ao setor pedagógico da escola sobre as dificuldades desses alunos em resolver as atividades trabalhadas em sala de aula e após a realização de entrevistas com um grupo de alunos, os referidos fatores de dificuldade foram identificados e possíveis soluções foram traçadas. Uma delas é a implementação de um jogo digital, a ser trabalhado no ambiente escolar, que proporcione o exercício da matemática fundamental, como forma de trabalhar aspectos cognitivos e o conhecimento dos conteúdos da disciplina, gerando dados sobre o desempenho do jogador, proporcionando um feedback ao professor sobre dificuldades e/ou facilidades na resolução das questões. Este trabalho apresenta a proposta de jogo concebida.Dissertação PlayEduc: um framework conceitual para desenvolvimento de jogos educacionais digitais(2018-12-21) Barbosa, Jorge Felliphe Rodrigues; Madeira, Charles Andrye Galvão; ; ; Campos, André Mauricio Cunha; ; Aranha, Eduardo Henrique da Silva; ; Alves, Lynn Rosalina Gama;Pesquisas apontam que quase metade dos jovens que estão fora da escola no Brasil se encontram nesta situação por falta de interesse e motivação. Assim, o país tem como grande desafio a criação de condições para que a escola se modernize e volte a cativar os jovens. Atentos a esta problemática da necessidade de renovação do sistema de ensino, muitos educadores estão buscando colocar em prática a utilização de metodologias e instrumentos de apoio à aprendizagem mais contemporâneos, sendo os jogos educacionais digitais um deles. No entanto, muitos desses jogos não têm se mostrado eficientes, tanto no quesito pedagógico quanto em jogabilidade, resumindo-se em atividades de fixação de conteúdo meramente apresentadas de forma digital. A essa problemática adiciona-se a escassez de metodologias de desenvolvimento especializadas para quem deseja construir o seu próprio jogo educacional digital. Diante desta realidade, apresentamos o PlayEduc, um framework conceitual fundamentado nas áreas da psicologia, pedagogia e design, idealizado para apoiar processos de desenvolvimento de jogos educacionais digitais. Utilizando elementos essenciais de cada uma dessas áreas, o framework guia o usuário no processo de construção de soluções mais eficazes: jogos que aliem o entretenimento com o design instrucional. A validação do framework PlayEduc foi efetuada nos seguintes cenários: (1) na concepção de jogos educacionais digitais e (2) na produção de quests educacionais para jogos do gênero MMORPG (Massively multiplayer online role-playing game).