MPES - Mestrado Profissional em Engenharia de Software
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Navegando MPES - Mestrado Profissional em Engenharia de Software por Autor "Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira"
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Dissertação FASTSF: uma ferramenta de geração de código para o incremento da produtividade no desenvolvimento de sistemas de informação web(2017-08-29) Martins Filho, Dinarte Alves; Lima, Gleydson de Azevedo Ferreira; Xavier Júnior, João Carlos; ; ; ; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; ; Mendes Neto, Francisco Milton; ; Kulesza, Uira;O desenvolvimento de software envolve um complexo processo de produção, incluindo a gestão das variáveis tempo, custo e pessoal. A evolução da tecnologia e a competitividade da indústria tem elevado, cada vez mais, a necessidade por maior produtividade, combinada com eficiência e qualidade. Neste cenário, há uma tendência crescente do uso de técnicas, padrões e ferramentas que possam tornar o desenvolvimento mais rápido e consequentemente mais barato. Além do uso de frameworks, ferramentas e padrões de projetos, gerar automaticamente partes do código é uma forma de retirar do desenvolvedor o trabalho de codificações repetitivas, além de dinamizar e aumentar a produtividade na implementação do software. Esta prática vem evoluindo e se difundindo nos últimos anos, com a sua popularização em diversos frameworks de desenvolvimento de aplicações, principalmente voltados para desenvolvimento web. Este trabalho apresenta uma ferramenta de geração de código chamada FASTSF e o estudo dos impactos obtidos na capacidade produtiva dos desenvolvedores. A FASTSF tem por objetivo o incremento de produtividade no desenvolvimento de sistemas de informações web, concentrando o foco da equipe na codificação de problemas mais complexos.Dissertação TeamBridge: Middleware para adaptação de games e controles de reabilitação motora(2018-04-16) Alves, Alan Klinger Sousa; Dantas, Rummenigge Rudson; ; ; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; ; Tavares, Tatiana Aires;A terapia ocupacional e a fisioterapia vêm ganhando nos últimos anos apoio da tecnologia aplicada em games. Dispositivos para VR tem sido utilizados juntamente com exergames para motivar o paciente a frequentar a terapia, entretendo-o ao mesmo tempo que realiza a terapia. Porém os consoles ainda não apresentam sensores capazes de identificar todos os movimentos necessários para os vários tipos de terapia, por exemplo, o Wii não é capaz de identificar se a mão do jogador estava fechada ou não. Dessa forma o TEAM (Laboratório de Tecnologias Educacionais, Assistivas e Multimídia), iniciou o desenvolvimento de tecnologias e exergames para aplicação em terapia física e ocupacional. Durante o desenvolvimento de novos dispositivos de interação, foi observado que a cada novo hardware era necessário modificar o código-fonte dos games já produzidos ou criar um novo game para tal dispositivo. Esse problema caracteriza um forte acoplamento entre o hardware e os exergames, bem como retrabalho, consequentemente havia dispositivos completamente desenvolvidos, mas que não era possível utilizá-los com um exergame. Logo notou-se a necessidade de uma ferramenta para intermediar tais artefatos. Este trabalho apresenta o TeamBridge, um middleware que tem por finalidade intermediar a comunicação entre dispositivos de interação para VR e exergames com foco em terapia física e ocupacional. Este middleware foi testado com um game comercial, provando que não há necessidade de modificação do código-fonte. Ele também passou por testes de performance, a fim de garantir que a experiência do jogador não seja comprometida. Ao final a ferramenta foi disponibilizada no GitHub.