Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde por Autor "05661747403"
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Dissertação Construção de um Atlas online de Patologia Renal para apoiar o ensino das glomerulopatias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-02) Guedes, Felipe Leite; Diniz Júnior, José; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; 05661747403; http://lattes.cnpq.br/4440595486888973; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; http://lattes.cnpq.br/5855332665298988; Pereira, Edna Regina Silva; http://lattes.cnpq.br/4503589425013098; Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234OBJETIVO: O objetivo do projeto é construir um Atlas online de Patologia Renal para apoiar o ensino das glomerulopatias na Residência Médica. METODOLOGIA: Tratase de um estudo de natureza descritiva, no qual a construção do Atlas online foi baseada no modelo de design instrucional ADDIE (Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação). Essa descrição incluiu a avaliação da estratégia de ensino, que foi realizada através de uma pesquisa qualitativa, onde oito médicos residentes do Hospital Universitário Onofre Lopes, que utilizaram o Atlas por um intervalo de quinze dias, puderam emitir opiniões sobre o processo de ensinoaprendizagem através de um grupo focal. Por fim, foi realizada uma análise temática do material obtido por gravação de voz. RESULTADOS: A estratégia de ensino foi desenvolvida e publicada no formato de website. Esse produto possui três seções, dois módulos de conteúdo, 06 capítulos, 214 slides, 43 imagens explicadas, 04 provas contendo 10 quesitos cada, além de casos clínicos, perguntas de direcionamento, discussões clínicas e referenciais teóricos. A avaliação dos residentes evidenciou que a experiência ensino-aprendizagem foi favorável a complementar a lacuna de conhecimento da Patologia Renal, apresentou pontos positivos relacionados ao uso do recurso tecnológico em sua forma de apresentação. Além disso, houve espaço para a exposição das mudanças sugeridas pelo grupo de residentes. CONCLUSÕES: O projeto pode ser ampliado utilizando as colaborações obtidas através do grupo focal. Tecnologias educacionais semelhantes ao NefroAtlas podem ser inseridas através do Ensino Híbrido para complementar o aprendizado dos campos de prática da Residência Médica, tendo potencial para serem inclusas na Graduação.