Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde por Autor "Almeida Júnior, José Jailson de"
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Dissertação Educação para o trabalho interprofissional no contexto das residências em uma maternidade escola(2018-06-05) Medeiros, Monalisa Soares Maranhão de Freitas; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; Melo, Lucas Pereira de; ; ; ; Almeida Júnior, José Jailson de; ; Moreira, Rita Simone Lopes;A partir da compreensão ampliada do conceito de saúde, várias estratégias vêm sendo implementadas, ao longo dos anos, tanto na formação quanto na prática dos profissionais de saúde com vistas a garantir a integralidade da atenção à saúde. Assim, surge a Educação Interprofissional em Saúde (EIP), considerada uma estratégia inovadora capaz de preparar alunos e profissionais para desenvolverem práticas colaborativas. Porém, ainda há muitos desafios a serem vencidos, que vão desde questões curriculares até novas interações de trabalho, troca de experiências e saberes, respeito às adversidades e, principalmente, maior integração com a equipe médica. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é compreender a percepção dos alunos das Residências Médica e Multiprofissional sobre o trabalho interprofissional desenvolvido entre eles em uma maternidade escola. O estudo é de caráter descritivo, exploratório, de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. O projeto teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa – UFRN. Os participantes da pesquisa foram 20, sendo 3 alunos da residência médica em ginecologia e obstetrícia, 3 em neonatologia e 14 alunos da residência multiprofissional. Os estudantes atuavam há pelo menos 10 meses em uma maternidade escola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sendo esse o critério de inclusão. A coleta de dados foi realizada de dezembro de 2016 a janeiro de 2017, utilizando uma ficha de identificação e entrevistas semiestruturadas, mediante um roteiro previamente construído. As entrevistas foram transcritas, organizadas e codificadas na perspectiva de agrupar os relatos que apresentam similaridades entre opiniões e percepções. Na sequência, as transcrições foram analisadas por meio da temática categorial proposta por Bardin. Após a análise do material, emergiram quatro categorias, quais sejam: conceito sobre trabalho interprofissional; importância do trabalho interprofissional; abordagem interprofissional entre as residências médicas e multiprofissional; fragilidades para a efetivação da prática interprofissional. Os resultados sugerem a existência de algumas iniciativas de EIP promovidas entre as residências, porém as experiências interprofissionais entre residentes médicos e multiprofissionais ocorrem apenas em alguns campos de prática. Em outros cenários da instituição, as experiências não se desenvolvem ou acontecem de forma não legitimada. Dessa forma, há muitos desafios a serem superados para que a prática colaborativa entre os residentes médicos e multiprofissionais se efetive, na perspectiva de as residências serem capazes de qualificar profissionais de saúde aptos a atuarem de forma interprofissional, com vistas ao cuidado integral à saúde das pessoas, das famílias e da comunidade. Nesse contexto, foi elaborado um Plano de Ação para a Promoção da Prática Interprofissional na Maternidade Escola Januário Cicco, que contempla as seguintes ações: mudanças nas estratégias de ensino; reorientação de atividades multiprofissionais existentes; inserção de práticas Interprofissionais; e ainda a elaboração de uma oficina de capacitação que pode ser aplicada tanto para residentes como para preceptores.Dissertação Processo de construção do conhecimento a partir do diálogo ensino-serviço na ótica dos profissionais de saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-29) Santos, Ana Maria Gomes dos; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; ; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; ; http://lattes.cnpq.br/1882849781429821; Almeida Júnior, José Jailson de; ; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; Costa, Marcelo Viana da; ; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663INTRODUÇÃO: As políticas de formação em saúde no Brasil vêm passando por profundas transformações, resultado da reforma sanitária e do rompimento com o modelo biomédico, ainda hegemônico. No entanto, o paradigma da integralidade vem sendo introduzido na saúde e, para a consolidação desse conceito, a formação vem se apropriando de novas abordagens metodológicas. Pode-se mencionar a interação ensino-serviço (ensino-serviço-comunidade), cuja proposta permite a ampliação da percepção acerca do processo saúde-doença, além da garantia dos compromissos da formação para/com o SUS. OBJETIVO: Compreender, a partir dos profissionais de saúde, a relevância da interação ensino-serviço-comunidade, na formação profissional dos estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde/UFRN. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Estudo fundamentado na abordagem qualitativa, a técnica utilizada para obtenção dos dados da pesquisa foi o grupo focal (GF). Foram realizados 2 GFs em duas unidades básica de saúde da família do município de Santa Cruz – RN, onde participaram profissionais da equipe da estratégia de saúde da família. As discussões foram conduzidas a partir de um roteiro previamente elaborado. A análise dos resultados foi realizada a partir da técnica de conteúdo temática categorial. RESULTADOS Participaram do estudo, 18 profissionais de saúde, sendo 13 (72%) do sexo feminino. Para esses profissionais, a interação ensino-serviço permite ao estudante compreender o modelo de atenção integral em saúde, visto que o contato com a comunidade amplia a sua percepção acerca do processo saúde-doença, como também permite reconhecer a importância do trabalho em equipe para atenção integral em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados indicam a importância da política de reorientação no contexto da formação para que os alunos tenham precocemente contato com o serviço e, dessa forma desenvolva habilidades técnicas e relacionais no contexto ao qual for inserido.