Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde por Autor "Alves, Kisna Yasmin Andrade"
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Dissertação Avaliação da efetividade de Serious Game como recurso educacional para profissionais de um hospital amigo da criança(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-31) Pereira, Francisca das Chagas Soares; Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/2994123557484162; Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto; https://orcid.org/0000-0001-9485-5015; http://lattes.cnpq.br/2951051215652422; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; Alves, Kisna Yasmin Andrade; https://orcid.org/0000-0001-7900-0262; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145A avaliação dos recursos educacionais possui grande importância como meio de fornecer evidências baseadas nas práticas dos profissionais e dados importantes para a avaliação da ação, a fim de subsidiar a sua continuidade ou revisão, aspecto que constitui etapa fundamental do processo de educação permanente. Os serious games como recurso pedagógico têm ganhado destaque, uma vez que proporcionam o desenvolvimento de práticas e habilidades a partir da simulação de situações críticas que envolvem algum risco ou exigem tomada de decisão, além de possuírem características que corroboram com o perfil do discente dos dias de hoje. Destaca-se, nesta dissertação, uma intervenção educativa utilizando o serious game AleitaGame com profissionais do Hospital Universitário Ana Bezerra. O trabalho objetiva avaliar a efetividade deste serious game como recurso educacional para profissionais de um Hospital Amigo da Criança. A metodologia adotada é de uma pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois, nãorandomizado,realizada em quatro etapas: 1) Construção de instrumento de pré e pós-teste; 2) Aplicação de instrumento de pré-teste; 3) Intervenção educativa (serious game); 4) Avaliação de satisfação e de efetividade da intervenção. O estudo respeitou os princípios éticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos pela Resolução nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. O instrumento de pré e pós-teste é composto por 10 questões de múltipla escolha, elaboradas de acordo com as diretrizes do National Board of Medical Examiners (NBME) e sistematizadas segundo os conteúdos que integram o jogo. O instrumento foi desenvolvido a partir de referencial metodológico adaptado da psicometria de Pasquali. A avaliação do instrumento de pré e pós-teste ocorreu com o envio de sete formulários eletrônicos através da ferramenta Google Forms, com a aceitação de seis juízes, a partir de duas Etapas Delphi. Os juízes foram selecionados considerando a atuação profissional na assistência ou docência relacionadas ao aleitamento materno. Realizadas as modificações sugeridas após a primeira etapa (Delphi 1), o instrumento foi submetido à nova etapa de avaliação (Delphi 2). Após a nova avaliação, todas as questões obtiveram concordância superior a 80% e CVC>0,8, sendo consideradas válidas em seu conteúdo. Quanto à avaliação dos critérios de validação de conteúdo do instrumento como um todo, após a Etapa Delphi 2 o instrumento obteve CVC total de 0,99. A intervenção educativa foi realizada com 43 profissionais de oito categorias. Além do pré e pós-teste, foi aplicado um instrumento de avaliação de satisfação com o jogo. No que diz respeito à avaliação da efetividade, os resultados foram estatisticamente significativos, com escores do pós-teste maiores que o do pré-teste (P< 0,05). A análise da avaliação de satisfação revelou que, dos 19 itens avaliados, apenas um, referente à categoria ilustração, foi avaliado como não adequado por um participante. Os demais itens tiveram uma avaliação de mais de 85% como ótimos. Com isso, tem-se que o AleitaGame é um recurso de ensino inovador na área de aleitamento materno e se apresenta como uma ferramenta educacional que acompanha a mudança paradigmática na formação em saúde. O jogo apresenta-se como uma ferramenta relevante, capaz de transmitir conhecimento através de uma mídia digital dinâmica e motivadora, que favorece o raciocínio clínico e a tomada de decisão. Ele cumpre o papel de ultrapassar o mero entretenimento, sendo capaz de proporcionar o desenvolvimento de práticas, habilidades e capacidades.Dissertação Construção de cartilha digital para apoio à educação em saúde das doadoras de leite humano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-23) Oliveira, Ana Zélia Pristo de Medeiros; Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/7161558056198510; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; Alves, Kisna Yasmin Andrade; https://orcid.org/0000-0001-7900-0262; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145; Pontes, Mônica Barros deO aleitamento materno é uma ação comum a todas as mulheres que passaram por um processo gestacional e tiveram seus filhos e é o fator principal para o crescimento e desenvolvimento na primeira infância. Muitas puérperas produzem leite além do que seus bebês precisam e, se saldáveis, esse poderá ser doado. O leite doado poderá ser utilizado em Unidade de Terapia Intensiva, unidades de internações e alimentam crianças que suas mães não conseguem amamentar por pouca ou nenhuma produção de leite. O incentivo de doação de leite deve ser realizado por todos os profissionais de saúde envolvidos no processo gestacional, desde o prénatal até o período puerperal. Diante desse contexto, faz-se importante pensar a respeito de formas que possam facilitar e contribuir para que se aumente a adesão da doação de leite humano. Nesse panorama, a educação em saúde tem se mostrado como o principal fator causador da adesão. Portanto, o presente trabalho teve por objetivo construir material educativo para apoio à educação em saúde das doadoras de leite humano. Trata-se de um estudo metodológico com foco na descrição do processo de elaboração de tecnologia educativa para aprendizado do processo de doação de leite materno para o banco de leite humano. Para a realização foi utilizado o método ADDIE, que envolve análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Todavia, devido ao viés de tempo não foi possível implementar o instrumento elaborado. Durante a pandemia, todos os cuidados relacionados ao aleitamento e à doação de leite humano e, ainda, relacionado ao processamento do leite humano foram atualizados e todos os profissionais foram capacitados para atuar de forma assertiva com todas as mudanças e todo esse processo foi desafiador para todos. Durante esse processo, foi disponibilizado um canal via WhatsApp para que as mulheres pudessem tirar suas dúvidas a respeito de doação do leite humano e de aleitamento materno. Para a realização do presente trabalho, foi realizado um levantamento das dúvidas mais frequentes, uma análise documentação para construir com as respostas necessárias obtidas em documentos oficiais e artigos científicos. Dessa forma, o presente estudo poderá contribuir de forma positiva para a disseminação de conhecimento sobre o aleitamento materno e a doação de leite humano resultando assim, no aumento da adesão de ambos.Dissertação Efetividade de intervenção educativa na prevenção de infecção primária de corrente sanguínea em pacientes com cateter venoso central em uma unidade de terapia intensiva do nordeste(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-28) Leite, Gabriela Zaira Garcia Cruz; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/2075030543506163; Silva, Cícera Renata Diniz Vieira; Alves, Kisna Yasmin AndradeIntrodução: as infecções relacionadas à assistência à saúde são incidentes frequentes e um grave problema de saúde pública, uma vez que elevam os custos, o tempo de internação e a morbimortalidade. Incluem diferentes tipos de infecções adquiridas durante a hospitalização, sendo a infecção primária da corrente sanguínea associada ao cateter venoso central uma das mais relevantes e a sua prevenção está intimamente relacionada à implementação de medidas baseadas em evidências, como adesão aos bundles de boas práticas de inserção e manutenção dos dispositivos, assim como intervenções destinadas a facilitar o trabalho em equipe e a cultura de segurança. Objetivo: mensurar a efetividade de intervenção educativa na prevenção de infecção primária de corrente sanguínea em pacientes com cateter venoso central em uma Unidade de Terapia Intensiva do Nordeste. Método: pesquisa quantitativa com desenho quase-experimental, do tipo antes-depois, de grupo único, utilizando a implementação de um ciclo de melhoria contínua, desenvolvida no período de setembro de 2023 a julho de 2024, em um hospital, referência em infectologia, em Natal, Rio Grande do Norte, através de sete (07) etapas: 1) Identificação da oportunidade de melhoria; 2) Análise das oportunidades de mudanças; 3) Seleção dos critérios para avaliação de qualidade; 4) Construção da atividade educativa; 5) Avaliação da qualidade pré intervenção educativa; 6) Implementação da intervenção educativa e 7) Mensuração da efetividade após a intervenção. O estudo foi realizado com os 39 profissionais que prestavam assistência aos pacientes críticos da Unidade de Terapia Intensiva, respeitando os princípios éticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos. Os dados foram analisados por estatística descritiva simples. Resultados: Observou-se uma redução nas não conformidades em quatro das 12 variáveis analisadas (1, 4, 7 e 12), com significação estatística (p < 0,05). As melhorias foram identificadas na justificativa para a permanência do cateter venoso central, na higienização do cateter com movimentos circulares por 10 segundos antes do uso, na troca do sistema dentro do prazo recomendado e na presença da data de troca no curativo. Esses achados indicam um avanço na adesão às boas práticas de manutenção do cateter ao comparar os períodos pré e pós-intervenção educativa. Conclusão: o ciclo de melhoria mostrou-se efetivo para a prevenção de infecção primária de corrente sanguínea em pacientes com cateter venoso central. Esse estudo foi importante para o fortalecimento e implementação de práticas de ensino que oportunizam aos profissionais a reflexão sobre suas ações de cuidado, motivando-os a reduzir as não conformidades existentes, a organizar um processo de trabalho capaz de ser monitorado, discutido e melhorado a fim de reduzir as taxas de infeção.Dissertação Proposta de curso a distância sobre metodologias ativas de ensino para preceptores da graduação em Farmácia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-24) Moura Filho, Severino Alves de; Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/1578138965645790; Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto; http://lattes.cnpq.br/2951051215652422; Alves, Kisna Yasmin Andrade; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145Por considerar a importância das capacitações e da educação continuada para os farmacêuticos preceptores da graduação em Farmácia como estratégias fundamentais na construção de um modelo ensino aprendizagem dinâmico e efetivo, atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Farmácia e sua proposta pedagógica, foi idealizada uma capacitação à distância para os preceptores do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre as metodologias ativas de ensino em saúde, com intuito de sensibilizar e estimular a implementarem essas metodologias durante as atividades práticas nos variados cenários de ensino farmacêutico. Assim, com o objetivo de propor um curso a distância sobre metodologias ativas de ensino para preceptores dos cenários de prática farmacêuticas do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi realizada pesquisa metodológica em três etapas: 1) Diagnóstico Situacional; 2) Estudo de revisão de literatura; e 3) Construção do curso de capacitação para os preceptores. A pesquisa contou com envio de 104 formulários eletrônicos através do Google forms, com a aceitação de 43 preceptores para participarem da pesquisa, esses em sua maioria do sexo feminino (72,1%) e com título de especialista (46,6%), idade média de 38,1 anos e com experiência profissional entre 11 a 20 anos (51,2%). Com relação a treinamentos para exercerem a preceptoria, 36 (83,7%) nunca receberam treinamentos e em 100% dos casos a inserção como preceptores ocorreram casualmente, devido ao profissional trabalhar em ambientes que fazem parte de campo de estágios do curso de farmácia. Nas análises das dificuldades e potencialidades dos preceptores, foi apontado como pontos positivos o gosto pelo ensino, motivação pela aprendizagem dos alunos, já entre as dificuldades estão a sobrecarga de trabalho (tempo), espaço físico, momentos para troca de conhecimento e falta de treinamentos. Tais achados corroboraram com a etapa de revisão de literatura, que revelou ser a temática das metodologias ativas de ensino na preceptoria da graduação de Farmácia ainda uma lacuna a ser explorada. Sendo assim, elaborou-se uma proposta de curso à distância sobre as metodologias ativas de ensino em saúde com o intuito de apresentar variados métodos disponíveis que os preceptores possam utilizar com os discentes durante a prática, nos variados cenários, contribuindo para habilidades pedagógicas adequadas e um ensino-aprendizagem que promova o desenvolvimento de uma formação crítico-reflexiva dos alunos.