Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde por Autor "Amorim, Karla Patrícia Cardoso"
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Dissertação Desenvolvimento de competências em medicina de família e comunidade: fortalezas e dificuldades em um programa de residência médica na perspectiva do residente egresso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-14) Crisanto, Laís Izabel Maia Melo; Vilar, Maria José Pereira; Trindade, Thiago Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/5992470800302814; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; ; http://lattes.cnpq.br/0257084755574036; Amorim, Karla Patrícia Cardoso; ; http://lattes.cnpq.br/6339836465951509; Porto, Magda Moura de Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/0629859575774194Introdução: A formação na Medicina de Família e Comunidade (MFC) envolve um conjunto de competências complexo. A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) desenvolveu um Currículo Baseado em Competências (CBC) frente ao cenário de expansão dos programas de residência em MFC no Brasil, de forma a nortear a formação de jovens médicos de família. Esse trabalho tem o objetivo de analisar os fatores facilitadores e limitantes no desenvolvimento de competências durante a residência em MFC. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso com análise qualitativa, desenvolvido com egressos do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do Hospital Universitário Onofre Lopes (PRMFC/HUOL) a partir de 2016. Foram utilizadas duas estratégias: um questionário eletrônico contendo dados sócio-demográficos dos egressos e referentes ao PRMFC/HUOL; e entrevistas individuais com egressos no sentido de aprofundar o entendimento sobre as competências a serem desenvolvidas no programa e como se deu esse processo na Residência Médica (RM). Análise descritiva dos dados e análise de conteúdo temática categorial, fundamentada em Bardin, foram realizadas com as respostas do questionário e das entrevistas, respectivamente. Foram definidas 3 categorias a priori: Competências da MFC a serem desenvolvidas durante a residência; Fatores que influenciaram no desenvolvimento das competências da MFC; Desenvolvimento de competências em habilidades de comunicação e raciocínio clínico no PRMFC/HUOL. Resultados: Dentre os 11 residentes que encerraram o programa nos anos de 2016 a 2019, 9 responderam ao questionário virtual, e 7 foram entrevistados. Além das 3 categorias a priori já estabelecidas, surgiu uma 1 categoria a posteriori: Análise propositiva sobre a formação para a MFC. O CBC da SBMFC foi percebido pelos egressos do PRMFC/HUOL como instrumento conhecido e aplicado no programa, tanto que as competências citadas nas entrevistas estão em consonância com as categorias encontradas no currículo citado. O contato com a preceptoria e a importância do preceptor no desenvolvimento dessas competências foram falas bem recorrentes em todas as entrevistas, sendo denotado como facilitador importante para o desenvolvimento do residente durante o programa; a autonomia do residente também foi citada com frequência no sentido de ser um quesito fundamental para o desenvolvimento de competências e melhor aproveitamento do programa de residência, o que corrobora com a aprendizagem de adultos e traz desafios para a preceptoria e para o planejamento dos espaços teórico-práticos e avaliativos, além dos cenários de prática. Conclusões: Os egressos do PRMFC/HUOL são, em geral, jovens médicos, graduados em instituições cujo currículo tem atendido às Diretrizes Curriculares Nacionais, e são motivados pela diversidade de competências da especialidade. A preceptoria foi percebida como um fator fundamental para o desenvolvimento de competências. A reforma do currículo do PRMFC/HUOL, associada a melhor interlocução ensino-serviço e estruturação da Rede de Atenção a Saúde em Natal, e finalmente a valorização da figura do preceptor, podem trazer inúmeros benefícios e novos desafios ao sistema de saúde do município.