PPGPSICO - Doutorado em Psicobiologia
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Navegando PPGPSICO - Doutorado em Psicobiologia por Autor "Andrade, Alexsandro Luiz de"
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Tese Autoeficácia, autoexpansão e o valor de mercado percebido: uma avaliação evolucionista sobre autopercepções e relacionamentos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-20) Santos, Daniella Bezerra dos; Lopes, Fivia de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-8388-9786; http://lattes.cnpq.br/2583445528542625; http://lattes.cnpq.br/8249168749265883; Borges, Vicente Cassepp; Andrade, Alexsandro Luiz de; Mafra, Anthonieta Looman; http://lattes.cnpq.br/9267880655993980; Silva Júnior, Mauro DiasAs autopercepções desempenham um papel de grande importância na vida dos seres humanos, sendo influenciadas pelas experiências prévias e os contextos em que a pessoa se encontra, assim como influenciando futuros resultados nas mais diversas áreas da vida de um indivíduo. Dentre as autopercepções, estão duas que assumem considerável relevância no que diz respeito às motivações humanas, tanto em nossa história evolutiva quanto em nossa vida moderna, a Autoeficácia e o Valor de Mercado percebido. A Autoeficácia está relacionada à autoavaliação do indivíduo de obter sucesso em suas empreitadas, o que pode relacionar-se com capacidade de sobrevivência, obtenção de recursos, permeando a sensação de competência do indivíduo em relação a uma enorme gama de contextos. Já o Valor de Mercado percebido configura uma autoavaliação que possibilita o ajuste dos seres humanos às opções disponíveis no mercado de acasalamento, aumentando as chances de sucesso reprodutivo dos indivíduos. Nessa perspectiva, embora vários estudos tenham demonstrado o potencial do uso da Autoeficácia na investigação de diversos comportamentos e contextos da vida humana, sua participação na formação do Valor de Mercado percebido, assim como as implicações sobre os níveis de exigência direcionados a parceiros românticos ainda são inexistentes na literatura. Em virtude deste cenário, o objetivo principal desta pesquisa é investigar a relação entre os níveis de Autoeficácia e o Valor de Mercado autopercebido, além de trazer uma abordagem de como essa Autoeficácia se apresenta em uma população em que há uma constante demanda por competência e necessidade de bom ajustamento, que é a população universitária, porém não se restringindo a esse contexto, pois trazemos ainda uma investigação mais ampla ao avaliar essa relação em não universitários, assim como também uma análise da autoeficácia em grupos de pessoas em condições sanitárias globais regulares e em uma situação de pandemia; propomos ainda, a observação dos níveis de autoeficácia de participantes antes e depois de expostos a estímulos específicos, efeito conhecido como Priming. O presente trabalho ainda inova ao trazer uma validação da escala de Self-expansion para populações de brasileiros, tal escala se conecta com nossa proposta de abordagem ao ligar a percepção de expansão de habilidades pessoais ao convívio com o parceiro (a). Dessa forma, o presente trabalho oferece informações a respeito da motivação pela busca por competência (representada pela Autoeficácia), sua base evolutiva e como ela se apresenta no contexto das exigências da vivência universitária (Capítulo 1); investigação empírica a respeito da relação entre os níveis de Autoeficácia, o Valor de Mercado percebido e as características valorizadas em um parceiro romântico (Capítulo 2); estudo desenvolvido com o intuito de ampliar nossa proposta de análise para uma população mais diversificada, observando a potencial relação entre Autoeficácia e Valor de Mercado percebido em uma população de não-universitários (Capítulo 3); investigação do efeito de Priming sobre a percepção de Autoeficácia das pessoas (Capítulo 4); estudo empírico que propôs a observação dos níveis de Autoeficácia das pessoas antes e durante a experiência com a pandemia de COVID-19 (Capítulo 5) e por fim, trabalho de Evidências de validação da escala de Selfexpansion para população brasileira (Capítulo 6).Tese Percepção do mercado romântico e influência do contexto nas preferências românticas entre universitários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-05-29) Castro, Felipe Nalon; Lopes, Fívia de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/2583445528542625; ; http://lattes.cnpq.br/2785988303092060; Andrade, Alexsandro Luiz de; ; http://lattes.cnpq.br/8562677684241404; Souza, Arrilton Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/8822052460371633; Mendes, Francisco Dyonisio Cardoso; ; http://lattes.cnpq.br/7396049661058589; Sousa, Maria Bernardete Cordeiro de; ; http://lattes.cnpq.br/8488760386226790Homens e mulheres expressam preferências diferentes para parceiros românticos ideais. Essas preferências parecem variar com o nível de envolvimento e investimento esperado para o relacionamento, e as percepções que as pessoas têm sobre elas mesmas. O atual trabalho foi desenvolvido para expandir os achados relacionados a este tema, investigando a percepção de mercado para relacionamentos românticos e o efeito do contexto na autopercepção e preferências por parceiros românticos. Para esse propósito, 753 estudantes universitários, brasileiros e americanos, foram arrolados entre os meses de março de 2010 a novembro de 2012 e participaram de pelo menos um dos quatro estudos que constituíram esta pesquisa, realizando a avaliação de descrições específicas de sujeitos-estímulo. Os estudos um e dois abordaram amostras brasileiras e americanas para respectivamente descrever as expectativas femininas e masculinas quanto ao mercado de relacionamentos românticos humano. Foi observado que indivíduos de ambos os sexos esperam que os casais possuam traços semelhantes, que cada traço não é avaliado de forma independente e, além das predisposições biológicas, fatores como as limitações do ambiente local e valores culturais também parecem afetar as expectativas românticas. Os contrastes entre as amostras mostrou que os americanos valorizaram a atratividade física e o status social ao descrever sujeitos do mesmo sexo e seus esperados parceiros, enquanto os brasileiros valorizaram habilidades sociais. Outra expectativa também foi identificada para ambos os sexos: espera-se que mulheres fisicamente atraentes e homens com alto status estejam pareados. O estudo três abordou as expectativas masculinas e femininas sobre quais características são as mais relevantes para garantir parceiros desejáveis para indivíduos do mesmo sexo. Os resultados mostraram que homens e mulheres podem ser agrupados juntos por possuir expectativas similares. Entretanto, o grupo composto por mais homens considerou as características de status como os atributos mais importantes, enquanto os grupos constituídos por mais mulheres indicaram que as habilidades sociais ou as características físicas como mais importantes para a atração de um parceiro desejável. Por fim, o estudo quatro investigou o efeito da comparação social na autopercepção e nas preferências românticas, revelando que os indivíduos estavam cientes dos atributos valorizados pelo sexo oposto e que a autopercepção foi afetada pelos atributos das outras pessoas. Em suma, este trabalho evidenciou que os relacionamentos românticos podem ser interpretados como um mercado biológico e que o valor dos atributos no mercado dos relacionamentos românticos está associado a relevância reprodutiva das características