Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas por Autor "Alves, Jefferson Fernandes"
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Dissertação Abram-se as cortinas: uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o ensino de teatro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-30) Cunha, Thâmara Monique; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; http://lattes.cnpq.br/0199396593095459; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Araújo, Rummenigge Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/7945050864628295A pesquisa de mestrado intitulada “ABRAM-SE AS CORTINAS: Uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o Ensino de Teatro”, tem como objetivo analisar o processo de montagem de uma peça teatral, por intermédio de uma prática pedagógica que considere a participação de crianças com e sem deficiência em contexto escolar. A montagem estava ligada ao Projeto de Literatura e Arte da escola, que tinha como homenageado nesse ano o escritor Ariano Suassuna. Cada turma ficou responsável por uma de suas obras, a escolha foi feita pelas professoras de Língua Portuguesa e Arte e os 9º anos ficaram com a peça A Pena e a Lei. Esse estudo acontece na Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, no município de Guamaré/RN, em três turmas de 9º ano (A, B e C), no turno vespertino, sendo que a análise se centra na turma do 9º A, a qual tinha trinta e um alunos, contando com duas alunas com deficiência. Por meio desse trabalho vimos que é possível utilizar a montagem teatral como prática pedagógica envolvendo alunos com e sem deficiência ao longo do processo.Dissertação Ampliação de movimentos na dança circular com pessoas com deficiência visual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-09) Romao, Telma Sampaio; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6; ; http://lattes.cnpq.br/8524041456970784; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Hernandez, Marcia Maria Strazzacappa; ; http://lattes.cnpq.br/1574008360415424O referido estudo tem como objetivo investigar de que maneira a dança circular contribui para ampliação do movimento de pessoas com deficiência visual no contexto em que se inserem e, portanto, aprendem a lidar com o movimento intenso de relação, de consciência, de apropriação e comunhão com o mundo. Na dança circular, metáfora cósmica, está presente o movimento do mundo que conta e transforma, de forma amorosa, a história da humanidade. Em Paulo Freire e Maurice Merleau-Ponty encontra-se o suporte necessário para discutir, tanto quanto possível, movimento e existência. A pesquisa-ação é assumida como enfoque metodológico, tendo como campo empírico o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos de Natal, envolvendo, diretamente, oito pessoas com deficiência visual. Os resultados da pesquisa mostram que a prática da dança circular tem influência na ampliação do movimento dos sujeitos da pesquisa, no desenvolvimento de uma melhor percepção de si, e das suas capacidades, nas relações Eu/Outro, Eu/Mundo, as quais se dão num contexto de diferenças. A pesquisa também constata que a prática da dança é fomentadora do encontro que possibilita a compreensão das limitações e superações como uma questão humana e, neste encontro da dança, a descoberta do próprio corpo e do corpo do outro, como fonte de ensinamentos e representação de si mesmo e do mundo. Demonstra também desenvolvimento de um novo modo de pensar e agir sobre o quadro discriminatório que a pessoa com deficiência visual vive. No movimento, na dança circular, o divisor existente entre a deficiência visual e vidência perde a força.Dissertação A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-14) Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda; Handerchpek, Robson Carlos; ; ; http://lattes.cnpq.br/6905874320328285; Cruz, Adriano Charles da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; Santana, Arão Nogueira Parananguá de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781028A6; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6Esta dissertação baseia-se em uma experiência teatral de quatro anos (2009-2012) com vinte turmas de 9º ano em uma escola pública de Felipe Camarão, Natal-RN, desenvolvida por mim, e se destina a analisar os procedimentos empíricos experimentados e descobertos por adolescentes que assumiram a função de diretores teatrais frente às suas turmas, buscando montar peças a partir da adaptação de filmes brasileiros, e, portanto descobrir com os próprios conceitos a maneira de lidar com a especificidade das linguagens artísticas em questão. Para tanto, a presente pesquisa aborda o meu papel como orientador destes processos cênicos atribuindo um novo significado ao professor de teatro da escola pública que participa ativamente dos trabalhos, mas potencializa a autonomia dos alunos-diretores em conduzir. Alunos-diretores numa realidade, cujo contexto sócio-cultural influencia diretamente suas construções ficcionais no teatro e que ao refletirem coletivamente, a partir da dialogicidade, entendem a importância do relacionamento entre os membros de um grupo. Esta pesquisa-ação apresenta, por vezes, uma linguagem metafórica com o intuito de enfatizar o universo destes adolescentes, e adentra em temas ligados à pedagogia freireana tentando estabelecer uma ponte entre a realidade dos adolescentes oprimidos e o protagonismo adquirido com o envolvimento nas ficções das peças montadas, acomodando aspectos da pedagogia de Makarenko, no tocante à cooperação coletiva de um grande grupo. Deste modo, a pesquisa mergulha profundamente na caracterização do ambiente que cerca estes alunos procurando entender as identidades culturais e suas influências estéticas na criação de seus espetáculos. Associa ainda experiências e intuições de alunos na condução teatral com outras teorias ou teóricos do teatro como o Teatro Épico em Brecht, o Teatro Pobre de Grotowski, o Teatro Popular, o Teatro do Absurdo, o Teatro do Oprimido desenvolvido por Boal apontando conceitos também de Stanislavski, Tchékhov, e Meyerhold. Utiliza ainda conceitos ligados à mídia, à mistura da realidade com a ficção e aos processos de condução em um grupo, como um fenômeno nominado efeito de condução . Faz assim a leitura artística de quatro encenações (no total), selecionadas uma por ano, tentando formalizar conceitos teatrais outrora discutidos. Por fim, mesmo estando minha participação diluída no texto, traz algumas conversas com encenadores que gostam de ensinar e aprenderDissertação Ato de transver: preparação corporal de atores para um espetáculo não visual(2018-08-30) Oliveira, Hianna Camilla Gomes de; Porpino, Karenine de Oliveira; ; ; Alves, Jefferson Fernandes; ; Hernandez, Márcia Maria Strazzacappa;A pesquisa trata de aspectos da preparação corporal de atores a partir da vivência com o elenco do Projeto de Extensão O QUE OS OLHOS NÃO VEEM, vinculado ao Centro de Educação e Departamento de Práticas Educacionais e Currículos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sobre a coordenação do Prof. Dr. Jefferson Fernandes Alves. Investiga-se como a ausência do sentido da visão influencia as práticas corporais com os atores, como essa situação reverbera em seus corpos para a cena e na percepção de si. Toma-se como foco de investigação os relatos dos membros do projeto de extensão, os quais são analisados por meio da Análise Temática de conteúdo de Bardin. São tomadas como referências as provocações do filósofo Evegen Bavcar sobre outras dimensões do olhar que estão para além dos olhos, como também a ideia poética de Manoel de Barros acerca do ato de transver. Elas compõem a investigação do não visual como possível ferramenta no trabalho corporal de atores, juntamente com os estudos sobre a atenção de Virginia Kastrup e os conceitos de corpo e Heterotopia de Michel Foucault. Como resultados discute-se temas como: a dimensão tátil do olhar, ver como algo relacional, a reversão do estado de atenção, a atenção a si, a preparação corporal como um não lugar, a criação de um corpo utópico e alteridade entre atores e espectadores.Dissertação Circuito de teatro escolar: uma experiência extensionista na formação inicial em teatro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-05) Silva, Denilson David Oliveira; Alves, Teodora de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; http://lattes.cnpq.br/6488875682409795; Berg, Irene de Araújo Van Den; Alves, Jefferson FernandesA Extensão Universitária oportuniza aos discentes colocar em prática o conhecimento assimilado durante a graduação, ao mesmo tempo em que possibilita que estes adquiram experiências na carreira escolhida, enquanto prestam um serviço à sociedade, e assim se tornem profissionais mais preparados e mais qualificados para o mercado de trabalho. Nessa perspectiva, o presente trabalho, recorre a estratégias descritivo-analíticas de dados qualitativos referentes ao processo de formação inicial do autor na Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e no seu entrelaçamento com a extensão universitária ocorrido durante este período, considerando as práticas desenvolvidas através do Grupo de Teatro Eureka e do Circuito de Teatro Escolar. Realizamos, portanto, uma pesquisa documental exploratória acerca das contribuições da extensão no processo de formação acadêmica no referido curso e dos benefícios oriundos dessa relação. Evidenciando ainda os conceitos, as possibilidades, as potencialidades e as dificuldades existentes na realização destas atividades supracitadas, e seus impactos na formação dos licenciados em Teatro.Dissertação Dos sentidos ao multissensorial: um percurso no Teatro a partir da ausência da visão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Silva, Joelma Ferreira da; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; Mello, Mônica Vianna de; Campos, Cecília Lauritzen Jácome; Silva, Carlos Alberto Ferreira daO foco deste estudo está centrado em explorar o Teatro Multissensorial, percorrendo um itinerário de experimentação e de descobertas de práticas teatrais suprimindo a visão, culminando na montagem (2019) e remontagem (2022) do espetáculo SonhAlice, inspirado em obras de Lewis Carroll (1832-1898). Buscamos analisar as ferramentas multissensoriais acessíveis relacionadas à presença/ausência da visão na cena teatral, bem como compreender as percepções dos espectadores para aprimorar a técnica e contribuir para estudos na área de acessibilidade teatral. Como fundamentação metodológica, adotamos a Pesquisa Performativa de Brad Haseman (2015), sendo esta guiada-pela-prática. O percurso reflexivo construído se organiza, tendo como referências as experiências construídas no período da Licenciatura em Teatro, da Universidade Regional do Cariri (URCA) e no Projeto de Extensão Teatro e não Vidência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), já no contexto da Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGARC). Como resultado, implementamos a audiodescrição no contexto do Teatro Multissensorial, o que resultou em um aprimoramento na acessibilização da preparação do elenco e recepção cênica sem e com pessoas com deficiência visual.Dissertação João Marcelino: entre tramas, volumes e texturas de um indumentarista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-13) Ferreira, Pierre Keyth Rodrigues; Araújo, José Savio Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382; http://lattes.cnpq.br/2846238270048974; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; Rocha, Rosane MunizEsta dissertação é motivada pelo estudo de Cenografia de Teatro no Brasil, ressaltando a importância de criar uma cultura do acervo e documentação e demais registros da profissão de Indumentarista. Alguns aspectos como as origens do artista e as referências que marcaram suas produções são abordados nesta pesquisa, buscando reunir conhecimentos necessários que se cruzam e reflete no processo criativo, inspiração e produção nas indumentárias do João Marcelino que vem contribuindo com essa área desde o início dos anos 80, já são mais de quatro décadas como artista, desenvolvendo um estilo que se caracteriza como sua assinatura. Ao longo desta pesquisa pode-se ver como as influências imagéticas e práticas de formação pessoal autodidata, assim como os cursos de formação tradicionais podem transformar a percepção de um indivíduo. Em sua arte alguns elementos ganham destaques como a modelagem, os artigos têxteis e o estudo de ergonomia e antropometria, normalmente usados na moda, mas que nas indumentárias do Marcelino, elas se manifestam de forma orgânica, também é possível perceber a partir desse estudo como a indumentária neste caso assume uma linguagem, um discurso.Dissertação O que os olhos não veem: o não visível como forma de apreciação teatral(2017-07-28) Cruz, Everson Oliveira da; Porpino, Karenine de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; http://lattes.cnpq.br/1223077666931005; Santana, Arão Nogueira Paranaguá de; http://lattes.cnpq.br/8443432670512731; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710O presente trabalho aborda o espetáculo teatral “O que os olhos não veem”, que amparado pelo universo da cegueira, tem como prerrogativa de apreciação a cena não visível e propõe uma discussão no campo da recepção teatral, sobre o olhar do espectador no contexto de uma proposta amparada pela não vidência. A pesquisa objetiva investigar como a característica não visível da referida proposta cênica possibilita a percepção do espectador emergida da relação corpo-espaço; e compreender como a possibilidade da não visibilidade da cena potencializa a capacidade de apreciação do espectador. Para tanto são colocadas as seguintes questões: é possível a apreciação de um espetáculo teatral sem o agenciamento da visão? De que forma o corpo assiste um espetáculo teatral que dispensa o recurso da visão? Como se dá o olhar a partir de uma experiência em que a não vidência é prerrogativa da apreciação? O lócus da pesquisa é o projeto de extensão “O que os olhos não veem o coração (não) sente”, vinculado ao Centro de Educação e Departamento de Práticas Educacionais e Currículos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa centra-se no campo da recepção teatral e tem a fenomenologia como aporte metodológico para compreender a experiência de apreciação do espectador interditado da visão ocular. Os relatos dos espectadores são gravados, transcritos e organizados em três temas de discussão: o espaço da cena e o espaço do corpo; a reversibilidade dos sentidos na cena; e a emancipação do olhar. O texto é conduzido pelo pensamento de Maurice Merleau-Ponty (2004; 2011; 2014; 2015), e seus interlocutores, traçando redes de comunicação com os estudos de Flávio Desgranges (2011; 2012; 2015), no campo brasileiro da recepção teatral, e Jacques Rancière (2010; 2012), no que tange a emancipação do olhar do espectador. A experiência teatral no contexto da discussão compreende o espectador como coautor da cena. A interdição da visão ocular faz esfumaçar os corpos no espaço cênico e configura um labirinto de caminhos a serem desbravados pelo espectador, que diante da não vidência percebe outros modos de apreciar a cena, reorganizando sua experiência para ver de corpo inteiro, tal qual Argos Panoptes. Esta situação permite desvelar uma emancipação do olhar no âmbito da cena teatral.Dissertação Reflexões acerca de uma dramaturgia da "Cara pintada"(2019-03-22) Damasceno, Stephane Louise Vasconcelos; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; ; Alves, Jefferson Fernandes; ; Ramos, Adriana Vaz;Em meio às diversas pesquisas que se realizam acerca das cenografias e das tecnologias da cena, ainda é possível pensar uma “dramaturgia da cara pintada”? As reflexões que fazemos em torno de uma dramaturgia da “cara pintada” assentam-se na área das Artes Cênicas, como um estudo teatral alinhado à perspectiva de um teatro que compreenda a imagem e o corpo para além do entendimento que tivemos na modernidade, ou seja, compreendemos o corpo como percepção e sentido e a imagem, como um dispositivo e uma presença. Para tanto, fazemos uso da percepção, aos moldes da fenomenologia (Merleau-Ponty, 1996); da experiência como método de produção de conhecimento (Larossa, 2002) e da dramaturgia como tessitura da teatralidade (Pavis, 1999; 2003; 2017), a partir de uma semiologia (Barthes, 1987; 2007) do mundo contemporâneo. Isso, porque reconhecemos a “pintura da cara” como um fenômeno que está para além da compreensão da maquiagem enquanto tecnologia de cena ou aparato visual ou técnica cenográfica ou, mesmo, estética da composição plástica da personagem. O presente trabalho considera a “cara pintada” um dos momentos mais significativos da criação teatral contemporânea, apresentando-a como uma possível solução para o problema da maquiagem como uma poética da cena. Partimos da investigação do ato de pintar-se como poética do sujeito para discutir a importância da pintura da cara enquanto elemento civilizatório humano. Para tal, organizamos uma breve “cosmogonia” acerca das narrativas que estes constroem através de suas pinturas para construir significados na sociedade em que estão inseridos, através de um “sistema da linguagem” que se organiza na “figura” através da pintura. A partir daí, buscamos investigar a possibilidade de uma leitura da “experiência” da pintura do rosto e dos aspectos de seu uso na cena teatral, como um fenômeno dramatúrgico. Para isso, tentamos discutir a maquiagem, em seu sentido mais amplo, como manifestação da teatralidade e o fazemos relatando e dialogando com fenômenos de composição plástica a partir de experiências práticas de actantes. Acreditamos na cara pintada como uma síntese conceitual cíclica da mise-enscène: drama + ação + tempo/espaço + imagem + percepção + leitura + comoção + entendimento + novo drama. Dessa forma, no hall das novas dramaturgias, a cara pintada pode ser compreendida como uma poética teatral da cena.Dissertação A saga das mulheres invisíveis: uma dramaturgia de formação(2018-08-28) Leite Neto, César Ferrario; Haderchpek, Robson Carlos; ; ; Alves, Jefferson Fernandes; ; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de; ; Miranda, Maria Brígida de;A presente pesquisa consiste numa jornada mar adentro na busca de uma poética que se traduz através da escrita dramática. A partir da elaboração da dramaturgia do espetáculo “Mulheres Invisíveis”, para o grupo Estandarte de Teatro, sediado em Natal, Rio Grande do Norte, a pesquisa repassa um conjunto de experiências pregressas deste autor, na tentativa de encontrar entendimentos e caminhos para uma melhor resolução do seu objeto. E nesse revolvimento do passado, através da organização dos antigos cadernos de anotações de outros processos, além de tentar resolver o desafio posto, dado no presente, o autor tenta também promover um conjunto de reflexões sobre o ofício da escrita dramática. O trabalho, ainda, traz para si a responsabilidade de constituir alguns exercício e procedimentos, que serão aplicados junto ao Grupo, na sala de ensaio, no intuito de coletivizar o conhecimento referencial abordado, estabelecendo aproximações de todo o corpus cênico com a dramaturgia que articula. A metodologia da pesquisa, atendendo a esse ato de rememorar, se delineia de forma metafórica, convidando o leitor a decifrar suas cartas náuticas, evidenciando os percursos desenvolvidos ao longo do processo, tal como uma rosa dos ventos que aponta em várias direções ou como uma mariposa que voa sobre um mapa, desenhando trajetos. A temática, por fim, como denominado, trata de um episódio verídico, em aproximações com o teatro documental, quando cinco mulheres, a quem se atribui o ofício de prostitutas, foram brutalmente assassinadas.Dissertação As tecnologias no ensino de teatro em contexto pandêmico: práticas metodológicas no IFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-23) Azevedo Neto, João Francisco de; Mello, Mônica Vianna de; https://orcid.org/0000-0001-9773-098X; http://lattes.cnpq.br/3551365993359222; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; Stazak, TharynDiante do contexto mundial estabelecido pela pandemia Covid-19, a Educação teve que se adaptar a outros espaços escolares e outras maneiras de presença e interação foram estabelecidas, de ensino que não era mais físico, e sim virtual. A referência de localização das escolas e universidades foi convertida para o ambiente particular de cada cidadão e cidadã dentro de suas casas. Assim, a interação entre docentes e discentes se deu por meio de telas definidas por dispositivos tecnológicos digitais como computadores, celulares e tablets. O espaço do ensino formal se deu por meios virtuais de aprendizagem em uma nova perspectiva de ensino, e didáticas foram sendo estabelecidas, para viabilizar o chamado Ensino Remoto Emergencial (ERE), determinado pelo governo federal como estratégia de manutenção das atividades de ensino. A presente pesquisa visou conhecer as ferramentas e as práticas metodológicas que estavam sendo desenvolvidas no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias - IFRN pelos(as) docentes no ensino de Arte-Teatro e como estavam sendo vivenciadas pelos(as) alunos(as). Neste sentido, foram realizadas entrevistas com educadores do Instituto, que compartilharam suas experiências no contexto de ensino remoto e a essas foi acrescentada uma experiência pessoal de mediação junto ao Ensino Médio Técnico de Informática, possibilitando assim uma percepção própria do ensino de Teatro no contexto pandêmico e a aplicação de um questionário junto aos(às) estudantes com os(as) quais trabalhei. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica etnográfica, com base na autora Marli Eliza André (1995)e trouxe perspectivas e conceitos sobre as tecnologias e presença a partir das concepções de autores das artes da cena Jorge Dubatti (2016), Yara Rondon (2005) e da educação como Araújo Vilaça (2016). Apresentou também uma perspectiva histórica da presença da tecnologia no teatro, com autoras como Margot Berthold(2006) e Cibele Forjaz Simões(2018). A partir das informações relacionadas às práticas de ensino, dispositivos tecnológicos trabalhados e mediações de aulas realizadas, foram estabelecidos dados sobre possibilidades concretas para o ensino de práticas de teatro, processos artísticos, jogos teatrais, construção dramaturgia com intervenção direta das tecnologias digitais, que atenderam aos propósitos e necessidades do período estudado, podendo, no entanto, contribuir com as opções metodológicas de outros(as) docentes em suas escolhas para o ensino de Teatro.Dissertação O tema no processo criativo da Asmarias Companhia de Teatro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-11) Lima, Hélio Júnior Rocha de; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6; ; http://lattes.cnpq.br/7972084204792685; Handerchpek, Robson Carlos; ; Nunes, Silvia Balestreri; ; http://lattes.cnpq.br/7439171356537261Inserida no contexto das ações educativas da Casa Renascer, entidade não-governamental, situada na cidade de Natal/RN, que tinha como finalidade principal o acolhimento de crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade, esta investigação centra-se na descrição e análise do tema no processo criativo desenvolvido pela Asmarias Cia de Teatro, de 1993 a 2003, cujo processo culminou com a montagem do texto dramático, Mateus e Mateusa, de Qorpo-Santo. Nesta pesquisa é focalizado o percurso que a Cia de Teatro fez, tanto na sua pré-história (1993), com a prática de leitura e escrita dramática na elaboração de um material didático chamado de Cartilha das Invenções, como nos procedimentos teatrais com o teatro de rua e o teatro-fórum (1997 a 2000), até o reencontro em 2001 de sete adolescentes as quais articularam a última formação do grupo paralela com a montagem do texto de Qorpo-Santo (2002-2003). Problematiza-se, no desenvolvimento deste estudo, a evolução do processo criativo com base na temática institucional quando é indagado se é possível proporcionar momentos de experiências educativas através da forma tradicional do teatro, tendo como referência os temas intrínsecos nos textos dramáticos considerados clássicos. A reflexão sobre a questão atravessa a pesquisa nas suas descrições e análises e encontra, entre o passado e o presente, as indicações que levam à guisa de conclusão. A metodologia, pela qual se orienta a pesquisa, está baseada na arqueologia teatral (PAVIS, 2005), no paradigma indiciário (GINZBURG,1989) e nas experiências narradas segundo as abordagens de Benjamin (1985). Foram selecionados documentos em formatos de textos escritos, fotográficos e fílmicos, e identificado, nestes arquivos, marcas e pistas que fizeram perceber o tema no processo criativo da Asmarias Cia de Teatro durante os ensaios com o texto dramático, Mateus e Mateusa, de Qorpo-Santo. Nesta práxis teatral, situada na área da pedagogia do teatro, verifica-se que a temática atravessou as ações teatrais na Casa Renascer possibilitando a formação estética da cena numa perspectiva crítica da dimensão social e pessoal dos sujeitos envolvidos. O tema ganhou uma proporção significativa na atividade teatral como ponto de partida do processo criativo da Cia de Teatro, tomando forma artística na encenação teatral. Neste sentido, o processo criativo com o texto dramático, clássico, ganhou a dimensão educativa ao tratar o tema no movimento da arte dramática como foco de criação individual que se somou ao coletivo no universo interativo do jogo