Programa de Pós-graduação em Engenharia de Software
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Navegando Programa de Pós-graduação em Engenharia de Software por Autor "Brito, André Luiz de Souza"
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Dissertação Level up: uma proposta de processo gamificado para a educação(2017-08-25) Brito, André Luiz de Souza; Madeira, Charles Andrye Galvão; https://orcid.org/0000-0002-4460-2877; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; Figueira Filho, Fernando Marques; http://lattes.cnpq.br/6874649375434646; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; Freitas, Sérgio Antônio Andrade de; http://lattes.cnpq.br/0395549254894676; https://orcid.org/0000-0003-3996-4985A tecnologia é um grande transformador da cultura de uma sociedade. Essa transformação cultural induz, por sua vez, a uma necessidade de revoluções em várias áreas do conhecimento. Uma dessas áreas é a educação, que conta com uma geração de jovens que estão sempre conectados, possuem acesso a grandes quantidades de informação e podem rapidamente compartilhá-las. Como consequência, os modelos tradicionais de ensino-aprendizagem nos quais o professor assume um papel centralizador e o aluno se encontra passivamente recebendo as informações, passam a ser cada vez mais ineficazes. A inadequação dessas práticas diminui a conexão do aluno com o ambiente escolar e as disciplinas, levando-o mais facilmente a uma desmotivação pelos estudos. Um campo de pesquisa que tem se destacado nos últimos anos quando tratamos da motivação no contexto educacional é o da Gamificação. No entanto, um problema comum ainda persiste na construção de soluções gamificadas para a educação, que consiste na falta de um processo de design claro que norteie de forma eficaz a elaboração de soluções a fim de que os resultados obtidos pela aplicação das mesmas não sejam superficiais e ineficazes e não gerem impacto negativo na motivação dos alunos. Para contribuir com a solução desse problema, este trabalho propõe um processo de gamificação, denominado Level-Up, alicerçado na abordagem do Design Thinking para educadores, que tem como princípio básico o conhecimento prévio profundo sobre a problemática do desinteresse dos alunos a ser tratado antes que qualquer solução venha a ser projetada. Além disso, o framework Octalysis é utilizado para auxiliar na análise dos aspectos motivacionais tratados no cenário do problema e direcionar a escolha dos elementos de jogos para tornar esse cenário agradável e atingir os objetivos almejados com a gamificação. Para validar o processo proposto, um estudo de caso foi efetuado em uma disciplina introdutória de programação de um curso de ensino superior, no qual resultados promissores foram obtidos.