PPGDEM - Doutorado em Demografia
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Navegando PPGDEM - Doutorado em Demografia por Autor "Cerqueira, Cezar Augusto"
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Tese Dinâmica migratória e trajetória acadêmica no ensino superior: o caso dos/as estudantes da Universidade Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-27) Costa, Renato Tigre Martins da; Aguirre, Moisés Alberto Calle; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460; http://lattes.cnpq.br/1599469691199961; Tavares, Carlos Mendes; Cerqueira, Cezar Augusto; Morales, Fidel Ernesto Castro; Justino, Josivan Ribeiro; Queiroz, Silvana Nunes deA análise das dinâmicas migratórias entre cursos acadêmicos no ensino superior é essencial para compreender os fatores que impactam a trajetória dos/as estudantes universitários e embasar a formulação de políticas voltadas para a permanência e o sucesso acadêmico. Essas transições refletem escolhas individuais influenciadas por interesses, condições sociais, e estrutura institucional, e apresentam implicações significativas tanto para os estudantes quanto para as universidades. Ao investigar como os/as estudantes se distribuem e redistribuem entre cursos, é possível identificar padrões de migração interna, avaliar a atratividade de diferentes áreas de conhecimento e propor estratégias que promovam a conclusão dos cursos por parte dos/as estudantes. Esta tese tem como objetivo analisar os padrões de migração intercursos e os fatores associados às trajetórias acadêmicas de estudantes de quatro cursos da UNILAB, considerando movimentos migratórios internos e seus impactos nas taxas de evasão e conclusão entre 2014 e 2022. Secundando pelos objetivos específicos: 1 - Identificar e descrever os fluxos de migração intercursos dos estudantes da UNILAB entre 2014 e 2022, utilizando uma matriz de origem e destino para caracterizar a movimentação entre os cursos selecionados. 2 - Investigar, por meio do método multiestado, os fatores associados à trajetória acadêmica dos estudantes de Humanidades, Física, Ciências Biológicas e Enfermagem que ingressaram em 2015, analisando variações nas taxas de evasão, mudança de curso e conclusão até 2020. Para investigar a dinâmica migratória intercursos, foi construída uma matriz análoga à matriz de origem e destino oriunda de estudos relacionados à migração. A partir dos indicadores gerados, foram selecionados dois cursos com as maiores taxas de imigração acadêmica e dois com as menores taxas. A análise das trajetórias acadêmicas foi conduzida por meio do Método Multiestado, aplicado aos quatro cursos selecionados, gerando tabelas de sobrevivência multiestado para estimar as probabilidades de transição e a esperança de vida acadêmica. Os resultados indicam que os cursos de Enfermagem e Ciências Biológicas atraem o maior número de estudantes, enquanto Humanidades e Física apresentam menor atratividade em termos de imigração acadêmica. Novamente os cursos Enfermagem e Ciências biológicas se destacam por apresentarem as maiores probabilidades de transição. Por outro lado, cursos como Física e Humanidades, com menores probabilidades de transição. Além disso, a esperança de vida acadêmica nos cursos analisados supera o tempo regular de conclusão, sugerindo possíveis fatores que prolongam a permanência dos/as estudantes, um dado essencial para aprofundar futuras investigações sobre o tema através de pesquisas qualitativas. Esses resultados oferecem uma oportunidade para se explorar as razões que levam tanto a atratividade quanto a menor retenção de estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de suporte acadêmico para eles.Tese Inclusão e desempenho acadêmico: análise dos estudantes com deficiência no ENEM(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-14) Lobato, Maria José Silva; Aguirre, Moisés Alberto Calle; Magalhães, Ismenia Blavatsky de; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460; http://lattes.cnpq.br/5850545847212930; Cerqueira, Cezar Augusto; Morales, Fidel Ernesto Castro; Soares, Weber; Fusco, WilsonO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um instrumento deavaliaçãopadronizada de abrangência nacional, constituindo-se o principal meio de ingressoaoensino superior e acesso ao financiamento estudantil no Brasil. Assim, apresentetese tem como objetivo investigar a influência de fatores socioeconômicosedemográficos na participação e no desempenho acadêmico da PopulaçãoEscolarcom Deficiência Público da Educação Especial (PEcD_PEE) no ENEM, considerandoa evolução temporal desses fatores e a diversidade regional do Brasil. Paratanto, uma análise abrangente à luz da teoria sociológica de Capitais de Pierre Bourdieufoi realizada. As informações primárias foram coletadas dos microdados doInstitutoNacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, abrangendocincoedições do ENEM (2009, 2019-2022). Adicionalmente, verificaram-se as informaçõescoletadas nos Censos Escolares da Educação Básica (2009, 2019-2022). Oconjuntode dados continha informações acerca de: número de pessoas nafamília, escolaridade dos pais, renda familiar, posse de bens domésticos, televisores, computadores, máquinas de lavar, telefones fixos, celulares, sexo, cor/raça, tipoelocalização da escola e faixa etária dos inscritos. A caracterização dosperfissocioeconômicos e demográficos foi realizada por meio do método de agrupamentoExpectation Maximization. Para inferir as diferenças estatísticas aplicaram-setrêstestes com nível de significância de 5%: i) Teste de Shapiro-Wilk paraverificar anormalidade das distribuições de notas; ii) Teste U de Mann-Whitney paracompararas distribuições de frequência das notas entre grupos; e iii) Teste T de Student paraidentificar diferenças significativas nas médias dos grupos. Aplicou-se a AnálisedeComponentes Principais para identificar os eixos principais de variação nos dadosdoCenso Escolar. Os resultados apontaram diferenças significativas entre os estudantes,com superioridade em termos de pontuação para os candidatos do ensinoregular emcomparação a PEcD_PEE em todas as regiões do Brasil. Emtermos desexo, verificaram-se vantagens de homens nas provas de Matemática e superioridadefeminina em Redação em todas as regiões, exceto no Norte. Alguns aspectosdemográficos como idade mais elevada apresentaram influência negativanodesempenho dos candidatos. Entre a PEcD_PEE houve predominância doperfil deCapital Cultural e Econômico Menor (CCEM) nas regiões Norte e Nordeste, enquantoo perfil Capital Cultural e Econômico Elevado (CCEE) foi predominantenoSul eSudeste. A disponibilidade de recursos e serviços de acessibilidade nas regiõesSul, Sudeste e Centro-Oeste foram superiores em comparação ao Norte e Nordeste. Aescolaridade dos pais do perfil CCEM foi mais baixa em comparação ao perfil CCEE. As mulheres pardas e pretas obtiveram desempenhos mais baixos nas diferentesprovas do ENEM. A pandemia de COVID-19 afetou de forma mais negativaosestudantes do perfil CCEM, em função da precariedade de disponibilidadedeacessibilidade comunicacional (internet, computador, celulares etc). Oestudoapontouque para promover uma educação efetiva da PEcD_PEE é essencial compreender osfatores socioeconômicos e demográficos que impactam a qualidade devidaeainclusão escolar. Além disso, as análises das avaliações de larga escalasãoferramentas essenciais para a realização de diagnósticos abrangentes comfinsdepropor melhorias nas condições de vida e práticas inclusivas no sistema educacional brasileiro.