Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental por Autor "Amorim, Enio Fernandes"
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Dissertação Avaliação da capacidade de suporte de misturas de solos com brita graduada asfáltica (BGA) para uso em camadas de base e sub-base de pavimentos flexíveis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-25) Rodrigues, Murilo de Lima; Amorim, Enio Fernandes; Freitas Neto, Osvaldo de; http://lattes.cnpq.br/6335708403185496; http://lattes.cnpq.br/6335708403185496; http://lattes.cnpq.br/7505689860272704; Marchezini, Silvana FavaO sistema de transporte rodoviário desempenha um papel fundamental no Brasil, sendo responsável pelo deslocamento de cargas e passageiros. Em 2023, houve o transporte de mais de 22 milhões de passageiros, indicando um aumento de 18,75% em comparação com o ano anterior. No ano de 2022, esse meio de transporte representou aproximadamente 64,7% da matriz de transporte de cargas. O crescente aumento na demanda destaca a urgência de investimentos em novos projetos e na manutenção das vias existentes. Como a construção de estradas demandam uma grande quantidade de materiais naturais, os quais suas extrações causam passivos ambientais consideráveis, os materiais alternativos são apontados como uma solução de minimizar os danos. Diante dessa necessidade, este trabalho avaliou a capacidade de suporte de misturas de diferentes tipos de solos do Estado do Rio Grande do Norte, associados a resíduos oriundos de uma usina de asfalto, denominados de Brita Graduada Asfáltica (BGA), com percentuais de 10% e 20%, em massa. A metodologia do trabalho foi realizada através de ensaios de caracterização, compactação, Índice de Suporte Califórnia (CBR), Fluorescência de Raio-X (FRX) e Difração de Raio-X (DRX), com fins voltados para a utilização das misturas em camadas de sub-base e base de pavimentos rodoviários flexíveis. Ao término do estudo, constatou-se que quatro amostras com elevados percentuais de areia, em sua composição granulométrica, na condição de solo puro, e, a mistura de solo com 20% de BGA, todas na energia de compactação modificada, com reuso de material, forneceu ganhos consideráveis na capacidade de suporte, possibilitando a sua utilização nas camadas estruturais de base e sub-base de pavimentos flexíveis.Dissertação Avaliação técnica da utilização do resíduo de uma usina de asfalto em misturas de concreto asfáltico usinado a quente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-18) Silva, Alex Armando da; Amorim, Enio Fernandes; França, Fagner Alexandre Nunes de; https://orcid.org/0000-0002-8113-622X; http://lattes.cnpq.br/6854485206744906; http://lattes.cnpq.br/3197581360914436; Santos Júnior, Olavo Francisco dos; https://orcid.org/0000-0001-7552-6646; http://lattes.cnpq.br/1573496204231636; Souza, Marcondes Mendes deAtualmente o transporte rodoviário no Brasil é o principal meio de circulação de bens, serviços e pessoas. Diante desse cenário, com o crescimento populacional, se faz necessário a realização de manutenção e construção de rodovias no país, o que ocasiona a exploração de recursos naturais e a geração de resíduos que causam grandes problemas ambientais. Neste segmento, é oportuno destacar que no processo de produção do Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ) é gerado um resíduo denominado Brita Graduada com Asfalto (BGA), material nobre, composto por agregados graúdos, miúdos e Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP). Desse modo, o presente estudo analisou a viabilidade técnica do uso da BGA em proporções de 0%, 2%, 4%, 6% e 8%, em massa, em relação às novas misturas asfálticas usinadas a quente para aplicação em fins de obras viárias. Para isso, foram realizadas análises de caracterização química por Fluorescência de Raio X (FRX), mineralógica por Difração de Raio X (DRX) e física da BGA e agregados naturais. As misturas asfálticas com a incorporação da BGA foram produzidas baseadas nos procedimentos de dosagem Marshall, consubstanciadas nas normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). Ao término do trabalho, verificou-se que os traços de concreto com 2% e 8% de BGA apresentaram os melhores valores para os parâmetros volumétricos e estabilidade Marshall, de forma que os mesmos foram superiores aos recomendados pelas normas técnicas brasileiras. Além disso, os resultados da caracterização física, química e mineralógica revelaram valores compatíveis com os agregados naturais empregados nas obras de pavimentação no país. Dessa forma, conclui-se que o uso da BGA se apresenta como um material alternativo para ser utilizado na composição de CAUQ, satisfazendo os critérios técnicos exigidos pelos órgãos brasileiros, além de proporcionar vantagens do ponto de vista econômico e ambiental.