Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional por Autor "Bezerra, Adeilza Gomes da Silva"
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Dissertação A arte indígena para além dos clichês: por novas abordagens nas aulas de arte(2018-09-19) Nóbrega, Rafaela Farias; Guaraldo, Lais; ; ; Bezerra, Adeilza Gomes da Silva; ; Rupp, Bettina; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Thome, Renata Viana de Barros;Esta dissertação teve como objetivo contribuir para o exercício de práticas pedagógicas relacionadas com a temática da arte indígena comprometidas com fontes científicas. Para isso, foram analisados os livros didáticos disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a disciplina de Artes. A partir da análise da qualidade da informação contida nos livros, levando em consideração a realidade da produção artística e das condições de vida dos povos indígenas, foram propostas atividades que explorassem as Artes visuais a partir da estética visual indígena. A prática resultante desse processo não visava ser apenas uma organização da temática indígena nas aulas de artes, mas uma forma de procedimento pautada em informações científicas sobre as realidades dos povos indígenas, de forma a contribuir para uma melhor compreensão de sua arte quando aplicada à sua cultura.Dissertação Desenho nos anos finais do ensino fundamental(2018-08-09) Hissett, Márcia Le Sénéchal; Guaraldo, Lais; ; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Rupp, Bettina; ; Bezerra, Adeilza Gomes da Silva;Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre a experiência do ensino e aprendizagem do desenho, área de conhecimento pertinente ao universo das artes visuais, nos anos finais do Ensino Fundamental e, consequentemente, sobre as ações educativas realizadas com este fim em duas escolas municipais da Grande Natal/RN. O objetivo geral da pesquisa estava voltado para o processo de tal experiência como promotora de desenvolvimento integral dos estudantes, com ênfase no papel do desenho no desenvolvimento cognitivo. A pesquisa empenhou-se em rever a função do desenho para a formação dos jovens estudantes envolvidos. Foram duas experiências distintas: na Vila de Ponta Negra, Natal e em Parnamirim/RN, que associaram a metodologia que íamos propondo com práticas dentro e fora da escola. Trata-se de pesquisa qualitativa que se debruçou sobre as interações entre mediador e estudantes para entender como promover internalizações sobre os meios reais e virtuais de construir, criar e se expressar com grafismos, motivando a continuidade nos estudos e ajudando em escolhas profissionais, auxiliando em diferentes momentos da vida. Por esta intercomunicação e intersubjetividade, trata-se de pesquisa-ação participante que permitiu a criação de um método de contextualização para cada experiência, confirmando assim, de forma aberta, a renovação da abordagem a cada oportunidade, mesmo sendo o tema milenar e os conceitos e elementos da linguagem tão conhecido por aqueles que a ele se dedicam. O estudo mostrou como o desenho pode contribuir de maneira abrangente para a organização do pensamento, para a aquisição de habilidades organizacionais, projetivas, criativas e expressivas, elevando o potencial de síntese e resolução de problemas por parte dos estudantes. Por tudo isto, defende-se aqui que o desenho é indispensável para o desenvolvimento global do ser humano e por razões profundas não pode ser deixado de lado ou abordado como recurso didático secundário.Dissertação O ensino de teatro na interface com a literatura de cordel(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Melo, Dalvanira Sousa de; Carrico, André; http://lattes.cnpq.br/5977502527839784; Vieira, Marcilio de Souza; Bezerra, Adeilza Gomes da SilvaEste artigo investiga uma prática educativa teatral em sala de aula na interface com a literatura de cordel, realizada na Escola Cívico-Militar João XXIII, Natal/RN nas turmas do 9º anos A e B, turno matutino do Ensino Fundamental, séries finais. O teatro e a literatura de cordel são temáticas artísticas oriundas de um contexto criativo específico e também cultural. O objetivo do trabalho é refletir sobre a experiência em sala de aula dos 9º anos, utilizando o ensino de Teatro numa perspectiva interdisciplinar entre o teatro e a literatura de cordel. A proposta metodológica situa-se no âmbito da pesquisa qualitativa, especificamente, um estudo de caso, a partir do teatro e dos folhetos de cordéis, inserindos-os como meios de ensino na escola. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram os registros dessa experiência de ensino (relato de experiência), a partir de um roteiro investigativo descrevendo suas estapas: leitura de folhetos de cordel, jogos e exercícios teatrais na perspectiva da montagem de uma peça teatral. Como fundamentação teórica utilizamos textos de Koudela (1998), Abreu (1999), Freire (1989), Ayala (2003), Boal (2001) e Barbosa (2003). Diante dessa intervenção escolar entendemos que o teatro e a literatura de cordel devem ocupar um espaço relevante no ambiente escolar, na promoção de uma produção artística popular capaz de despertar e promover habilidades de vivência coletiva e de construção de conhecimento, para o ensino aprendizagem.Dissertação Sob a luz do cinema: uma experiência com a produção audiovisual no ensino de artes visuais na escola mediada pelo smartphone(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-24) Oliveira, José Jaildo da Silva; Vieira, Marcilio de Souza; ; ; Bezerra, Adeilza Gomes da Silva; ; Petry, Arlete dos Santos; ; Thome, Renata Viana de Barros;Este trabalho tem como objeto de pesquisa a produção de filmes curtas-metragens mediada pelo uso do smartphone, no contexto das aulas do componente Arte. Apontamos como objetivo analisar a produção destes curtas-metragens feita pelos alunos do Ensino Médio, de modo aproximar os conteúdos curriculares do cotidiano deles. A experiência se deu com a participação de duas turmas de estudantes dos 1º anos, da Escola Estadual Prefeito Antônio Conserva Feitosa, em Juazeiro do Norte-CE. A metodologia que embasa este estudo é a pesquisa qualitativa norteada sob a ótica da Pesquisa-Ação, a qual foi desenvolvida com o professor como investigador participante da ação em conjunto com seus alunos colaboradores. Adotamos a Abordagem Triangular de Barbosa (2012) como aporte teórico orientador das nossas atividades sob os eixos do ver/fazer/contextualizar. Buscamos dialogar com os autores Orofino (2005), Duarte (2009) e Jullier e Marie (2009) na perspectiva de compreendermos nossa prática docente na sala de aula, bem como, lançarmos um novo olhar para o ambiente escolar neste momento em que ele se encontra permeado pelas novas tecnologias digitaisDissertação A valorização do patrimônio estético de raiz africana na sala de aula: contribuições do acervo do Museu Afro Brasil(2018-10-29) Leite, Gabrielle Maria de Souza; Guaraldo, Lais; ; ; Bezerra, Adeilza Gomes da Silva; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Thome, Renata Viana de Barros;Este presente trabalho tem como objetivo contribuir para a efetiva implementação da lei 10.639/03 no ensino das Artes Visuais através do estudo do patrimônio africano no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como objetivo conhecer e analisar o patrimônio físico e digital do Museu Afro Brasil e as ações pedagógicas desenvolvidas pela instituição com o intuito de investigar as contribuições oferecidas por essa instituição para a formulação de proposições pedagógicas em Artes Visuais que possam contribuir para as relações étnico-raciais na escola que possam colaborar para as relações étnicas-raciais na pratica educativa. Tendo como objetivo a ampliação do conhecimento a respeito do patrimônio estético de matriz africana, foram realizadas uma série de visitas ao Museu Afro Brasil no mês de março e abril de 2018, com a intenção de conhecer o acervo e as ações educativas e de formação ali realizadas. Nos resultados analisados constatamos que o museu oferece uma didática acessível, com material de apoio para professores por meio do acervo digital e também através da participação nas ações pedagógicas, constamos também novas abordagens para a contextualização das temáticas “Ancestralidade”, “Identidade” e o “Feminino”. A análise dos aspectos expositivos do acervo permanente focou na contribuição que o acervo pode fornecer para a o aprimoramento da abordagem do tema na escola. Os principais referenciais teóricos utilizados na análise das temáticas abordadas foram Munanga (1999), Barbosa (2008), Sousa (2009), Fonseca (2017), Hernandéz (2000).