Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
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Navegando Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia por Autor "Alves, Luciana Mendonça"
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Dissertação Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-18) Anjos, Ana Beatriz Leite dos; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0000-0002-1905-6165; http://lattes.cnpq.br/1072559515772925; Delgado, Isabelle Cahino; Alves, Luciana MendonçaIntrodução: A leitura é uma importante habilidade que possibilita a comunicação, conhecimento e integração de informações com a língua, no âmbito acadêmico e social. A vulnerabilidade social é uma realidade presente de forma severa em países em desenvolvimento como o Brasil. Apesar de ser uma questão político-social, casos contínuos e extremos de vulnerabilidade seguem presentes gerando consequências neurodesenvolvimentais em crianças que crescem em tais ambientes, como dificuldades comportamentais e cognitivas, bem como as dificuldades acadêmicas, geradas por atrasos linguísticos que afetam o processo de alfabetização e as demais etapas da vida estudantil do indivíduo. Objetivo: Identificar os efeitos de um programa de resposta à intervenção em vocabulário e consciência fonológica na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social no período anterior ao da pandemia do COVID-19. Método: Longitudinal, intervencional, prospectivo, descritivo e correlacional. A amostra do estudo é composta por 39 escolares do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública, divididos em dois grupos: grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). O GE passou por um programa de resposta à intervenção (RTI), em sala de aula, em 12 encontros, três vezes por semana com 60 minutos, por 5 semanas, somado às atividades escolares da sala de aula. O GC se manteve na alfabetização em sala de aula e recebeu as atividades de intervenção somente após o término da pesquisa. Neste programa foram estimuladas as habilidades de consciência fonológica e o vocabulário expressivo. Antes e após a intervenção as habilidades de vocabulário expressivo, consciência fonológica, reconhecimentos de letras e leitura de palavras e pseudopalavras foram avaliadas. Resultados: Os dois grupos do estudo obtiveram melhoras em todas as habilidades avaliadas, como aumento do vocabulário expressivo e aumento nas médias de desempenho em consciência fonológica (GE: p=0,038; GC: p=0,082), leitura de palavras e pseudopalavras (GE: p=0,002; GC: p=0,009) e reconhecimento de letras (GE: p=0,001; GC: p=0,030), além de apresentar tendência crescente nos resultados do GE. Houve forte correlação entre a consciência fonológica e desenvolvimento da leitura. Conclusão: os resultados evidenciam a efetividade do programa de resposta à intervenção no ambiente escolar de crianças em vulnerabilidade social.Dissertação Instrumentos de avaliação de leitura de palavras e pseudopalavras: revisão e aplicabilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-10) Lima, João Victor Silva de Barros; Azoni, Cintia Alves Salgado; Navas, Ana Luiza Gomes Pinto; http://lattes.cnpq.br/0754347427711718; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0000-0002-5071-3645; http://lattes.cnpq.br/5385599236907304; Alves, Luciana Mendonça; https://orcid.org/0000-0002-6403-4117; http://lattes.cnpq.br/6377992247953380; Mousinho, RenataObjetivo: Analisar as variáveis psicolinguísticas de estímulos a partir de um banco de palavras e pseudopalavras e contribuir para a validação e o desenvolvimento de instrumentos de triagem e avaliação de leitura. Método: Para o Estudo 1, uma revisão de escopo foi realizada seguindo as diretrizes PRISMA-ScR, com a utilização da estratégia "PCC" (População, Conceito e Contexto). A busca por estudos relevantes ocorreu em seis bases de dados internacionais. Estudos que empregaram instrumentos de avaliação da leitura oral em escolares de 6 a 14 anos e 11 meses foram incluídos. Para o Estudo 2, participaram 262 crianças do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I, avaliadas individualmente com o aplicativo Fluency IDB Portuguese, que apresenta estímulos controlados por complexidade silábica. Resultados: No Estudo 1, a análise de 16 estudos revelou 11 instrumentos de avaliação, com variações na complexidade silábica, regularidade e frequência das palavras e pseudopalavras utilizadas, mas evidenciou uma baixa descrição da validação desses instrumentos. No Estudo 2, os resultados indicaram que o desempenho na leitura foi influenciado pelo ano escolar, pelo tipo de estímulo e pela complexidade silábica, demonstrando que palavras com estrutura mais simples foram lidas com maior facilidade. Conclusão: No Estudo 1, a falta de informações sobre a validação dos instrumentos pode comprometer a precisão das avaliações da leitura. No Estudo 2, os achados reforçam a influência da complexidade silábica na fluência leitora e apontam a relevância de instrumentos validados para uma avaliação eficaz das dificuldades de leitura, possibilitando intervenções mais precisas no contexto clínico e educacional.