DM - Departamento de Matemática
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/1/141
Navegar
Navegando DM - Departamento de Matemática por Autor "Marcone, Marcos Henrique Fernandes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo Uma abordagem interdisciplinar para obtenção da melhor função aproximada para ajuste de dados(Brazilian Journal of Development, 2019-10-01) Santana, Fabiana Tristão de; Marcone, Marcos Henrique Fernandes; Santana, Fágner Lemos deNeste trabalho, importantes conceitos das Ciências Exatas, Computação e Engenharias atuam de forma interdisciplinar para obter a melhor solução aproximada para um experimento físico. O objetivo do trabalho é mostrar como diferentes teorias podem ser usadas para solucionar problemas nas Engenharias. Mais especificamente, serão utilizados aqui o método de Mínimos Quadrados (estudado na Álgebra Linear), as incertezas e operações intervalares (estudados na Matemática Intervalar) e a linguagem Python (estudada na computação) para resolver um sistema intervalar que fornece a melhor função aproximada que ajusta um conjunto de dados oriundos de um experimento físico, no qual um carro se deslocava com aceleração nula sob um trilho de ar horizontal. Ao fazer esse tipo de abordagem usando a Matemática Intervalar, busca-se inferir como as incertezas provenientes do experimento, assim como os erros gerados pelas representações e operações dos números em computadores, interferem no resultado obtido. Para isso, se fez necessário a utilização da biblioteca Python for Extended Scientific Computing (Python-XSC), a qual é baseada na estrutura da aritmética intervalar e fornece funções para a resolução de sistemas lineares intervalares. A aplicação do estudo feito se mostrou bastante eficiente e de fácil utilização, além de estimular os estudantes de engenharia a buscarem soluções inovadoras através da interdisciplinaridade das teorias estudadas na áreaArtigo Inovação no processo de ensino e aprendizagem de álgebra linear usando o software geogebra(Brazilian Journal of Development, 2019-09-16) Santana, Fabiana Tristão de; Macedo, Igor Michael Araujo de; Marcone, Marcos Henrique Fernandes; Santana, Fágner Lemos deEste trabalho aborda estratégias pedagógicas aplicadas na disciplina de Álgebra Linear utilizando o software educativo GeoGebra para inovar o processo de ensino e aprendizagem de alguns temas específicos, como: vetores, matrizes, projeções ortogonais e o método dos mínimos quadrados. O tratamento desses e de outros tópicos utilizando o software GeoGebra é feito especificamente na Janela CAS (ambiente de programação com uma linguagem simples e acessível a todos os estudantes), Janela de Visualização (ambiente de esboços gráficos em duas e três dimensões) e Janela de Álgebra (ambiente de edição e armazenamento de escalares, funções, vetores e variáveis definidos). Os principais comandos utilizados no estudo desses tópicos serão apresentados juntamente com a resolução e análise gráfica de três sistemas lineares. Para finalizar, o método dos mínimos quadrados será utilizado e implementado no software com o objetivo de encontrar a melhor função que ajusta um conjunto de dados experimentais obtidos em laboratório de física. O uso do software no ensino da Álgebra Linear tem ajudado os estudantes a compreenderem melhor alguns conceitos trabalhados na sala de aula, além de deixar o estudo mais prazeroso e interessante