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    TCC
    Desafios do ensino de inglês para alunos com transtorno do espectro autista no Brasil: uma revisão bibliográfica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) ARAUJO, Karla Mirella Santos de.; Weissheimer, Janaina; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=3C84808BAC054CD6D735D46C47DE5CDD.buscatextual_0#:~:text=acessar%20este%20CV%3A-,http%3A//lattes.cnpq.br/7345837860360864,-ID%20Lattes%3A; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=771A3FAE13EF6F3BF695CAE37E4914FB#; Faria, Marilia Varella Bezerra de.; Moraes, Lígia de Souza Leite
    O ensino de inglês para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta diversos desafios, principalmente no que concerne à sua integração aos demais alunos na sala de aula do ensino regular brasileiro. Diante disso, o presente trabalho pretende analisar os desafios presentes em sala de aula ao ensinar os alunos desse espectro, especialmente no que concerne ao ensino da língua inglesa como L2. Mais especificamente, este estudo tem como objetivo explorar a aprendizagem de inglês como segunda língua (L2) em alunos do ensino básico regular brasileiro que estão no espectro autista, utilizando uma revisão bibliográfica baseada em artigos e estudos feitos na área. A pesquisa qualitativa, fundamentada em revisão de literatura, adota a teoria sociointeracionista de Lev Vygotski para discutir como práticas pedagógicas inclusivas podem favorecer o desenvolvimento linguístico e social desses alunos. Além dessa base teórica, incorpora-se a perspectiva de Larsen-Freeman, a qual aborda a complexidade da aprendizagem de línguas, evidenciando a necessidade de metodologias dinâmicas e adaptativas. A pesquisa almeja, também, analisar como essa aquisição ocorre sob a perspectiva da teoria sociointeracionista, destacando que, apesar dos desafios decorrentes do TEA e a interação entre o indivíduo, o meio social e o mundo ao seu redor desempenham um papel crucial para o sucesso desse processo. A integração de abordagens adaptadas de ensino pode transformar o ensino de inglês, promovendo maior autonomia e engajamento dos alunos. No entanto, seu sucesso depende de investimentos em formação docente continuada.
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