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Navegando por Autor "Abreu, Tamyris Luiza de"

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    Dissertação
    Almanaque da tuberculose: uma experiência compartilhada na produção de conhecimento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-31) Abreu, Tamyris Luiza de; Gondim, Grácia Maria de Miranda; https://orcid.org/0000-0002-9067-6930; http://lattes.cnpq.br/7110268468161342; Cavalcante, Cleonice Andrea Alves; https://orcid.org/0000-0003-1237-7393; http://lattes.cnpq.br/2065984136909929; Temóteo, Rayrla Cristina de Abreu
    Introdução: A tuberculose (TB) é considerada uma doença infectocontagiosa, causada pela proliferação do Mycobacterium Tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, podendo atingir outras áreas do corpo. Contudo, embora seja uma doença antiga e de fácil tratamento, a TB é considerada um grave problema de saúde pública. Evidencia-se ainda que existem fatores que favorecem o abandono do tratamento da tuberculose, o que vem a dificultar cada vez mais a interrupção da cadeia de transmissão. Nesse contexto, vale ressaltar a importância da integração das Redes de Atenção à Saúde como peça fundamental no controle dessa patologia. Objetivo: Construção de uma tecnologia educativa de apoio às ações de promoção da saúde nas Redes de Atenção do SUS. Metodologia: O estudo é de abordagem qualitativa e descritiva, situado no campo das pesquisas de intervenção e orientado pelos preceitos da Pesquisa-Ação. Os métodos e técnicas utilizados – revisão integrativa, entrevistas e grupo focal – possibilitaram o desenvolvimento de uma tecnologia educativa interativa, no formato de um “Almanaque”, para uso nas modalidades virtual e física pelos profissionais de saúde. O cenário de estudo é o município de Cajazeiras-PB. A população foi constituída por enfermeiros, médicos, agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, técnico em baciloscopia e bioquímico inseridos nos três níveis de atenção à saúde e usuários que receberam diagnóstico de TB. A coleta dos dados foi feita nos meses de abril/2023 a setembro/2023 após ser aprovado em Comitê de Ética e Pesquisa. O estudo respeitou a condição humana e cumpriu todos os requisitos de autonomia, não maleficência, justiça e equidade, dentre as outras exigências explícitas na resolução 466/2012 do Ministério da Saúde. Resultados: O desenvolvimento do almanaque possibilitou a participação dos sujeitos da pesquisa no processo educativo, contribuindo para a construção do conhecimento e o aumento de autonomia, além de contribuir e permitir que os profissionais de saúde e os usuários do sistema obtenham mais conhecimento acerca da TB, potencializando o processo de trabalho. Acredita-se que por meio desta pesquisa também foi possível identificar fragilidades na atenção e no controle do agravo nas Redes de Atenção do SUS como elementos a serem trabalhados na tecnologia educacional.
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