Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Accioly, Denise Cortez da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A fotografia como registro do cotidiano do currículo: uma análise
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-18) Silva, Iara dos Santos; Garcia, Maria de Fátima; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; Accioly, Denise Cortez da Silva
    Esta pesquisa tem o intuito de apresentar as formas de trabalhar a fotografia (ato de fotografar) como registro do cotidiano do currículo com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública da cidade de Caicó, interior do estado do Rio Grande do Norte, bem como a contribuição que a fotografia traz para o processo de aprendizagem a partir da leitura de imagem. Desta forma, o estudo foi realizado como forma de uma pesquisa qualitativa. A pesquisa visa apresentar a história da fotografia desde o seu surgimento, o impacto que esta trouxe à sociedade, mostrando como a fotografia é utilizada no campo da história, ciências e artes e de que forma esta pode ser utilizada para registro do cotidiano do currículo. A escola partícipe dessa pesquisa é a Escola Municipal Walfredo Gurgel, localizada no munícipio de Caicó, interior do estado do Rio Grande do Norte. Metodologicamente a pesquisa constituiu-se como uma pesquisa-ação, tendo como base os escritos teórico-metodológicos de Minayo (2009), Sontag (2004), Rouillé (2009), Ferraço (2008), Alves (2002), dentre outros que serviram para nos fundamentar de forma direcionada ao objetivo final. Os resultados deste trabalho oportunizaram a compreensão da relação que se estabelece entre fotografia e cotidiano, permitindo assim trazer o ato de fotografar para fins de registro do cotidiano vivenciado no currículo da escola.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância da discussão sobre gênero nas licenciaturas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-04) Borges, Ana Beatriz de Araújo; Garcia, Maria de Fátima; Accioly, Denise Cortez da Silva; Aires, Ana Maria Pereira
    O trabalho objetiva por meio do estudo realizado no Centro de Ensino Superior do Seridó(UFRN) com os(as) estudantes das licenciaturas ofertadas no referido campus, compreender e analisar as concepções dos(as) mesmos(as) sobre a temática de gênero e sobre como o diálogo sobre a mesma pode vir a beneficiar a prática docente futura. Dialogamos com autores tais como: NUNES E WERBA (2015), FARBER, VERDINELLI E RAMEZANALI (2012), ECKERT (2007), ADICHIE (2017) E LOURO (1997) com o fim de compreender melhor acerca da temática motivadora desse trabalho. A relevância da discussão sobre gênero nas licenciaturas se dá por meio da busca por igualdade, com menos preconceitos. Tratar questões relacionadas a gênero cria noções necessárias para que estejamos aptos a questionar e dialogar uns com os outros sobre essa temática. Por meio da pesquisa realizada pôde-se constatar que os(as) licenciandos(as) acreditam na relevância das discussões sobre gênero nas licenciaturas, e principalmente, acreditam que estas podem vir a beneficiar a prática docente futura, oportunizando um futuro mais justo.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Literatura na sala de aula: estudo sobre uma vivência no estágio em docência na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-22) Oliveira, Anacleon da Silva; Brito, Nazineide; http://lattes.cnpq.br/3796456027237157; Accioly, Denise Cortez da Silva; lattes.cnpq.br/0492540368561302; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200
    O presente trabalho busca destacar a contribuição da literatura infantil na sala de aula da Educação Infantil a partir de uma vivência em estágio curricular, no Curso de Pedagogia do CERES/UFRN, período 2019.2, realizada em uma escola pública do município de Caicó-RN, refletindo sobre o planejamento e realização das diferentes vivências registradas. O estudo tentou responder a questões relacionadas à forma como a presença da literatura infantil foi pensada no estágio curricular, o impacto das estratégias usadas na inserção da literatura infantil na sala de aula, e ainda em que aspectos a experiência no estágio influenciou na nossa formação docente. Para debater tais questões, são expostas as atividades desenvolvidas durante o estágio à luz dos teóricos e documentos orientadores, buscando contribuir para pensar o processo de formação de pequenos novos leitores, assim como também o estágio curricular na docência em Educação Infantil. Buscou-se o embasamento teórico a partir de Abramovich (1991), Amarilha (1997, 2002, 2013), Pimenta (1997, 2001), Bettelheim (1991), Soares (2003, 2010, 2011), Pombo (2016). Nos resultados, mostramos a importância de utilizar estratégias e fazer um planejamento mais direcionado para uma introdução mais lúdica da literatura infantil na sala de aula. Por fim, importante considerar que a inserção da literatura infantil, deve constar na rotina escolar, uma vez que contribui de forma significativa para o desenvolvimento integral e pleno das crianças, ampliando suas dimensões não somente cognitivas, mas emocional, afetiva, social, cultural, estética, e, sobretudo, humana. Importante também para aumentar seu interesse para conhecer outros mundos possíveis a partir da literatura, levando-a a se apaixonar pelo universo da leitura.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Metodologias ativas e o uso das tecnologias na aprendizagem no ensino remoto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-15) Medeiros, Monara Emília Pereira de; Cavalcante, Christianne Medeiros; Accioly, Denise Cortez da Silva; Teixeira, Olga Suely
    O presente trabalho tem como objetivo reconhecer como as tecnologias digitais foram utilizadas pelos alunos na aquisição de novos conhecimentos durante o ensino remoto, visto que pelo seu avanço ela é um recurso válido para todos os discentes. Averiguar quais o recursos tecnológicos utilizados; verificar as metodologias ativas aplicadas no ensino remoto. Sua elaboração pautou-se numa pesquisa bibliográfica, aliada a aplicação de um questionário com alunos do ensino superior, para que os dados fossem coletados e com o intuito de conhecer as metodologias e aparelhos tecnológicos que foram adotados durante o ensino remoto.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-13) Monteiro, Isabelli de Lima; Cavalcante, Christianne Medeiros; Accioly, Denise Cortez da Silva; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz
    O presente trabalho monográfico foi desenvolvido de acordo com os pressupostos do campo da Educomunicação e contemplou o eixo temático: “Mediação tecnológica na educação”. A pesquisa realizada foi de caráter quantitativo e executada através de questionários com perguntas de múltipla escolha desenvolvida junto ao corpo docente da EJA. O estudo apresentar qual a contribuição e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos e uso da mesma na sala de aula. Sob esse viés, as reflexões encontram respaldo teórico nos estudos de Paulo Freire (1996), Freinet (1973), Tarja (2001), Soares (2002) dentre outros. A partir do questionário aplicado foi diagnosticada a necessidade da capacitação dos professores com o intuito de promover a utilização das TICs e melhorar constantemente as aulas, com isso, os alunos demonstrarão interesse e não serão passivos, buscando constantemente adquirir novos conhecimentos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A televisão refletida na escola: a compreensão de mães/educadoras
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-17) Accioly, Denise Cortez da Silva; Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5; ; http://lattes.cnpq.br/0492540368561302; Carvalho, Ana Maria Sá de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708677P6; Amarilha, Marly; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787000J8
    O objetivo deste trabalho é analisar as representações sociais da Televisão, por parte de mães/educadoras, enquanto telespectadoras, para compreender o significado dessa mídia no seu cotidiano e que mediações ocorrem entre educador/educando dentro da sala de aula. O objeto de estudo é o papel da Televisão na Educação, que se apóia na abordagem da representação social. Procura-se revelar, através da fala de cinco educadoras que exercem suas atividades pedagógicas no Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino da cidade de Natal, experiências significativas para um avanço da educação para as mídias. Entender qual a representação que as educadoras têm sobre a Televisão contribui também para reflexão e análise crítica sobre a mídia na formação dos professores. Algumas indagações deram origem à investigação como: O que representa a televisão para as educadoras que também são telespectadoras? Como isso se reflete dentro da sala de aula? Será que sua relação com a mídia interfere na prática pedagógica? Sendo a técnica verbal uma das formas mais comuns de acessar as representações, utiliza-se como estratégia metodológica a entrevista aberta, orientada por um roteiro amplo e flexível, dando espaço suficiente às entrevistadas para expor suas idéias, evitando impor preconcepções e categorias, o que possibilitou acesso a um rico material. Através dessa estratégia, foi possível confirmar ou rejeitar algumas inferências levantadas no início da investigação e modificar algumas diretrizes colocadas na fase do planejamento. O estudo tem como pressupostos teóricos a contribuição do mexicano Guillermo Orozco Gómez, pesquisador latino-americano, que, influenciado pelas idéias de Paulo Freire e Jesús Martín-Barbero, estabelece um diálogo entre Educação Popular e as Teorias da Comunicação, sobretudo no que se refere aos estudos de recepção da Televisão, onde desenvolve o enfoque integral da audiência ou modelo das múltiplas mediações. A Escola, assim como a Família, é importante mediadora das informações veiculadas pela mídia. A relação que os docentes estabelecem com a Televisão e a representação que têm dela em suas vidas refletem de forma marcante na sua prática profissional e no diálogo da mídia dentro do espaço escolar, podendo contribuir para a reflexão crítica que os educandos estabelecem com o meio através da mediação das educadoras
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Televisão universitária do RN (TVU): contribuição para a democratização da informação e a difusão do conhecimento científico produzido pela universidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-30) Accioly, Denise Cortez da Silva; Ramalho, Betânia Leite; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781176H3; ; http://lattes.cnpq.br/0492540368561302; Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5; Sartori, Ademilde Silveira; ; http://lattes.cnpq.br/8452487953594582; Therrien, Jacques; ; http://lattes.cnpq.br/8325025086811885; Nunez, Isauro Beltrán; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763368P8
    Nesta tese propomos investigar a contribuição que a Televisão Universitária do Rio Grande do Norte (TVU RN) oferece para a democratização da informação e a difusão do conhecimento científico produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a partir da percepção dos próprios alunos da instituição. Adotamos o pressuposto fundamental no qual a TVU RN precisa estar conectada no âmbito do atual contexto da UFRN, pois exerce um papel importante face à política de democratização e inclusão social da UFRN. Defendemos a tese que a TVU RN oferece informações importantes para os que fazem parte dessa cultura acadêmica (COULON, 1995a; 1995b, CHARLOT, 2000; BOURDIEU, 2007, 2005, 1997, 1996, 1975), assim como para a sociedade em que está inserida, pois contribui com a disseminação do conhecimento científico e com informações relevantes sobre a universidade. Consideramos a TVU RN um Espaço Público (HABERMAS, 2002; 2003a, 2003b; 2003c; 1999; 1989) propício ao debate das questões que envolvem o ensino superior. As pesquisas sobre Televisão Universitária são recentes e alguns estudos realizados sobre ela avançaram na direção de conceituá-la e apresentá-la como meio de divulgação do conhecimento científico (ROCHA, 2006; COUTINHO, 2006; CALLIGARO, 2007; AIRES, 1999; PORCELLO, 2002; PRIOLLI, 2003, 2008, 2009; MAGALHÃES, 2002, 2008; RAMALHO, 2008; 2010; CARVALHO, 2006). Para essa investigação optamos pela combinação de métodos quantitativos e qualitativos, ambos igualmente válidos e aceitos por diversos autores (FLICK, 2009; BAUER; GASKELL, 2002; RICHARDSON, 1999; LAVILLE; DIONNE, 1999). Elaboramos um questionário com questões inicialmente fechadas e finalizamos com questões abertas de texto livre. O questionário foi desenvolvido e hospedado a partir de uma ferramenta do Google Docs e enviado por e-mail através de um link pela Comissão Permanente do Vestibular da UFRN, Comperve, para todos os alunos que estavam com suas matrículas (status) ativas no cadastro único da Comperve no segundo semestre de 2010. A análise desse material foi realizada utilizando-se as técnicas da análise de conteúdo e, dentro dessa modalidade foi escolhida a análise temática, considerada apropriada tanto para as investigações qualitativas quanto quantitativas (BARDIN, 2004; MINAYO, 2002). A investigação constatou que apesar da maioria dos alunos considerarem que a TVU RN contribui para a democratização da informação e a difusão do conhecimento científico produzido na Universidade, e ainda despertar o interesse de uma parte da comunidade acadêmica, mesmo assim não se tornou ainda objeto de interesse de toda a academia. Diante disso, a pesquisa destaca a relevância e a abrangência de mais estudos sobre a TVU RN devido ao papel estratégico que ela desempenha nessa nova realidade das universidades públicas do país. Ainda, sugerimos aos gestores da UFRN que coloquem a TVU dentro da pauta de discussões para que possa receber investimentos tão necessários a qualquer órgão da universidade
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM