Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Adelino, Zelton Cordeiro"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    PIBID e novo ensino médio potiguar: um relato de experiência sobre os itinerários formativos nas aulas de educação física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Adelino, Zelton Cordeiro; Lopes, Bruna Priscila Leonizio; http://lattes.cnpq.br/8287584125955344; https://orcid.org/0009-0002-1143-9644; http://lattes.cnpq.br/9390705089132217; Surdi, Aguinaldo Cesar; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Maia, Mayara Cristina Mendes; http://lattes.cnpq.br/7092949726794803
    O presente trabalho analisa os Itinerários Formativos como um recurso de extensão para a Educação Física Escolar no contexto do Novo Ensino Médio. Diante do reduzido número de horas destinadas ao componente curricular de Educação Física, este estudo busca explorar como as eletivas e oficinas formativas podem ampliar os diálogos com os alunos, promovendo um maior engajamento e aprofundamento do conteúdo. Os resultados indicam que, apesar das dificuldades observadas na implementação do Novo Ensino Médio, a Educação Física desempenha um papel essencial na formação integral dos estudantes. A articulação de seus conteúdos, como esportes, jogos, danças e lutas, com metodologias que incentivam o pensamento crítico e a autonomia do aluno contribuem para aprendizagens significativas e o desenvolvimento da cultura de movimento. Além disso, destaca-se a necessidade de maior investimento na formação continuada de professores e no fortalecimento da Escola em Tempo Integral, visando oferecer melhores condições de ensino e aprendizado. Conclui-se que, para superar os desafios da Reforma, é fundamental promover uma educação equitativa, crítica e de qualidade, que valorize o protagonismo estudantil e a justiça curricular
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM