Navegando por Autor "Adelino, Zelton Cordeiro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC PIBID e novo ensino médio potiguar: um relato de experiência sobre os itinerários formativos nas aulas de educação física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Adelino, Zelton Cordeiro; Lopes, Bruna Priscila Leonizio; http://lattes.cnpq.br/8287584125955344; https://orcid.org/0009-0002-1143-9644; http://lattes.cnpq.br/9390705089132217; Surdi, Aguinaldo Cesar; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Maia, Mayara Cristina Mendes; http://lattes.cnpq.br/7092949726794803O presente trabalho analisa os Itinerários Formativos como um recurso de extensão para a Educação Física Escolar no contexto do Novo Ensino Médio. Diante do reduzido número de horas destinadas ao componente curricular de Educação Física, este estudo busca explorar como as eletivas e oficinas formativas podem ampliar os diálogos com os alunos, promovendo um maior engajamento e aprofundamento do conteúdo. Os resultados indicam que, apesar das dificuldades observadas na implementação do Novo Ensino Médio, a Educação Física desempenha um papel essencial na formação integral dos estudantes. A articulação de seus conteúdos, como esportes, jogos, danças e lutas, com metodologias que incentivam o pensamento crítico e a autonomia do aluno contribuem para aprendizagens significativas e o desenvolvimento da cultura de movimento. Além disso, destaca-se a necessidade de maior investimento na formação continuada de professores e no fortalecimento da Escola em Tempo Integral, visando oferecer melhores condições de ensino e aprendizado. Conclui-se que, para superar os desafios da Reforma, é fundamental promover uma educação equitativa, crítica e de qualidade, que valorize o protagonismo estudantil e a justiça curricular