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Navegando por Autor "Affonso, Gustavo Uchôa de Mello"

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    Dissertação
    Em busca de sociedades sustentáveis: reflexões sobre interpretação ambiental em unidades de conservação de proteção integral, a partir do estudo do caso do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos/BA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-18) Affonso, Gustavo Uchôa de Mello; Alves, Daniel Durante Pereira; Pinto, Alessandra Buonavoglia Costa; http://lattes.cnpq.br/0105245515649663; https://orcid.org/0000-0002-3328-1481; http://lattes.cnpq.br/7810208846384218; Sinay, Lara; Lucena, Rebecca Luna; https://orcid.org/0000-0003-4670-265X; http://lattes.cnpq.br/7007364724379098
    A grave crise socioambiental que vivemos exige transformações estruturais na relação entre sociedade e natureza. Este trabalho busca aprimorar o entendimento de uma ferramenta com grande potencial para contribuir para estas transformações: a Interpretação Ambiental (IA) aplicada ao ecoturismo em Unidades de Conservação (UCs) brasileiras de proteção integral. Com o objetivo geral de refletir sobre a pertinência dos planos de IA nas UCs de proteção integral no Brasil, foi analisado o Plano Interpretativo (PI) do Parque Nacional Marinho (PARNAMAR) dos Abrolhos, Brasil, tendo em vista a transição para Sociedades Sustentáveis. Para isso, este estudo foi dividido em dois capítulos, na forma de artigos científicos. No primeiro, o objetivo foi investigar a importância da IA enquanto instrumento da educação ambiental (EA) crítica no ecoturismo em UCs, destacando o papel da elaboração de PIs, no intuito de definir os critérios para analisar o PI do PARNAMAR dos Abrolhos. Através de uma análise qualitativa de dados, realizou-se uma revisão de literatura, buscando o diálogo interdisciplinar entre diversas perspectivas discursivas para compreender o paradigma da IA e EA no âmbito do ecoturismo em UCs. Como resultado, percebe-se que, para os PIs potencializarem o ecoturismo como uma atividade de impacto socioambiental positivo e transformador, eles precisam estar alinhados a princípios educadores ambientalistas, ou seja, à EA crítica. No segundo capítulo, o objetivo foi fazer um diagnóstico qualitativo do caráter participativo do processo de elaboração do PI do PARNAMAR dos Abrolhos, elaborado entre 2017 e 2018. Para tanto, foram utilizadas três fontes de evidência para análise: documentação, observação assistemática, e entrevistas semiestruturadas, realizadas no mês de abril de 2022. Dentre os entrevistados, estão servidores do ICMBio e colaboradores locais representantes das treze instituições participantes da elaboração do PI. Os resultados mostram que: apesar dos participantes terem sido ouvidos, faltou melhor compreensão sobre IA; a quantidade de atividades foi pontual e insuficiente; e faltou também maior envolvimento das pessoas da comunidade no processo tempo. Além disso, constatou-se que a sensibilização obtida como resultado do processo foi pontual e efêmera. Portanto, nosso principal diagnóstico do caso é que, ao não vincular o PI a um caráter educativo mais profundo, conforme os princípios da EA crítica, perde-se oportunidade de estimular os participantes a questionar mais direta e profundamente certos valores e princípios da sociedade. Isso para contribuir para um esclarecimento e engajamento maior dos sujeitos em transformações estruturais exigidas pela busca de soluções de problemas ambientais atuais, na perspectiva da transição para sociedades sustentáveis.
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