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Navegando por Autor "Aguiar, Ana Maria Cunha"

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    TCC
    A relação família e escola: relato de experiência na turma do nível IV da educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-13) Padilha, Maria Diuane Pereira; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Aguiar, Ana Maria Cunha; Sampaio, Marisa Narcizo
    Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é refletir sobre a importância da participação da família na escola, considerando seu papel para qualificar o processo educativo do seu filho/a. Foi feito um recorte da prática docente do ano vigente - 2016, na turma do nível IV da Educação Infantil, em que atualmente sou professora. Para análise, foram utilizados os registros, no Diário de Bordo, das vivências das reuniões dos pais, as festas comemorativas na escola, as comunicações através da agenda escolar da criança e a realização das atividades de casa. O relato teve como subsídio os documentos oficiais que tratam sobre a Educação Infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), além de pesquisas/estudos que abordam a relação família-escola, como os estudos de Angotti, Ariès, Nunes, Reis, Bassedas, Huguet e Solé. Foi possível perceber que as relações estabelecidas entre escola e família sempre ocuparam um espaço importante no âmbito educacional, já que as duas instituições são as principais responsáveis pela formação integral do indivíduo. Cada uma desempenha papeis distintos, porém complementares, na educação que é fornecida para a criança.
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    Tese
    A docência na educação infantil: representações sociais dos professores cursistas do proinfantil do Estado do Rio Grande do Norte sobre o trabalho docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-13) Aguiar, Ana Maria Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/1919917745460678; ; http://lattes.cnpq.br/5074578824504931; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; Barbosa, Ivone Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/8032275045906128; Sales, Luís Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/3467660796249780; Domingos Sobrinho, Moisés; ; http://lattes.cnpq.br/4006015131926244
    O objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar representações sociais dos (as) professores(as) cursistas do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil - PROINFANTIL - UFRN/MEC sobre o trabalho docente, buscando identificar seus elementos constituintes e compreender a dinâmica da sua organização. Partimos do pressuposto que esses (as) professores (as) trabalham fundamentalmente, nas Instituições de Educação Infantil, com conhecimentos do senso comum e referentes culturais inerentes ao ser / fazer docente na concepção de educação guardiã / assistencialista para garantir a integridade física das crianças, provocando uma cisão entre o cuidar e o educar. A partir desse objetivo geral, elegemos como objetivos específicos: identificar as condições sociais, econômicas e culturais desses (as) professores (as); identificar o que é trabalho docente para eles (as) bem como identificar quais as implicações psicossociais acionadas pelas RS sobre trabalho docente que apontam para tensões entre a formação e o exercício docente como atividade profissional. Como fundamentação teórica optamos pela Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003), Jodelet (2001); Especificidades do Trabalho docente na Educação Infantil: Kramer (2002; 2006); Oliveira-Formosinho (2007); Zilma de Oliveira (2007), Formação Docente: Ramalho, Nuñez e Galthier (2003) e Tardif e Lessard (2008), Análise de conteúdo: Bardin (2004). Como procedimento metodológico, escolhemos a teoria do Núcleo Central, desenvolvida por Jean Claude Abric (2000). Contribuíram para o alcance desse objetivo os 171 professores (as) que concluíram o Proinfantil no RN ao participarem da TALP com justificativas. O corpus decorrente das evocações em torno das palavras sugeridas pela Fundação Carlos Chagas: dar aula, professor, aluno e acrescentada a palavra Educação Infantil, foram submetidas a um tratamento com o auxílio do software EVOC (2000), identificando o núcleo central. Os resultados apontam as palavras mais evocadas e significativas: Planejamento, criança, educar, cuidar e brincar. Indicando que para esses (as) professores (as) o trabalho docente na Educação Infantil precisa ter uma sistematização pedagógica para educar as crianças. Essas palavras correspondem à especificidade do ser/fazer docente na Educação Infantil. No entanto, os dados revelam que é um trabalho com características diferentes do trabalho docente em outras etapas de ensino.
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    TCC
    Memorial de Formação: a vivência discente na formação como pedagoga
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-13) Alves, Sumara Kelly Gomes; Paiva, Maria Cristina Leandro; Sampaio, Marisa Narcizo; Aguiar, Ana Maria Cunha
    O presente Memorial de Formação traz os relatos do caminho decorrido na minha formação e objetiva descrever/refletir acerca das recordações desde o acesso a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) até a prática do estágio na educação infantil na formação em Pedagogia, destacando as experiências pessoais/profissionais adquiridas e a aquisição de novos conhecimentos. Demarca as mudanças decorrentes da aquisição desses conhecimentos e a consequente transformação da prática pedagógica, trazendo os componentes e atividades que deixaram marcas/lembranças especiais e foram de grande relevância para a minha realização pessoal e essencial à tão almejada formação acadêmica, como Antropologia e Educação, Fundamentos Psicológicos da Educação, Alfabetização e Letramento, Educação Especial em uma Perspectiva Inclusiva, Educação Infantil. No decorrer do curso de Pedagogia pude reavaliar minha prática e melhorar, crescer como pessoa e como profissional, e com isso, independente de qual é o melhor método ou teoria, o meu principal papel, como professora, é ensinar e aprender com as crianças que estão comigo e que passarão por mim durante minha trajetória como docente.
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