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Navegando por Autor "Aguiar, Jórissa Danilla Nascimento"

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    Dissertação
    A América Latina e o projeto pós-neoliberal: um estudo do caso Boliviano
    (2019-08-29) Nunes, Lara Agra; Lindozo, José Antonio Spineli; ; ; Aguiar, Jórissa Danilla Nascimento; ; Silva, Rodrigo Freire de Carvalho e;
    A Bolívia é um país marcado por crises políticas e econômicas e sérios conflitos desde sua colonização pelos espanhóis, o que a caracteriza atualmente como um país subdesenvolvido, apesar de apresentar um dos maiores crescimentos no continente sul-americano. Este trabalho tem como foco a análise do governo Evo Morales e suas principais políticas econômicas e sociais, que permitem que o governante e seu partido, o MAS, mantenham a hegemonia política na Bolívia diante de um contexto de fim de governos pós-neoliberais na América Latina. Para tal, faremos uma retomada histórica desde a revolução de 1952 e apresentaremos algumas especificidades que fizeram parte de sua formação, em seguida apresentaremos como se deu a chegada do MAS no poder e a formação constituinte para concluirmos com a análise de dados sociais e econômicos que corroborem para exemplificar o motivo do sucesso das políticas de Morales, assim como alguns fatores que contribuem para um possível desgaste de sua figura. O presente trabalho se ampara em revisão bibliográfica e análise qualitativa de dados estatísticos sobre a Bolívia. Feito isso, concluímos que, de fato, o governo Morales não rompe com a estrutura capitalista neoliberal, nem propõe uma alternativa a esse modelo, mas rompe com a hegemonia das classes politicamente dominantes, inserindo o indígena nesse processo, assim como considera as particularidades da formação social-econômica bolivianas para alavancar o crescimento econômico no país.
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    Dissertação
    Análise das interpretações do governo Evo Morales: o legado histórico e o poder nacional-indígena
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-11) Aguiar, Jórissa Danilla Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/0274943582470997; ; http://lattes.cnpq.br/9220956362393869; Souza, Lincoln Moraes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937H2; Rojas, Gonzalo Adrian; ; http://lattes.cnpq.br/7244600311946748; Vilarino, Ramon Casas; ; http://lattes.cnpq.br/7690829532665138
    Este trabalho tem como foco a análise das interpretações do governo de Evo Morales, na Bolívia. Para tanto, propõe uma retomada teórica do marxismo na América Latina, bem como da história política boliviana desde a revolução de 1952, passando pela crise da democracia pactuada intensificada no quinquênio de lutas iniciado no ano 2000 até a eleição e reeleição de Morales. Partimos, então, de um pressuposto empírico a partir de um exame qualitativo e de uma ampla revisão bibliográfica para analisar as diferentes interpretações do processo político boliviano por matrizes teóricas de origem marxista. Feito esse resgate histórico e esta leitura da Bolívia contemporânea, concluímos problematizando sobre a possível formação de um novo bloco no poder no país, com a retomada do nacionalismo e do indigenismo como razões revolucionárias
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    TCC
    A Construção da Identidade das Meninas Negras na Escola: Mídias e Representatividade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01) Medeiros, Jeane Cristina; Garcia, Maria de Fátima; Aguiar, Jórissa Danilla Nascimento; Aires, Ana Maria Pereira
    O presente trabalho objetiva analisar como a escola e a mídia podem contribuir para a construção e o fortalecimento da identidade das meninas negras no Brasil. Para tanto utilizou-se como subsídio metodológico a pesquisa empírica, assim como técnicas de pesquisa-ação e observação. As categorias teóricas basiladoras desse estudo étnico-racial dialogou com intelectuais que serão aqui destacados. Utilizou-se ALVES (2000, 2003) e DURAN (2007) na tratativa do cotidiano escolar, já as contribuições de BARBOSA (2016) possibilitaram descortinar as teorias raciais e o colonialismo. Fazendo alusão ao tripé identidade, cultura e estética, utilizou-se como referências GONZALEZ (1984, 1988), CARNEIRO (2003) e GOMES (2008, 2010). E na tratativa do lugar de fala no contexto escolar corroborou-se com as perspectivas de RIBEIRO (2017). Destaca-se oportunamente a pesquisa realizada em documentos importantes para este contexto, compreendendo o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História Afro-Brasileira e Africana, e ainda o acervo normativo disponível nas leis 9.394/96 (LDBE) e lei 10.639/03. No que tange a pesquisa-ação, o campo empírico foi a Escola Municipal Professor Mateus Viana, localizada na cidade de Caicó/RN, onde foi possível observar um cenário de 15 alunos e alunas do 5º ano, em que 73% apresentavam traços fenotípicos negros. Para fins da pesquisa, analisou-se as meninas negras que compunham essa sala de aula, e identificou-se através da realização de atividades pedagógicas, que as mesmas achavam-se feias ao verem sua imagem refletida no espelho. Considera-se por fim que é possível inferir que as escolas e as mídias ainda atuam como invizibilizadoras das meninas negras, não reconhecendo-as como protagonistas nesses espaços.
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    TCC
    Estudantes e política nas cidades de Caicó e Natal/ RN (1964-1980)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Costa, Jucilene de Medeiros; Lima, Jailma Maria de; Façanha, Alessandro Augusto de Barros; Aguiar, Jórissa Danilla Nascimento
    O presente trabalho diz respeito ao movimento estudantil nas cidades de Caicó e Natal, ambas situadas no estado do Rio Grande do Norte (RN), entre 1964 e 1980. Objetiva analisar as ações estudantis nestas duas cidades, partindo da Casa do Estudante de Caicó (CEC), local ainda pouco estudado pela pesquisa acadêmica – como nos revelou a pesquisa bibliográfica realizada inicialmente – dado sua importância política e educacional para a cidade. No campo social, percebe-se na realidade atual pouca organização e disposição por parte dos estudantes quando se refere à luta política para além do contexto escolar e universitário. Trazer à tona a memória dos estudantes do passado é uma forma de recordar aos atuais estudantes que seu papel na sociedade ultrapassa o objetivo de adentrar os muros da universidade e de lá sair com o diploma em mãos. No decorrer do trabalho foi realizada pesquisa exploratória e bibliográfica. Para a coleta de dados utilizou-se da pesquisa de campo: realizaram-se entrevistas semiestruturadas com sete ex-estudantes caicoenses do período ditatorial e pesquisa documental em arquivo físico e digital da CEC, no site da Biblioteca Nacional (Hemeroteca), assim como no acervo do LABORDOC/CERES/CAICÓ. A abordagem utilizada foi qualitativa. Destaca-se a importância da utilização da História Oral no desenvolvimento deste trabalho, visto que, através dela, foi possível reescrever, a partir das narrativas dos entrevistados, uma história que poderia se perder no tempo, caso permanecesse apenas em suas memórias. Por fim, compreende-se a importância do movimento estudantil presente nas cidades de Caicó e Natal no período ditatorial, destacando a influência deste último sobre o primeiro. Entende-se que esta pesquisa não aborda todos os aspectos do movimento estudantil caicoense e natalense, nem constitui esse seu objetivo. Espera-se, contudo, que o presente trabalho contribua como base para outras pesquisas mais aprofundadas sobre o tema.
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    Dissertação
    Fim de ciclo do governo pós-neoliberal no Brasil: o PT, o Estado e o golpe institucional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-02-19) Barbieri, André Augusto de Paula; Vitullo, Gabriel Eduardo; ; ; Rojas, Gonzalo Adrian; ; Aguiar, Jórissa Danilla Nascimento;
    A América Latina vive um “fim de ciclo” dos governos chamados “progressistas” ou “pósneoliberais”. Esse conjunto heterogêneo de forças políticas chegou aos postos de governo fruto do desgaste dos partidos neoliberais nos anos 1990 e da crise econômica latinoamericana de início dos anos 2000. Forças políticas que se autodenominavam “nacional e populares” como o kirchnerismo na Argentina, o chavismo na Venezuela, o evomoralismo na Bolívia e o petismo no Brasil assumiram a presidência destes países com um programa de redistribuição de renda e inclusão social, com o objetivo de assimilar os movimentos de resistência à ofensiva neoliberal no seio de um programa de colaboração com o setor do empresariado nacional. O objetivo dessa pesquisa foi encontrar algumas das razões que explicam a reversão do quadro pós-neoliberal no Brasil, que resultou, ainda que num processo impregnado de contradições, no reposicionamento das forças políticas pertencentes ao espectro da direita neoliberal, após o golpe institucional de 2016, e a chegada de um governo de extrema direita em 2018, com o auxílio de operações autoritárias do poder judiciário e a tutela das Forças Armadas. Como método, fizemos um percurso pela concepção de Estado do PT desde a década de 1980, passando pela política tida em relação às classes sociais enquanto esteve no governo federal, em diálogo com alguns dos autores que também se dedicaram a estudar a práxis petista, até o golpe institucional que removeu Dilma Rousseff da presidência em 2016. Concluímos nessa pesquisa que alguns dos fundamentos explicativos do problema do golpe institucional e sua continuidade estão na própria política adotada pelo PT. O estudo sobre a questão do Estado à época de fundação do PT e em seus Encontros Nacionais na década de 1980, os pilares da política econômica nas administrações petistas – especialmente o crescimento da taxa de precarização e a terceirização do trabalho – e a política de ajustes dos últimos anos do governo Dilma Rousseff contribuíram ao fortalecimento das frações políticas que chegaram ao poder com o golpe institucional de 2016.
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    TCC
    A fotografia como prática educomunicativa: educar o olhar com vistas à educação antirracista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Fernandes, Lorena Sabrina de Medeiros; Garcia, Maria de Fátima; Aguiar, Jórissa Danilla Nascimento; Silva, Elen Karla Sousa da
    Este estudo tem como objetivo principal analisar o uso do conteúdo imagético nas escolas dentro das perspectivas da Educação do Olhar e da Educomunicação. Tendo como fonte direta fotografias que dispõem trazer a imagem do negro nas artes e na mídia. Discutindo, assim, formas de empoderamento negro através de fotos, levando em consideração a necessidade da desconstrução do padrão eurocêntrico e colonialista. Quanto aos objetivos específicos, eles são: explorar a leitura de imagens da fotografia no contexto escolar; refletir acerca da representação do negro na sociedade;e investigar o uso das mídias em prol de metodologias crítico-reflexivas e empoderadoras em sala de aula. Para isso, o trabalho utiliza uma abordagem teórico-metodológica qualitativa e bibliográfica, embasadas em estudos da Educomunicação. É o caso de Soares (2000), Prandini (2018), e também da Leitura de Imagens com base em Santaella (2012). Utiliza-se, ademais, um questionário como técnica de pesquisa, que revela tanto o frequente uso de mídias em sala de aula quanto o desconhecimento de muitos docentes acerca dos marcos legais que instituem a obrigatoriedade e orientam os conteúdos afro-brasileiros. A proposta de investigação divide-se em quatro momentos. A primeira fase caracteriza o campo que embasa a pesquisa, a educomunicação. A segunda fase define o conceito da leitura de imagens, enfatizando a fotografia. A terceira fase explora a representação do negro nas mídias imagéticas e o uso das mesmas em prol do empoderamento negro. E a quarta fase contempla o contexto metodológico e análise dos dados obtidos do questionário aplicado. Portanto, pensa-se na possibilidade da criação de propostas que invistam em formações continuadas. Que, também, abarque norteamentos para a utilização desses conteúdos em sala, como em práticas que contribuam no desenvolvimento do olhar crítico do professor.
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    TCC
    Juvenilização na educação de jovens e adultos (EJA): o caso da Escola Municipal Professora Inah de Medeiros Dantas, na cidade de Caicó - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-05) Souza, Elianete Maria Medeiros de; Silva, Alessandra Pio; Aguiar, Jórissa Danilla Nascimento; Silva, Diêgo Lima Santos
    Este trabalho tem como objetivo verificar as motivações que conduzir ao processo de juvenilização na modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Professora Inah de Medeiros Dantas. Com esta reflexão, o conhecimento dos dados fundamenta-se na abordagem qualitativa, conforme Ludke e André (2013). No que concerne a base metodológica, partimos de uma revisão bibliográfica de autores que versam sobre a temática como: Freire (2013), Carrano (2007), Sposati (2005), Lódi (2019). A partir desta revisão, entendemos a presença da juvenilização na EJA, os desafios e possibilidades nessa modalidade de ensino. Para conhecermos a escola e os sujeitos da pesquisa partimos de dados do Qedu (2021), além de uma pesquisa de campo na escola lócus de estudo, com a finalidade de observar a estrutura escolar, e aplicamos questionários como alunos da EJA em busca de obter resultados. As reflexões deixam evidente que os jovens tem cada vez mais se inserido na EJA, no qual essa modalidade inicialmente tinha como característica a predominância de adultos. Logo que essa modalidade de ensino seja formadora, humanizadora a esses jovens que se inserem na EJA. Esperamos que este trabalho possa ser fonte de reflexão para a educação da cidade de Caicó/RN, para que os professores entendam o contexto social de cada aluno inserido na EJA. Além disso, que este trabalho possibilite a outros pesquisadores problematizar, averiguar e refletir a realização de outros estudos sobre a temática supracitada.
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    TCC
    Paulo Freire: legado teórico-prático para uma educação humanizadora
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-29) Costa Neto, Hermenegildo Moreira da; Aguiar, Jórissa Danilla Nascimento; 0000-0003-4996-0275; http://lattes.cnpq.br/9220956362393869; https://orcid.org/0000-0003-1362-3672; http://lattes.cnpq.br/4752186120375373; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; 0000-0002-9849-8315; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200; Lautenschlager, Etienne; 0000-0002-6406-8085; http://lattes.cnpq.br/2079167037256269; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; 0000-0002-3654-614X; 6725172619221610
    Rememorando, todavia, o centenário de Paulo Freire, destacamos o caráter humanizador de seu legado teórico-prático que tanto dialoga com o tempo presente de crise orgânica em âmbito nacional. Em nossa hipótese, Freire apresenta-se como referência fundamental para educadores em formação, por indicar a possibilidade e necessidade de formar uma visão crítica de mundo a partir de uma perspectiva na qual os valores democráticos e a busca pelo empoderamento em perspectiva coletiva são premissas primeiras. Debatemos a partir da perspectiva de nãoneutralidade no ato de educar, sobre a validade da abordagem freiriana em disciplinas relevantes para a formação do pedagogo e que só recentemente ganham espaço na academia, como a disciplina Educação em Direitos Humanos, importante para propiciar acolhimento, respeito e valorização da diversidade e da democracia. Neste ensejo, traremos alguns recortes da sua obra em cotejo com perspectivas como a Decolonialidade e as Epistemologias do Sul, que preconizam a leitura de mundo e a história integral como pontos de partida para uma outra educação possível. Freire nos indica a necessária “tomada de consciência” e a “disputa sobre os rumos da sociedade” pelos grupos historicamente subalternizados, os oprimidos. Nas conclusões, destacamos suas contribuições para uma educação emancipadora e humanizadora, não só por ser um defensor da educação para todos e todas, das camadas populares e classe trabalhadora, mas também por buscar o despertar da vocação ontológica dos homens e mulheres do povo, a partir do conhecimento das contradições e antagonismos da sociedade, enquanto protagonistas da transformação da mesma.
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    Dissertação
    Venezuela sob o governo Maduro: sobrevivência política e pragmatismo da necessidade (2013-2019)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-02) Magalhães, Francisco de Assis Kuhn; Silva, Anaxsuell Fernando da; ; ; http://lattes.cnpq.br/0536076081108560; França, Fagner Torres de; ; Aguiar, Jórissa Danilla Nascimento; ; Lima, Hermano Machado Ferreira;
    Este trabalho é um estudo a respeito da Venezuela que emerge a partir de 2013, ano do falecimento de Hugo Rafael Chávez Frias, principal liderança do processo político conhecido como Revolução Bolivariana. Não obstante ter sido eleito para mais um mandato em 2012, Chávez sucumbiria a um câncer no ano seguinte, antes de tomar posse. Conforme previsão constitucional, novas eleições foram chamadas, e Nicolás Maduro Moros, sucessor político de Chávez, sai vitorioso. A margem estreita, em relação ao segundo colocado no sufrágio de 2013, é utilizada como pretexto, pela oposição de direita e seus aliados estrangeiros, para uma contestação da legitimidade do processo. Desde o início de sua gestão, Maduro se depara não apenas com uma crise econômica, decorrente da queda dos preços do petróleo, mas também com uma oposição ferrenha, a qual obteve fortalecimento a partir das eleições de 2015, quando conquistou a maioria das cadeiras na Assembleia Nacional. No âmbito da América do Sul, um giro à direita em países vizinhos encetou um processo inédito de isolamento político e diplomático do país caribenho. Tal mudança regional, combinada ao aprofundamento das sanções econômicas por parte dos Estados Unidos, encorajou os adversários, e robusteceu os problemas enfrentados pelos venezuelanos. É diante desse complexo contexto de crise que este trabalho pretende entabular seu esforço analítico. Por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, e de uma abordagem exploratória, se buscará a resposta para o seguinte questionamento: em meio à luta do governo Maduro pela sobrevivência política, quais seriam as perspectivas para o futuro do modelo denominado “socialismo do século XXI”? A obtenção dos dados ocorrerá por meio da pesquisa documental. O objetivo geral é construir um panorama analítico do chavismo no período 2013 – 2019. Os objetivos específicos consistem em: a) contextualizar os enfrentamentos, internos e externos, nos quais a Venezuela encontra-se envolvida; b) revisar o que o plano de governo (Plan de la Patria) pontua como estratégico no âmbito social, político e econômico; c) analisar, a partir de uma discussão teórica, as perspectivas do modelo venezuelano. O estudo problematiza o pragmatismo da necessidade, dadas as dificuldades internas e externas, frente às consignas principais do que é apresentado como horizonte para um novo tipo de socialismo.
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