Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Aguiar Neta, Anízia"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Integração ensino e serviço: dizer e fazer saúde na atenção básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-28) Aguiar Neta, Anízia; Alves, Maria do Socorro Costa Feitosa; ; ; Noro, Luiz Roberto Augusto; ; Ceccim, Ricardo Burg;
    A formação dos estudantes de graduação da área da saúde, os quais são acompanhados pelos preceptores em saúde, apresenta-se como um tema de importância reconhecida pelos estudiosos da área de Educação em Saúde. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde propõe a disseminação de capacidade pedagógica no SUS, de modo que a rede pública de saúde passe a constituir-se num espaço de ensino-aprendizagem no exercício do trabalho, o que significa que a formação dos estudantes e profissionais deve acontecer dentro do próprio serviço, em situações reais. A discussão atual sobre Educação e Saúde tem mostrado que ainda é tênue na formação dos profissionais a apropriação do Sistema Único de Saúde. Há a necessidade de maior integração entre os serviços de saúde e a academia. Objetivos: conhecer a atuação dos preceptores, em serviço, no que diz respeito à sua participação no processo de formação dos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde na UFRN; e estudar a atividade de preceptoria em sua complexidade, considerando sua importância para a formação dos estudantes. A Metodologia qualitativa nos possibilitou, a partir do uso das técnicas de Entrevista Semi Estruturada e Observação Direta, alcançar estes objetivos. A análise dos dados, feita a partir da Abordagem Hermenêutica-Dialética, tendo como mediadores os conhecimentos das áreas da Educação, Educação em Saúde e da Saúde Coletiva, mostrou que os preceptores em saúde educam-se enquanto educam. O processo educativo é permeado por saberes e experiências heterogêneas, fator altamente favorável à formação dos estudantes e profissionais. Práticas educacionais inovadoras revelaram-se capazes de, a partir da mediação dos preceptores e demais profissionais atuantes no Projeto PET Saúde, ampliar o aprendizado. Os componentes curriculares Saúde e Cidadania - SACI e Programa de Orientação Tutorial Integrado para o Trabalho em Saúde - POTI, escolhidos como base para esta experiência estabeleceram, para os preceptores, a necessidade de buscar novos conhecimentos, possibilitando a cada ator extrapolar sua área específica de formação acadêmica e interagir com as demais áreas, o que torna o aprendizado mais interessante, prazeroso e significativo.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM