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Navegando por Autor "Aires, Diego Neres"

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    TCC
    Práticas de informação em biblioteca escolar: um estudo de caso da Biblioteca da Escola Estadual Professora Maria Angelina Gomes em Riacho de Santana - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-17) Aires, Diego Neres; Silva, Eliane Ferreira da; https://orcid.org/0000-0002-5201-1276; http://lattes.cnpq.br/4140071819487172; https://lattes.cnpq.br/9372243590234647; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307
    O presente estudo tem como objetivo compreender como se desenvolvem as práticas de informação em uma biblioteca escolar de uma escola pública que funciona sem a presença de um bibliotecário, sendo coordenada por uma professora readaptada. A pesquisa se insere no campo da Biblioteca Escolar e da mediação da informação, com ênfase na realidade de escolas que, mesmo com estrutura limitada, buscam manter viva a função educativa da biblioteca. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, com a aplicação de um questionário semiestruturado à professora regente da biblioteca. As respostas foram analisadas de forma interpretativa, buscando captar não apenas as práticas realizadas, mas também os sentidos atribuídos por quem está à frente desse espaço. Os resultados revelam que, apesar da ausência do profissional bibliotecário, a professora regente atua com dedicação, promovendo ações de incentivo à leitura, organização do acervo e apoio aos alunos e professores. Ficou evidente, no entanto, que a falta de um profissional especializado limita o pleno desenvolvimento da biblioteca como centro de informação e aprendizagem. O trabalho reforça a importância da implementação e a necessidade de investimentos em políticas públicas que garantam a efetivação da Lei nº 12.244/2010, atualizada pela Lei Federal 14.837 de 8 de abril de 2024, que estabelece a obrigatoriedade de bibliotecas em todas as instituições de ensino do país e da valorização da presença do bibliotecário nas escolas, ao mesmo tempo em que reconhece o esforço de profissionais readaptados que, mesmo diante de dificuldades, mantêm vivo o papel social e educativo da biblioteca.
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