Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Alberto, Gabriel Gagliano Pinto"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Banda de Música Trampolim da Vitória: a importância de uma banda civil para a comunidade de Parnamirim/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Almeida, João Batista de; Carvalho, Valéria Lázaro de; Souza, Catarina Shin Lima da; Alberto, Gabriel Gagliano Pinto
    Esta monografia constitui-se em uma pesquisa sobre a Banda de Música Trampolim da Vitória, a qual foi fundada na cidade de Parnamirim RN, através da Fundação Parnamirim de Cultura, tendo como objetivo ressaltar a importância de uma Banda civil para a comunidade, bem como demonstrar a relevância deste trabalho na interação e no desenvolvimento sócio-cultural dos jovens. Abordaremos o profissionalismo dos alunos nos ensaios, apresentações e concertos, tecendo algumas considerações sobre a música no processo educacional, e a necessidade de resgatar a identidade musical dos participantes. Quanto à metodologia, optou-se por desenvolver uma pesquisa bibliográfica através de uma abordagem descritiva analítica, com um enfoque qualitativo. Os dados deste trabalho foram coletados através de entrevistas com os integrantes, ex-integrantes e pessoas da comunidade as quais conhecem o princípio e formação da Banda. Por meio desta pesquisa, foi possível concluir que uma banda de música pode proporcionar a formação musical, profissional e pessoal, na medida em que esta contribui com o processo de formação cooperativa através de vivências musicais, configurando assim uma ação social e coletiva dos que dela participam. As considerações realizadas neste estudo não têm a intenção de encerrar o assunto, ao contrário, propõem novas questões para o enfrentamento, apontando possibilidades de como fazer da música uma atividade formativa e transformadora.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Clarinetas em Si Bemol e em Fá: diferenças acústicas e interpretativas
    (2004-02) Alberto, Gabriel Gagliano Pinto; Loureiro, Maurício Alves
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Diferenças acústicas e interpretativas entre as clarinetas em Si Bemol e em Lá
    (Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graducação em Música, 2005-07-22) Alberto, Gabriel Gagliano Pinto
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Ensinar música utilizando como instrumento o corpo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Rodrigues, Denice Maria Lopes; Alberto, Gabriel Gagliano Pinto
    A proposta deste trabalho acadêmico é ensinar a música utilizando os gestos e os movimentos corporais como alternativa para o processo de musicalização. A musicalização pelo corpo propicia ao indivíduo explorar os sons e os movimentos do corpo humano, levando-o a descobrir novas possibilidades de fazer música e de se expressar artisticamente. Os movimentos, os gestos e as vozes permitem vivenciar a música que atuará de maneira presente e direta no interior do indivíduo, levando-o a perceber e produzir sons diversos, utilizando como instrumento as partes naturalmente encontradas no seu próprio corpo. Porque o corpo e seus movimentos são intrínsecos ao ser humano, ao fazer música com o corpo ganhamos espontaneidade, agilidade e leveza, além de trazer para a intimidade da relação entre o indivíduo e seu corpo a criação artística, favorecendo o aprendizado da música. Fundamenta-se em leitura de artigos e livros que tratam de uma análise temática envolvendo música, corpo, movimento e som. Os resultados da abordagem expõem uma nova maneira de conduzir atividades voltadas para a musicalização através do corpo. Musicalizar pelo corpo recupera um espectro da música que vai além da música tradicional e admite um lado prático e criativo verdadeiramente novo, enquanto desfaz preconceitos e alarga a visão de música. Contribuindo assim para o reconhecimento do corpo humano como ferramenta importante e imprescindível para o processo de musicalização.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Open softwares: aplicações musicais multiplataforma
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-11-16) Nascimento, Felipe Lopes do; Silva, Alexandre Reche e; D'amore, Ticiano Maciel; Alberto, Gabriel Gagliano Pinto
    Existem centenas de aplicações musicais livres à nossa disposição hoje em dia. Muitos não as utilizam porque as desconhecem ou ainda porque não acreditam que alcançarão os seus objetivos musicais. Entretanto, tentei mostrar nesse trabalho de conclusão de curso possíveis caminhos a serem trilhados exitosamente na utilização de aplicações musicais multiplataforma. Assim como a tecnologia se mantém em contínuo crescimento, também podemos ver os sinais de sua contribuição, em termos de softwares livres, à área de Música.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    O Professor José Botelho e a Escola Brasileira de Clarineta na segunda metade do século XX
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-20) Alberto, Gabriel Gagliano Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/6232503538224768; ; http://lattes.cnpq.br/4379064197025067; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; Sandroni, Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/2096219243191159; Raymundo, Harlei Aparecida Elbert; ; http://lattes.cnpq.br/8422678054808527; Germano, José Willington; ; http://lattes.cnpq.br/9070289595467890
    Este trabalho busca compreender o que é a Escola Brasileira de Clarineta a partir da segunda metade do século XX, tomando como referência a experiência e a história de vida de um clarinetista que participou de seu processo de consolidação, a saber, o Professor José Cardoso Botelho. Através da ferramenta da memória social, foi possível se obter dados que coligissem traços característicos desta escola, assim como informações históricas a partir dos quais os aspectos observados parecem ter surgido. A análise demonstrou, ainda, a forte presença do paradigma Mestre-Aprendiz na construção desta escola e como este se relaciona com a pedagogia, formação profissional e concepção ideológica na área das Práticas Interpretativas. A abordagem utilizada confia que a história de vida do personagem investigado envolve-se com a história da própria escola, de sorte que a sua trajetória é permeada por elementos constitutivos da identidade de ambos, o mestre e a escola a que pertence.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM